O QUE A BÍBLIA FALA SOBRE USOS E COSTUMES

ANTES DE COMENTAR, LEIA ISSO ==> Este blog é como um clipping, ou seja, ele reúne textos de vários autores, inclusive eu, que são devidamente informados em cada post (mesmo quando a autoria é desconhecida é notificado). Também é um local público na rede, portanto, os comentários devem respeitar as opiniões contrárias às nossas, por mais que discordemos delas. Comentários que possam denegrir alguma pessoa e/ou instituição não serão aceitos! Grata pela compreensão, Sílvia Maria Rizzuto Rosa.

—————————————————

[ Comentários para este post no cabeçalho acima ↑ Clique onde diz Comments - AVISO: Só aprovarei comentários que estejam assinados e cujo e-mail seja válido. Quem não se identifica e ainda informa um e-mail inexistente, não merece crédito. ]


O QUE A BÍBLIA FALA SOBRE USOS E COSTUMES

[Autoria de: Joelson Gomes]

Introdução:

Muitas igrejas têm feitos todo tipo de proibições para com as mulheres nas questões de maquiagem e adornos. Com o argumento de que as irmãs devem ser simples como as pombas (Mt. 10:16), estas denominações proíbem e disciplinam qualquer vestígio de enfeites feitos pelas mulheres.

É comum escutarmos alguns irmãos falarem “minha igreja tem doutrina, lá mulher não usa maquiagem, brincos, pulseiras, etc.”. E falam isso com orgulho de pertencer a uma igreja que tem “doutrina”. O que há nessas afirmações é uma confusão entre as palavras “doutrina” e “costume”.

As vezes pessoas são disciplinadas em certas igrejas por usar ou praticar coisas que aquela igreja julga que é proibido nas Escrituras, quando na verdade é apenas um costume local.

Mas, você pode perguntar: existem passagens que mostram como os homens e mulheres da Bíblia se vestiam e o que usavam? Será que é correto hoje usar tudo o que eles usavam? A Bíblia aponta um padrão para a vestimenta e adornos cristãos? Podem os irmãos e as irmãs se adornarem ou é isso pecado? E aqueles versículos que estas pessoas citam para proibir o uso de enfeites o que querem dizer? Neste capitulo vamos estudar sobre este assunto com detalhes.

I- COSTUME E DOUTRINA.

1.a- Já foi dito aqui que muita gente faz confusão entre “costume” e “doutrina”, a primeira coisa que devemos fazer é definir estes termos, pois existe diferença.

· Costumes estão ligados a usos, a uma prática habitual particular, se baseiam na cultura e na moda vigente naquele tempo e lugar.

· Doutrina. No Novo Testamento, a palavra mais usada para doutrina é didachê e significa: ensino, instrução, tratado. Para uma idéia ser doutrina cristã, é preciso que ela esteja exposta por todo o texto sagrado, e seja válida para todos os cristãos, ou seja, não é apenas algo local ou circunstancial, mas universal.

Observe a diferenças entre doutrina e costume.

  • Quanto à origem: A doutrina é divina. O costume em si é humano.
  • Quanto ao alcance: A doutrina é geral. O costume em si é local.
  • Quanto ao tempo: A doutrina é imutável. O costume em si é temporário

1.b- A doutrina bíblica gera bons costumes, mas bons costumes não geram doutrina bíblica. Igrejas há que têm um somatório imenso de bons costumes, mas quase nada de doutrina. Isso é muito perigoso! Seus membros naufragam com facilidade por não terem a base espiritual da Palavra de Deus, se confiam nas próprias obras e acham que estão mais perto de Deus por não fazer ou não usar isso ou aquilo.

II- O QUE É VAIDADE.

2.a- Temos que definir também esta palavra e observar como ela aparece nas Escrituras Sagradas. É importante a gente se dar conta de que o termo ‘vaidade’, em português, não significa uma preocupação com a estética, como as pessoas pensam e usam a palavra dizendo: “ah, ela é cheia de vaidades!” O termo ‘vaidade’ em português provém do latim vanitas, o sentido básico desta palavra é: ‘em vão’.

1- Vaidade no Antigo Testamento.

a) No AT temos algumas palavras sendo usadas para vaidade. A expressão hebel (vaidade) usada no livro do Eclesiastes 1:2; 2: 11, indica: brevidade e ausência de substância, vazio (Jó 7: 16); coisa vã, que não produz efeito (Jó 9:29); engano (Jr. 16: 19; Zc. 10:2). [1] A The International Standard Bible Encyclopedia nos ajuda aqui com esta palavra e diz que as palavras “vão“, “vaidade“, “vaidades” são freqüentes na Bíblia. A idéia destas palavras é quase que exclusivamente de algo “vazio” e também “falsidade”.

1- A palavra mais traduzida por “vaidades“, ou “vaidade” no AT é hebel, que significa um “sopro de ar, ou da boca“, muitas vezes é aplicada à idolatria (Dt. 32: 21; 1 Rs. 16:13; Sl 31:6; Jr. 8: 19); aos dias do homem e ao próprio homem (Jó 7:16; Sl. 39: 5,11), e também aos pensamentos do homem (Sl. 94: 11); e a riqueza e tesouros (Pv. 13:11). No livro do Eclesiastes, onde a palavra ocorre muitas vezes, é aplicada a tudo: “Vaidade das vaidades, tudo é vaidade” (Ec. 1:2; 12:8).

2- Awen, que significa também “sopro“, é também traduzida por “vaidade“, mas em conexão com “iniqüidade” (Is. 58:9);

3- Shaw é outra palavra freqüente, é traduzida por vaidade e tem também a idéia de “falsidade, maldade” (Êx.20:7, Dt. 5:11; Sl. 31:6).[2]

2- Vaidade no Novo Testamento.

a) A palavra “vaidade” não ocorre freqüentemente no NT, mas em At. 14:15 temos a palavra grega mataios,[3]vazio“, traduzida como “vaidades” (de ídolos); encontra-se também mataiotês, como “transitoriedade” (Rm. 8:20): “A criação ficou sujeita à vaidade (fragilidade, transitoriedade). É traduzida também como “vazio”, “loucura” (Ef. 4:17; 2 Pd. 2:18).[4] Observe que nenhuma vez estas palavras estão sendo aplicadas a questões de se maquiar ou usar certos adereços como brincos, pulseiras, etc.

III- O QUE OS HOMENS E AS MULHERES DA BIBLIA USAVAM?

Os homens e as mulheres da Bíblia se enfeitavam e não era pouco. Eles usavam muitos adornos em várias partes do corpo. A seguir listamos alguns:

3.a- Os homens usavam:

· Anéis e colares (Gn. 41: 42; Ex. 35: 22; Et. 8: 2; Dn. 5: 29; Lc. 15: 22);

· Brincos (Ex. 32:2-3);

· Braceletes (Ex. 35: 22; 2Sm. 1:10);

3.b-As mulheres usavam:

  • Pendente, pulseira (Gn. 24: 22, 47);
  • Braceletes, colares (Ez. 16: 11);
  • Brincos, coroa na cabeça (Ez. 16:12);
  • Anéis no tornozelo (Is. 3 18);
  • Cadeias para os passos (Is. 3: 20).

3.c- Observe com atenção que as mulheres e os homens da Bíblia usavam muitos enfeites, não havia a concepção de pecado para tal prática. Todos podiam usar os seus adornos, se vestir bem e se enfeitar para o dia a dia. Nas Escrituras isto nunca foi proibido. A relação de Deus e do povo de Deus com as jóias na Bíblia é muito interessante, preste atenção nessas passagens a seguir:

· Êx. 3: 21-22- Deus diz que quando os israelitas saíssem da escravidão no Egito pedissem aos egípcios jóias e roupas para seus filhos usarem. Isso não aconteceria se os israelitas não usassem jóias e se Deus fosse contra as mesmas.

· Êx. 35 4-5, 20-22, 30- 36:3- Veja que os objetos do Santuário que Deus mandou Moisés construir para ser sua casa de adoração, foram feitos cm as jóias do povo. Se jóias fossem algo pecaminoso Deus as usaria na Sua casa?

· Nm. 31: 50- aqui encontramos as jóias do povo sendo usadas como oferta expiatória para Deus. Deus aceitaria como oferta algo pecaminoso?

· Jó 42: 11- Como presente dos seus amigos após sua restauração Jó o homem justo e temente a Deus (Jó 1:1), recebe um monte de anéis. Para que isso se ele não usasse?

· Pv. 1:8-9- O escritor de provérbios compara o ensino dos PIS que é uma coisa muito boa, com diademas e colares, ou seja, compara com adornos, enfeites. Isto mostra que para ele os enfeites eram coisas importantes e boas. E não podemos esquecer que ele escrevia inspirado pelo Espírito Santo.

· Pv. 25:12- Uma pessoa sábia é comparada com jóias e brincos de ouro.

· Is. 61:10- Jerusalém é representada como se fosse uma mulher,que está recebendo as bênçãos de Deus (3), e estas bênçãos são comparadas com enfeites, com as jóias de uma noiva.

· Ez. 16: 1-14- Este texto é maravilhoso e esclarecedor. Deus compara Jerusalém com uma mulher, e como se Ele fosse um esposo que está feliz com sua mulher, lhe dá todo tipo de jóias, e ainda diz que ela enfeitada está com a gloria dele refletida (14).

· Ap. 21: 1-2- a Nova Jerusalém, que é um símbolo da Igreja glorificada, é comparada a uma noiva quando se enfeitava para o casamento.

3.d- Será que se as jóias fossem algo que Deus abomina e que os cristãos não deveriam usar o Senhor faria as comparações que acabamos de ler em sua Palavra, e daria e receberia as mesmas de seu povo? É óbvio que não. Todas estas passagens mostram que nas Escrituras nada existe de proibições com respeito as jóias, e que o povo da Bíblia as usava normalmente.

IV- E AQUELE TEXTO?

Existem alguns textos que são muito usados por algumas pessoas para condenar o uso de jóias pelos cristãos, a pergunta é: o que estes textos querem dizer? Vamos analisá-los.

4.a- Is. 3: 16-26 – As vezes alguns mais desavisados também usam estes versículos para manter suas proibições. É um uso mal feito, pois aqui se estivesse proibindo as jóias para as mulheres, estaria proibindo também:

· Véus (19);

· Cintos (20);

· Anéis (21);

· Roupas caras, capas, bolsas (22);

· Espelhos, roupas de linho, xales (23);

· Perfumes, penteados, roupas caras (24).

Mas, logo se vê que as pessoas que usam esta passagem para proibir as jóias, não proíbem as outras coisas. Usam de dois pesos e duas medidas. O que este texto que dizer então?

4.b- É o seguinte: o profeta Isaías está dando uma sentença contra as mulheres de Jerusalém (16), dizendo que Deus iria tirar tudo o que cita delas, não porque aquilo fosse pecado, mas porque elas estavam cometendo outro pecado, o pecado da arrogância, do orgulho (16). A retirada de todos estes objetos delas seria uma forma de castigo, tudo seria parte do julgamento de Deus sobre Jerusalém da qual fala todo este capítulo 3. Temos aqui um fato circunstancial, referente a situação das mulheres de Jerusalém, um fato descritivo (descreve um acontecimento), e não prescritivo (não prescreve, nem ordena uma doutrina). Contrate esta passagem com Ez. 16: 1-14, onde Deus feliz com Jerusalém lhe dá jóias de todos os tipos e roupas finas como bênção. Tirar os ornamentos para o povo de Israel era sinal de tristeza (Ex. 33:1-6); receber ornamentos era sinal de bênçãos (Is. 61: 10; Ap. 21:1-2).

4.c- 1Tm. 2: 9-10; 1Pd. 3:1-4 – Estas duas passagens também têm sido usadas por alguns para proibir os adornos femininos, mas não é isso o que está escrito nelas.

1- No primeiro texto (1Tm. 2: 9-10) o apóstolo Paulo não está proibindo o uso de jóias, nem os penteados para as mulheres, ele está fazendo um contraste entre dois tipos de beleza, a interior e a exterior. Ele diz que a verdadeira beleza não deve está por fora, nas jóias e ornamentos que as mulheres usavam, mas por dentro, na espiritualidade, na santidade. A mulher não deveria pensar em se enfeitar e se esquecer da parte espiritual, deve fazer uma, mas faça principalmente a outra. Ele reflete sobre as prioridades do cristão, como em 1Tm. 4:8: “Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir”. É claro que Paulo não desaconselha o exercício físico, mas mostra que a pessoa deve se exercitar na santidade antes de tudo. Toda leitura de um texto assim deve ser feita com cuidado, levando em seu contexto, se não for assim iríamos achar que o apóstolo estaria proibindo o casamento em 1Co. 7:27: “Estás ligado à mulher? Não busques separar-te. Estás livre de mulher? Não busques mulher”, mas, não é isso que ele faz.

2- Na segunda passagem (1Pd. 3: 1-4), se Pedro estivesse lançando uma proibição contra o uso de jóias pelas mulheres, porque ele usa como exemplo de santidade as mulheres do AT (5-6)? Pois como já vimos, elas usavam muitas jóias. Ora, se Pedro tivesse aqui sendo contra o uso de jóias pelas mulheres, não usaria como exemplo quem as usava. Como entender o texto então? O que temos aqui são expressões idiomáticas como as seguintes:

· “Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito.” (Gn. 45:8). Veja no verso 4 que foram os irmãos de José mesmo que o venderam.

· “Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocausto. Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus“. (Sl. 51:16-17). Mas veja o verso 19, e também Ex. 29; Lv.22: 17- 33, onde o próprio Deus é quem estabelece os sacrifícios.

· “Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou” (Jo. 6:27). Estaria Jesus proibindo o trabalho? É claro que não.

Quando os autores bíblicos escrevem assim, eles estão querendo colocar ênfase em certos detalhes que não podem ser esquecidos em certas práticas, mas não estão negando nada. Por exemplo:

· Em Gn. 45:8, José não estava dizendo que os seus irmãos eram inocentes se sua ida ao Egito como escravo, mas sim afirmando que ANTES dos irmãos dele fazerem o plano, Deus já havia feito.

· Em Sl. 51: 16-17, Davi não está dizendo que Deus não aceitava sacrifícios, pois o AT está cheio de ordenanças a este respeito (Lv. 1-7), mas está dizendo que ANTES de sacrifícios Deus queria o coração contrito.

· Em Jo. 6: 27, João não está dizendo que pessoas não deve trabalhar pela comida material, ANTES que se preocupe com a comida espiritual em primeiro lugar.

Portanto, nas duas passagens analisadas não há proibição do uso de ornamentos pelas mulheres, mas que ANTES elas saibam que a sua beleza deve está no interior, na vida espiritual dedicada, e não apenas no exterior, no que elas usam.

V- QUAL O CRITÉRIO DO CRISTÃO AO SE VESTIR E SE ADORNAR?

Depois de tudo o que foi dito fica a pergunta então devemos fazer tudo o que os homens e mulheres da Bíblia faziam; usar tudo o que usavam? Para responder a mesma temos que prestar atenção ao seguinte:

5.a- A Bíblia foi escrita em um determinado contexto e cultura onde havia muitos costumes diferentes dos nossos, assim nem tudo o que está na Bíblia é para fazer. Observe:

1- Gn. 16- Sara a esposa de Abraão, por ser estéril, dá empregada para que seu marido se deite com ela e gere um filho;

2- Ex. 21: 7- O pai podia vender a filha;

3- Ex. 21: 16,17 Lv. 20:9- Amaldiçoar ou ferir os pais era passível de pena de morte;

4- Lv. 23- Era obrigado celebrar as festas da Páscoa, Primícias, e o Dia da Expiação;

5- Dt. 21: 15-17- Homens podiam ter mais de uma esposa;

6- Dt. 21: 18- 23- Filhos desobedientes deveriam ser mortos;

7- Dt. 22:13-21- Mulher que casasse e ficasse provado que não era mais virgem deveria ser apedrejada até a morte;

8- Dt. 25:5-10- Se um homem casado morria sem ter deixado filhos, o seu irmão casava com sua esposa, era a lei do Levirato;

9- Dt. 26: 12-15- Quem dava o dízimo deveria fazer uma oração prescrita para todos.

Estes eram costumes do povo e da Lei de Israel, mas não são nossos. Ali eram aceitáveis, mas não são aceitáveis hoje, pois como já vimos costumes mudam de povo para povo e de época para época. Assim, devemos ao ler a Bíblia saber diferenciar o que é um costume local, que dentro daquela sociedade era permitido e aceitável, e o que não é aceitável em nossa sociedade.

5.b- Observe este fato interessante:

· 1Co. 11:4-16 – Em Corinto, era proibido as mulheres cortarem o cabelo, e os homens de terem os cabelos crescidos. Mas, em Israel era normal os homens terem longos cabelos (Jz. 13: 1-5; 2Sm.14:26);

· 1Co.11: 5- Aqui em Corinto as mulheres podiam profetizar e orar nos cultos, e profetizar também era ensinar (1Co. 14:31), mas em Éfeso onde Timóteo estava elas não podiam fazer nada disso (1Tm. 2:11-12). Acontecia assim porque estas duas cidades tinham costumes diferentes.

5.c- Todo cristão deve saber que deve respeitar a cultura na qual está inserido, se ela não fere a doutrina bíblica (1Co.10:32). Assim, no caso de usos e costumes devemos saber se tal costume no país em que vivemos é aceito ou não. Como a sociedade olha quem pratica tal coisa? Olha como cristão? Sendo práticos: homens de brincos no Brasil são vistos como cristãos pela sociedade? Mulheres com brincos pendurados no nariz são vistas como cristãs? Agora todos nós sabemos que a sociedade não vê nada de errado em uma mulher cristã se adornar com seu brinco na orelha, ou seu colar ao pescoço. A mesma coisa não existe discriminação em um homem usar um colar discreto.

5.d- Existem algumas coisas que devem ser observadas pelo cristão quando for se vestir e se adornar com seus enfeites. Não se deve usar tudo que a moda oferece, quando se for usar algo se deve fazer algumas perguntas:

· Isto que estou usando serve para a glória de Deus (1Co. 10:31)?

· Isto que estou usando me faz ser causa de escândalo para crentes ou descrentes (Rm. 14: 13-16,21; 1 Co.10:32)? Muitas coisas podem não ser pecado, mas para evitar o escândalo não devemos fazer (1Co. 10: 23-31);

· Isto que estou usando mostra que sou santo (1Pd. 1: 14-15)?

· Isto que estou usando Jesus usaria (1Jo. 2:6)?

· Isto que estou usando mostra que meu corpo é templo do Espírito Santo (1Co. 6:18-20)?

O cristão deve adotar a modéstia em todo o seu procedimento, se não adota o comedimento saiba que peca. O bom senso deve ser praticado pelos crentes no que usam como trajes ou adornos, sob pena de fazer do templo de Deus que é o seu corpo, um templo profano. Ao usar uma roupa ou adorno pense sempre no outro, e se aquilo está escandalizando o nome de cristão ou não. Que tipo de templo você é?

CONCLUSÃO:

a) As Escrituras estão fartas de textos que provam que os adornos eram usados pelo povo de Deus, não eram proibidos. Alguns tentam usar a Bíblia erradamente para tentar proibí-los, alegando que tudo isso é vaidade. É bom notar que na bíblia a palavra vaidade nunca esteve ligada ao uso de adornos pelas pessoas.

b) Os cristãos estão livres para se adornarem, mas observando o principio da modéstia. Devem saber que são diferentes, que devem ser santos. Se o que usam os transforma em motivo de escândalo ou de descrédito para com sua vida espiritual, estão em erro. Glorificar a Deus com seu corpo este é o critério básico para o comportamento cristão. Faça isso.

APÊNDICE:

a. Dt. 22: 5 – Igrejas têm usado esta passagem para condenar o uso de calças compridas por mulheres. A explicação que dão é que calças são roupas de homem, e, portanto, são proibidas aqui para as mulheres. O que estas pessoas não dizem é que na época em que este texto foi escrito as roupas eram semelhantes para homens e mulheres. Os judeus todos usavam vestidos e túnicas, homens e mulheres, a distinção dos sexos não estava no tipo de roupa, pois todos usavam vestidos, mas nos tamanhos e cores.

b. A palavra hebraica no texto que é traduzida por roupa é o hebraico “simlâh”, a mesma palavra que é traduzida por “capa’ em Gn. 9: 23. Esta palavra significa: capa, manto, envoltório, vestuário, de homem ou de mulher; especialmente uma grande roupa exterior. [1] Assim , o texto não se refere a calças, mas a estilos de capas, vestimentas que se distinguiam por tamanho, cores, detalhes, e não por tipo. Portanto, não se proíbe aqui o uso de calças por mulheres, pois se ela usa uma calça de modelo feminino não há problema, assim como na Bíblia os homens usavam vestido, mas de modelo masculino. O texto proíbe o travestismo, homem como mulher e mulher como homem.

c. Mt. 10: 16 – Este texto não fala nada sobre usos e costumes. Fala dos problemas que os apóstolos enviados por Jesus iam passar e Jesus está mostrando como eles deveriam enfrentar estes problemas. É só ler todo o capitulo 10 de Mateus. Portanto quem usa este texto para tentar falar de usos e costumes na igreja está falsificando as Escrituras.


[1] Veja: TREGELLES, Samuel Prideaux. Geseniu’s Hebrew and Chaldee Lexicon (Grand Rapids: Eerdmans, 1954), p. 791.

[1] EATON, Michael A. e CARR, G. Lloyd. Eclesiates e Cantares (São Paulo: Vida Nova, 1989), pp. 62-63.

[2] Disponível em: http://www.searchgodsword.org/enc/isb/view.cgi?number=T9052 Acesso 18/09/2009

[3] Esta palavra enfatiza algo vão, vazio. Falta de objetivos, o caminho que não leva para lugar nenhum. ROGERS, Cleon e RIENECKER, Fritz. Chave Lingüística do Novo Testamento Grego (São Paulo: Vida Nova, 2006), p. 218.

[ Comentários para este post no cabeçalho do início desta página ↑ Clique onde diz Comments; Este outro campo igual abaixo é para comentários do próximo post. ]

About these ads

171 Respostas para “O QUE A BÍBLIA FALA SOBRE USOS E COSTUMES

  1. Paz do SENHOR, JESUS morreu, sofreu tanto por nós mas está vivo, breve virá e a Bíblia nos julgará (analisará) no último dia. Se o SENHOR quiser confirma para mim que você recebeu.

    Interpretação da Bíblia
    JESUS é bom demais e te ama, morreu por nós na cruz, pelos nossos pecados, pelas nossas dores e pelas nossas doenças, mas ressuscitou, vivo está e quer o melhor para sua vida, aceite Ele na sua vida, em breve JESUS voltará nas nuvens para levar o seu povo (pessoas que obedecem a Sua Palavra) para os céus (lugares muitíssimo lindos na beleza, lá não existem dor, morte, lágrimas, grito, sofrimento, escuridão, lugar de alegria, de paz, de amor, de segurança, de DEUS, de JESUS, do ESPÍRITO SANTO).
    Para entrar no céu a pessoa tem que decidir, ter vontade e querer morrer (parar de viver) para o mundo (governo do diabo), para o pecado (maldade) e para a carne (mal), isto é, tem que nascer (sair) da água (mergulho do corpo na água) e do ESPÍRITO (DEUS). O batismo na água significa que o passado teve fim, que começa uma nova vida, morre para o mal e daquele momento deve obedecer a Bíblia (Palavra de DEUS) e a voz Dele.
    Assim JESUS levou na cruz nossos pecados, qualquer tipo de pecado, só não é perdoado o pecado nem nessa vida nem na eternidade contra o ESPÍRITO SANTO (falar que DEUS, JESUS quando está expelindo (expulsando) demônios ou fazendo algo é o diabo ou que uma pessoa está possessa de espírito imundo, cuidado que DEUS usa vasos de desonra, leia O Evangelho segundo Marcos capítulo 3 versículo 20 aos 30), levou ainda nossas dores como a dor de cabeça, a dor no corpo, qualquer tipo de dor, também lá muitíssimo sofreu levando nossas doenças, qualquer tipo de doença, até as que não possuem cura como o câncer avançado, a aids, creia e receba o alívio.
    Essa interpretação foi feita para te ajudar, graças a DEUS eu falo a Palavra do SENHOR (Palavra que está na Bíblia) às pessoas, e foi assim que percebi que há muitas pessoas que leem a Bíblia, que não compreendem a Palavra de DEUS (Bíblia). A Palavra do SENHOR (Bíblia) só pode ser bem interpretada com a ajuda do ESPÍRITO SANTO, porque sem o SANTO ESPÍRITO as pessoas fazem más interpretações, interpreta na carne (mau presente em nós) ou chegam às interpretações diabólicas (muitos não gostam de ouvir falar do diabo, mas muitos ouvem e obedecem a ele e parecem com ele na maldade, o diabo ao tentar JESUS no deserto falou a Palavra de DEUS, leia O Evangelho segundo Mateus capítulo 4 versículo 1 aos 11.
    Esse projeto (plano) de interpretação nasceu no coração de DEUS, foi DEUS que decidiu e falou para mim que eu com Sua ajuda faria a interpretação da Bíblia, dou graças a DEUS por essa linda obra, pela Sua Palavra que amo. Toda honra (importância, destaque, elogio, respeito), glória (reconhecimento e poder) e fama seja dada a Ele.
    Antes de ler é importante que você ore, orar é falar com DEUS ou conversar com DEUS, DEUS não se incomoda quando falamos com Ele, Ele quer nos ouvir. Nessa oração você deve pedir perdão a DEUS, entendimento e ajuda. Muitas pessoas pensam que são boas, mas somos maus por causa da carne (natureza má existente em nós): muitos xinguam, falam mal dos outros, falam palavras desagradáveis, tratam mal os outros, mentem, pensam mal dos outros, fazem maus julgamentos (análises), usam maus vestes (saia curta, saia justa, vestido curto, calça agarrada ao corpo, vestido sem mangas, regata, short, blusa com decote, roupas que mostram o corpo, roupa agarrada ao corpo, roupa transparente), ficam sem camisa, usam maquiagem, bijuterias, jóias, usam salto alto, pintam as unhas, pintam os cabelos, mudam o cabelo para o liso ou o cacheado, as mulheres cortam o cabelo, homens tem corte de cabelo que parece com as pessoas do mundo ou tem cabelo comprido, chegam atrasado na igreja (para saber a hora certa ligue 130) e ainda existem outras maldades, as maldades são os pecados.
    Esses pecados podem ser encontrados em homens, mulheres e crianças, só que as crianças não possuem malícia. Temos que pedir perdão pelo mal feito para nós, para os outros e para DEUS e com ajuda de DEUS deixar de viver na prática do pecado.
    Dessa forma o que vive na prática do pecado é filho do diabo e aquele que não vive na prática do pecado é filho de DEUS, isso quer dizer o que vive falando e fazendo o mal é do diabo e aquele que não vive falando e fazendo o mal é de DEUS, leia na Primeira epístola de João capítulo 3 versículo 8 aos 10.
    Entretanto as mulheres se vistam modestamente (não para se mostrar, não luxuosa), com decência (com vergonha, sem sensualidade) e discrição (seja discreta) não se adornando (enfeitando) com tranças e com ouro, nem com pérolas ou com roupas caras, leia a Primeira Epístola de Paulo ao Timóteo capítulo 2 versículo 9. Se o homem olhar e desejar já está cometendo adultério, leia O Evangelho segundo Mateus capítulo 5 versículo 28. A mulher não deve chamar atenção para ela, mas para DEUS. Ainda na Epístola de Paulo aos Romanos capítulo 12 versículo 1 e 2 está escrito que devemos apresentar o nosso corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a DEUS que é culto (homenagem, serviço, ato de engrandecimento) racional (com mente, coração, entendimento). O sacrifício é difícil e tem que ser vivo, santo (sem maldade) e agradável, que quer dizer tem a Palavra de DEUS (Bíblia) no coração e o ESPÍRITO SANTO e não conformar com este século onde o deus, o príncipe desse mundo é o diabo que faz a moda. Teremos todos os que creem e os que não acreditam dá conta do bem e o mal feito com o corpo no dia do juízo, onde DEUS julgará a todos como está escrito na Segunda Epístola de Paulo aos Coríntios capítulo 5 versículo 10.
    E a maquiagem, as bijuterias, as jóias, pintar as unhas, pintar os cabelos, usar salto alto, as maus vestes, ter o cabelo da moda são deuses, ídolos, a pessoa não consegue ficar sem, adora (reconhece) essas coisas, está insatisfeito com o rosto, o corpo, o cabelo, a altura, mas aquele que é de DEUS deve buscar a alegria de DEUS que aformoseia (deixa bonito) o rosto, o brilho do ESPÍRITO SANTO, a glória (poder) no rosto e a satisfação do rosto e do corpo em DEUS.
    Ora, a mulher tosquiar (cortar) ou rapar o cabelo é indecência, vergonhoso, desonroso (não é de importância, de destaque, de elogio, de respeito), o cabelo comprido é sinal de autoridade para a mulher, já o cabelo comprido e cobrir a cabeça para o homem é desonroso, leia a Primeira Epístola de Paulo aos Coríntios capítulo 11 versículo 1 a 16.
    Você pode orar assim: DEUS perdoe meus maus pensamentos, maus sentimentos, más intenções, maus desejos, maus palavras, maus vestes, maus atitudes, a alegria (o prazer) do pecado, a malícia, todo mal, todos os pecados em nome de JESUS, me dê entendimento para compreender a Tua Palavra (a Bíblia) e me ajude para não viver na prática do pecado, graças (te agradeço) em nome de JESUS.
    A oração tem que ser em nome de Jesus porque através Dele que Deus nos aceita, pois Ele pagou o preço pelo perdão dos pecados de todos. Que DEUS te abençoe.
    Foi utilizada a Bíblia Nova Versão Internacional, quando não for ela estará escrito a tradução usada, as traduções são diferentes, pois em uma língua uma palavra pode ter vários significados, quem estuda um língua sabe disso e os homens podem ter mal traduzido a Bíblia, mas DEUS revela (manifesta) a verdade. DEUS é verdadeiro.
    O número maior na Bíblia é o capítulo e número menor é o versículo.
    Gênesis capítulo 1, versículo1: No princípio Deus criou os céus e a terra.
    Interpretação: No começo DEUS fez os céus e a terra. DEUS está muitíssimo acima de tudo e de todos, Ele é eterno, isso é, vive e viverá para sempre. Por causa de DEUS tudo tem um começo, dessa forma DEUS é o criador, Ele criou aquilo que não existia: os céus e a terra e tudo o que nele há, o homem cria, mas não é como DEUS, o ser humano precisa de material para criar. DEUS não precisa de matéria, Ele é o Todo poderoso. Assim sendo é DEUS que nos dá o nosso corpo, pessoas ao nosso redor, a inteligência, as forças, a saúde, a água, os alimentos, a ajuda, a cura, as oportunidades, os bens, a casa, o trabalho, a proteção do mal, as bênçãos, as vitórias, o ar (a respiração), a vida e muito mais. DEUS nos dá porque é bom, e não porque merecemos, não se esqueça de agradecê-lo.
    De acordo com a Bíblia há nos céus: a lua, as estrelas, o sol, as nuvens, os anjos, DEUS, JESUS, ESPÍRITO SANTO e adoradores, o trono de DEUS, pois Ele é rei, governa dando o direito de escolha a cada um. E no livro da Segunda epístola de Paulo aos Coríntios capítulo 12, versículo 1 aos 6 do novo testamento Paulo que foi um homem de DEUS na terra escreve sobre o terceiro céu que é o paraíso, o lugar da árvore da vida e onde Adão e Eva estavam antes de desobedecerem a DEUS.
    Gênesis capítulo 1, versículo 2: Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
    Interpretação: E a terra não tinha forma e estava vazia; E existia escuridão em cima da profundeza, e o ESPÍRITO SANTO se movimentava acima das águas.
    Imagine a terra sem forma e vazia, faltava a forma, as coisas, os animais e tudo aquilo que Deus fez depois. Nós seres humanos também somos a terra, está escrito em Gênesis capítulo 2, versículo 7, que é sem forma e vazia, entretanto temos que procurar DEUS para Ele nos fazer de novo e pedir pra nos encher com o ESPÍRITO SANTO que nos fará pessoas melhores, com bons frutos para a honra e glória de DEUS.
    Como é triste estar no profundo da escuridão: não saber de onde viemos, nem para onde vamos e para que estamos aqui nessa terra. Quem está nas trevas não enxerga a si mesmo, aos outros e a Deus. Cada dia temos que falar com DEUS para nos iluminar, para não irmos depois da morte física para o abismo (profundeza) que é o inferno que está escrito na Bíblia no livro de São Mateus capítulo 25, versículo 30 e no livro de Judas capítulo 1, versículo 6, lá existe trevas (escuridão), não há luz, que lugar muito agonizante, atormentador. A dor do inferno é pior do que a maior dor que passamos aqui na terra, lá é lugar de choro, de grito, onde o fogo nunca apaga, lugar muitíssimo quente, lá as pessoas lembram de quem era na terra, da família, dos parentes, das pessoas ao seu redor, das oportunidades que teve, de tudo o que fez aqui.
    O ESPÍRITO SANTO é o único que pode mudar uma pessoa de dentro para fora, Ele se mexia em cima das águas, Ele está por cima de tudo e todos nessa terra desde o começo. O ESPÍRITO SANTO é DEUS que está aqui para nos ajudar. Temos que pedir a DEUS para que o ESPÍRITO SANTO mova sobre nós em nome de JESUS. O ESPÍRITO SANTO age da cabeça aos pés, nos nossos corações com poder, é sobrenatural, é inexplicável, é demais, é tremendo, é grande, é bom, é inesquecível, é incomparável, é maravilhoso, é impressionante o que Ele faz conosco. O ESPÍRITO SANTO dá vida, com certeza Ele estava ali mudando a situação.
    Gênesis capítulo 1 versículo 3: Disse Deus: “Haja luz”, e houve luz.
    Interpretação: Falou DEUS: Haja dia e houve dia. Uma palavra dada por DEUS faz a diferença, havia escuridão, mas DEUS disse haja luz, essa luz não é o sol e sim o dia, observe no dia nublado não há o sol, mas há a luz. E quando DEUS fala na mesma hora acontece, e depois que Ele falou a luz apareceu, Ele a criou com seu grande poder. Assim sendo DEUS com a Sua Palavra muda as nossas vidas se acreditarmos.
    Gênesis capítulo 1 versículo 4: Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas.
    Interpretação: Para DEUS a luz era, é como é bom o dia, como é maravilhoso conhecer a Bíblia, DEUS, JESUS e o ESPÍRITO SANTO, pois Eles são luzes. Ao final DEUS fez a obra perfeita separou o dia da noite. E até mesmo na escuridão (noite) precisamos da luz, só não necessita do dia, da luz, da Bíblia, de DEUS, de JESUS e do ESPÍRITO SANTO aquele que dorme (aquele que não está atento).
    Gênesis capítulo 1 versículo 5: Deus chamou à luz dia, e às trevas chamou noite. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o primeiro dia.
    Interpretação: No primeiro dia DEUS criou do nada a terra sem forma e vazia, as trevas (escuridão), o abismo, as águas, a luz, as trevas (noite) e fez diferença entre a luz e as trevas. DEUS deu o nome de luz ao dia, isto é, tarde e manhã e as trevas é a noite. Assim sendo o dia começava à tarde, isso podemos comprovar quando o povo de DEUS guardava os sábados eles começavam na tarde, isso está escrito no livro de Levítico capítulo 23, versículo 32. Aqui na nossa região o dia começa na madrugada à meia noite e para algumas pessoas no seu jeito de pensar: de manhã quando clareia.
    Gênesis capítulo 1 versículo 6: Depois disse Deus: “Haja entre as águas um firmamento que separe águas de águas”.
    Interpretação: Depois falou DEUS: Haja entre as águas um céu que separe águas para cima e águas para baixo, isso para facilitar a vida do homem, para depender de DEUS.
    Gênesis capítulo 1 versículo 7: Então Deus fez o firmamento e separou as águas que ficaram abaixo do firmamento das que ficaram por cima. E assim foi.
    Interpretação: DEUS deu a ordem para que o firmamento, isto é, o céu existisse e separou as águas para cima e para baixo. Aqui na terra temos variedades de águas: mares, rios, e acima do céu encontram-se as águas que DEUS envia para nós bebermos, leia Isaías capítulo 55 versículo 10, para as plantações e para nossas necessidades (alimentos (comida), tomar banho, escovar os dentes, limpar a casa, lavar roupas e ainda para muito mais) e o ESPÍRITO SANTO é água, isso está escrito em João capítulo 7 versículo 37 a 39, que necessitamos, que não podemos e nem devemos ficar sem, valorize o ESPÍRITO SANTO, o seu poder e sua força.
    Depois que DEUS mandou com a Sua palavra tudo, todas as coisas lhe obedeceu.
    Gênesis capítulo 1 versículo 8: Ao firmamento Deus chamou céu. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o segundo dia.
    Interpretação: O firmamento é o céu, no segundo dia DEUS fez o céu e colocou em ordem as águas para cima do céu e para baixo na terra, para mostrar o Seu poder.
    Gênesis capítulo 1 versículo 9: E disse Deus: “Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça a parte seca”. E assim foi.
    Interpretação: Com certeza havia lama e DEUS ordenou que as águas se juntassem em um só lugar e que a terra aparecesse. Por isso os rios e os mares estão ligados, isso está escrito no livro de Eclesiastes capítulo 1, versículo 7.
    Gênesis capítulo 1 versículo 10: À parte seca Deus chamou terra, e chamou mares ao conjunto das águas. E Deus viu que ficou bom.
    Interpretação: A porção seca é a terra e conjunto das águas são os mares. Terminada a obra DEUS olhou e para Ele ficaram bom a terra e os mares. A terra que temos na região que vivemos é boa, com a ajuda de DEUS dá o que plantamos, mesmo tendo sido amaldiçoada por DEUS por causa do pecado de Eva e Adão. E os mares e rios são lindos, belas obras de DEUS, olha e veja a beleza dos mares e rios na região, aonde você for e na internet.
    Gênesis capítulo 1 versículo 11: Então disse Deus: “Cubra-se a terra de vegetação: plantas que dêem sementes e árvores cujos frutos produzam sementes de acordo com as suas espécies”. E assim foi.
    Interpretação: DEUS fez as plantas como a alface, o almeirão, a beterraba, a cebola, o gengibre, a hortelã, entre outras mais plantas e árvores frutíferas como o abacateiro (fruto abacate), árvore canela, figueira (fruto figo), a goiabeira (fruto goiaba), jabuticabeira (fruto jabuticaba), laranjeira (fruto laranja), macieira (fruto maçã) e muitas outras árvores; e criou a semente para não ter fim as diferentes espécies.
    E a maçã não é a fruta do conhecimento do bem e do mal (a fruta que DEUS mandou que Adão e Eva não comessem no terceiro céu que é o paraíso).
    Gênesis capítulo 1, versículo 12: A terra fez brotar a vegetação: plantas que dão sementes de acordo com as suas espécies, e árvores cujos frutos produzem sementes de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom.
    Interpretação: DEUS produziu diversas espécies de plantas, frutos, e suas sementes estavam presentes neles. E as plantas, árvores frutíferas e sementes ficaram boas.
    Gênesis capítulo 1, versículo 13: Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o terceiro dia.
    Interpretação: No terceiro dia DEUS criou os mares, a terra, as plantas, as diferentes árvores frutíferas e sementes porque quis dar algo para o homem e a mulher.
    Gênesis capítulo 1, versículo 14: Disse Deus: “Haja luminares no firmamento do céu para separar o dia da noite. Sirvam eles de sinais para marcar estações, dias e anos.
    Interpretação: O sol foi feito para o dia, a lua e as estrelas para a noite. Assim o sol, a lua e as estrelas que são luminares (que iluminam e que dão luz) se diferenciam nas estações (verão, outono, inverno, primavera), dias e anos, e segundo o livro do Apocalipse capítulo 8 versículo 12 apresentarão alterações antes da volta de JESUS. Que podemos notar que já está acontecendo com o sol mais quente, a lua está com formas diferentes e as estrelas perdendo o brilho.
    Gênesis capítulo 1, versículo 15: e sirvam de luminares no firmamento do céu para iluminar a terra”. E assim foi.
    Interpretação: O sol, a lua e as estrelas foram colocados no céu para iluminar a terra.
    Gênesis capítulo 1, versículo 16: Deus fez os dois grandes luminares: o maior para governar o dia e o menor para governar a noite; fez também as estrelas.
    Interpretação: DEUS criou o sol para estar no controle do dia e a lua que é menor que o sol para dominar a noite. O sol nos aquece, a lua e as estrelas deixam bonito o céu na escuridão, iluminam e tem brilho. Olha para o céu e veja a beleza que DEUS fez.
    Gênesis capítulo 1, versículo 17: Deus os colocou no firmamento do céu para iluminar a terra,
    Interpretação: Deus colocou o sol, a lua e as estrelas nos céus para serem luzes.
    Gênesis capítulo 1, versículo 18: governar o dia e a noite, e separar a luz das trevas. E Deus viu que ficou bom.
    Interpretação: O sol, a lua e as estrelas foram feitos para separar a luz das trevas, ou seja, o dia da noite. DEUS criou o sol para iluminar mais, a lua e as estrelas para iluminar e para Ele ficou bom, agradável. E como é bom ter a luz que DEUS fez como o dia, o sol, a lua, as estrelas, e a luz que DEUS permitiu que o homem com a inteligência criasse: a lâmpada, o farol, a vela quando acaba a energia elétrica.
    Gênesis capítulo 1, versículo 19: Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o quarto dia.
    Interpretação: No quarto dia DEUS criou o sol, a lua e as estrelas, que são bonitos.
    Gênesis capítulo 1, versículo 20: Disse também Deus: “Encham-se as águas de seres vivos, e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento do céu”.
    Interpretação: DEUS mandou que as águas fossem cheias de seres vivos como o peixe macho, o peixe fêmea, a baleia macho, a baleia fêmea, o golfinho macho, o golfinho fêmea, a tartaruga macho, a tartaruga fêmea e ainda existem mais animais das águas e formou também as aves para voar nos céus como o pássaro macho, o pássaro fêmea, a águia macho, a águia fêmea, a pomba macho, a pomba fêmea, o corvo macho, o corvo fêmea, entre outras aves.
    Gênesis capítulo 1, versículo 21: Assim Deus criou os grandes animais aquáticos e os demais seres vivos que povoam as águas, de acordo com as suas espécies; e todas as aves, de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom.
    Interpretação: DEUS criou os diversos animais das águas e aves e ficaram boas, perfeitas, belas, as suas criações e Ele fez cada um do jeito que Ele queria.
    Gênesis capítulo 1, versículo 22: Então Deus os abençoou, dizendo: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham as águas dos mares! E multipliquem-se as aves na terra”.
    Interpretação: DEUS fez bem aos animais mandando que tivessem filhote e se reproduzissem, aumentando assim o número dos seres vivos nas águas e das aves no céu, por isso o homem não deve impedir a reprodução do animal fazendo cirurgia, dando vacina para não tem filhote, destruir ou matar o animal por maldade.
    Gênesis capítulo 1, versículo 23: Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o quinto dia.
    Interpretação: No quinto dia DEUS formou as grandes baleias, os animais das águas e as aves e deu a benção da multiplicação aos animais das águas e as aves.
    Gênesis capítulo 1, versículo 24: E disse Deus: “Produza a terra seres vivos de acordo com as suas espécies: rebanhos domésticos, animais selvagens e os demais seres vivos da terra, cada um de acordo com a sua espécie”. E assim foi.
    Interpretação: Da terra DEUS fez rebanhos domésticos como o boi, a vaca, a ovelha macho, a ovelha fêmea, o cavalo, a égua e outros diversos rebanhos domésticos. Também formou os animais selvagens: o leão, a leoa, a onça macho, a onça fêmea, o tigre macho, o tigre fêmea, entre outros animais selvagens. E fez também o gato, a gata, a cachorro, a cachorra, o coelho, a coelha e mais outros animais.
    Gênesis capítulo 1, versículo 25: Deus fez os animais selvagens de acordo com as suas espécies, os rebanhos domésticos de acordo com as suas espécies, e os demais seres vivos da terra de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom.
    Interpretação: Ficaram bons, bonitos os animais selvagens, os rebanhos domésticos e os demais seres vivos da terra de acordo com as suas espécies e foi DEUS que fez.
    Gênesis capítulo 1, versículo 26: Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”.
    Interpretação: DEUS falou para JESUS e o ESPÍRITO SANTO “Façamos o homem à nossa imagem (como nós somos na aparência), conforme a nossa semelhança’’ (pareçam conosco com bom fruto: amor, alegria, paz, paciência (que espera), misericórdia (dó, se coloca no lugar do outro), bondade, fidelidade (não há mudança), mansidão, domínio próprio, humildade (que se diminui, obediente), santidade (sem malícia), verdade, sinceridade, justiça (correto)). Que o homem tenha poder sobre os peixes, as aves, os grandes e os pequenos animais da terra.
    Gênesis capítulo 1, versículo 27: Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
    Interpretação: O homem é a imagem (aparência) e glória (poder, destaque, importância, elogio) de DEUS, o homem e a mulher foram feitos por DEUS.
    Gênesis capítulo 1, versículo 28: Deus os abençoou, e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”.
    Interpretação: DEUS deu ao homem e a mulher a bênção da fertilidade (produção de um bebê) e a bênção da multiplicação (capacidade de ter muitos filhos). DEUS deu a ordem ao homem e à mulher tenham muitos filhos e tenha poder sobre a terra e sobre todos os animais, e por causa do pecado (maldade) a terra está sendo mal cuidada, há tantos animais abandonados.
    Também hoje em dia muitos casais pecam não querendo ter filhos e querendo ser DEUS nas decisões. Homens usam camisinhas, mulheres anticoncepcionais, e cirurgias são feitas para não ter filhos, mata(m) a(s) criança(s) antes de nascer. E a consequência dos pecados vem depois de feito: muitas doenças como o câncer, a aids, doenças sexualmente transmissíveis, muitas dores, muito sofrimento como tem que tirar o útero.
    Sei que se o casal tiver muitos filhos tem que ter um salário que dê para o casal e os filhos, mas se não tem condição para sustentar muitos filhos deve pedir pela misericórdia de DEUS para não ter muitos filhos e se DEUS não atender pagar o preço do casamento de ter os filhos ou deixar de ter relações sexuais para não ter muitos filhos, leia a Primeira epístola de Paulo aos Coríntios capítulo 7 versículo 29. E interpretando essa mesma epístola o casal que é de DEUS não deve ficar agarrado na igreja, e outros lugares, mas no quarto com a porta fechada.
    Assim a lascívia (muito pensar, falar e querer fazer sexo e a sensualidade, a malícia, sexo antes do casamento também é lascívia) é uma obra da carne (natureza mal) que não entra nos céus está escrito na Epístola de Paulo aos Gálatas capítulo 5 versículo 19. Que DEUS através do ESPÍRITO SANTO te leve ao domínio próprio e a satisfação santa.
    Ora, o casamento do homem com a mulher deve ser na lei dos homens, isto é, no cartório, leia Epístola de Paulo aos Romanos capítulo 13 versículo 1 aos 7 e ter a bênção do pastor ou do responsável da igreja (Casa do SENHOR) e DEUS não se agrada com ficar e namorar, pois é algo sem compromisso que destrói o casamento e as pessoas. No ficar as pessoas são tratadas como coisas e o namoro traz ás vezes o mal como assassinato (um do casal mata o outro por ciúme, separação) suicídio (a pessoa se mata por causa da separação, ciúme). Portanto o homem e a mulher devem falar com DEUS e pedir Sua resposta em relação ao casamento porque DEUS sabe o que é melhor para cada um e sabe quem é cada um na terra, depois se DEUS confirmar o casamento deve noivar e casar, só depois do casamento beijar e ter intimidade (o sexo), como está escrito na Primeira Epístola de Paulo aos Coríntios capítulo 7 versículo 9 que não vivam abrasado (que não peguem fogo, ardendo em desejo do sexo) que casem aqueles que não se dominam, que não conseguem ficar solteiro ou viúvo.
    Como está escrito em O Evangelho segundo Mateus capítulo 19 versículo 12 nem todos nasceram para casar, há eunucos de nascença (nasceram para não casar); há outros a quem os homens fizeram tais (porque houve estupro, decepção, frustração, de ver mal o casamento do pai e da mãe); há outros que a si mesmos se fizeram eunucos, por causa do reino dos céus (para não pecarem os pecados que está escrito acima antes e depois do casamento, para não perder os céus), busque em DEUS o que é melhor para você.
    Gênesis capítulo 1, versículo 29: Disse Deus: “Eis que lhes dou todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês.
    Interpretação: DEUS deu ao homem e a mulher para comida as plantas e os frutos das árvores, então eles eram vegetarianos, eles não comiam carne de animais.
    Gênesis capítulo 1, versículo 30: E dou todos os vegetais como alimento a tudo o que tem em si fôlego de vida: a todos os grandes animais da terra, a todas as aves do céu e a todas as criaturas que se movem rente ao chão”. E assim foi.
    Interpretação: Para todos os animais Deus deu os vegetais como comida, assim sendo os animais também eram vegetarianos, eles não comiam carne de animais nem de pessoas.
    Gênesis capítulo 1, versículo 31: E DEUS viu tudo o que havia feito, e tudo haviam ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia.
    Interpretação: Ao acabar a obra DEUS olhou e para Ele tudo ficou muito bom. No sexto dia DEUS criou os rebanhos domésticos, animais selvagens e demais seres vivos da terra, o homem, a mulher. Nesse dia DEUS abençoou o homem e a mulher com a fertilidade e a multiplicação. Também DEUS deu as plantas e os frutos da árvore ao homem e à mulher e os vegetais a todos os animais.
    Gênesis capítulo 2, versículo1: Assim foram concluídos os céus e a terra, e tudo o que neles há.
    Interpretação: Assim DEUS acabou de fazer os céus, a terra e tudo o que neles há.
    Gênesis capítulo 2, versículo 2: No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou.
    Interpretação: DEUS terminou a obra no sétimo dia (sábado) e foi para o céu que é o descanso leia na Epístola aos Hebreus capítulo 4 versículos 1 aos 13. DEUS não precisa de descanso como nós da terra, mas deixou para nós o sono que é um descanso e descanso para a nossa alma que está em JESUS está escrito em O Evangelho segundo Mateus capítulo 11 versículos 28 aos 30.
    Gênesis capítulo 2, versículo 3: Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação.
    Interpretação: DEUS é santo, isso é não há pecado, mal, malícia, injustiça nele, não é correto dizer que santo é a imagem feita pelas mãos dos homens. Assim DEUS fez do sábado um dia abençoado, especial, separou o sábado para Ele e foi nesse dia que foi para o céu. Porém ninguém, pois a vocês julgue (analise) por causa dos sábados leia na Epístola de Paulo aos Colossenses capítulo 2 versículo 16.
    DEUS odeia imagens feitas pelas mãos dos homens porque muitos pensam, dizem que é igual a Ele, não sendo, porque muitos pensam, dizem que elas fazem milagres, curas, mas e só DEUS, JESUS e o ESPÍRITO SANTO que fazem milagres (impossíveis) e curam.
    Não é pecado ter e-mail, internet, computador, só se torna pecado quando usamos para o mal e desobedecemos a Palavra de DEUS (Bíblia) e a voz de DEUS.
    DEUS, JESUS e o ESPÍRITO SANTO estão escritos em letras maiúsculas, pois Eles são grandes, merecem destaque, no salmo 99 (3) está escrito que o nome de DEUS é grande, tremendo e santo.
    DEUS quer que você tenha cópias das páginas da interpretação, essa interpretação é para obra de DEUS, busque um lugar que faça cópias no preço bom e que dê para ver bem as cópias, pois DEUS quer o melhor para ti.
    Igreja Assembleia de DEUS fica na Rua Guaira nº453 Jardim Ana Eliza 3 Cultos: Terça 20:00 horas (oito horas da noite) /Quinta 20:00 horas / Sábado 19:30 horas (sete e meia da noite) / Domingo Escola Bíblica Dominical 09:00 horas (nove horas da manhã) / Culto Domingo 19:00 horas (sete horas da noite). Se o Senhor quiser venha buscar e se encontrar com Deus. Mais informações, não entendeu a interpretação da Bíblia, falar com Denise: (43) 32533086 E-mail: denisecastilhode@hotmail.com

  2. queridos e queridas se for pra nós focarmos nos personagens bíblicos e usarmos o que eles usavam, ainda está faltando muitas coisas pra ser seguido.
    E uma delas é os homens possuir varias mulheres e as mulheres criarem filhos sem limites.E AINDA MAIS AS MULHERES NÃO tinha direito escolher nada era escrava do marido

  3. Gedeilson braga pra todos os professores, alunos e comentaristas, 2TIMOTEO Cap 2 V14-15-16 leia cariosamente Obs; vamos juntos busca a Deus o don que Pedro o recebeu do Senhor em uma das suas mensagem se converteram três mi lalmas atos Cp2v37ao47 eu quero ser um ganhador de almas, Deus que nos dar este don paaaazzzz a todossssssssssss

  4. ” PARA A NOSSA REFLEXÃO ” ATOS CAP 4 VERC 32 . E ERA UM O CORAÇÃO E A ALMA DA MULTIDÃO DOS QUE CRIAM , E NINGUÉM DIZIA QUE COISA ALGUMA DO QUE POSSUIA ERA SUA PRÓPRIA , MAS TODAS AS COISAS LHES ERAM COMUNS .. ESSA É A POSIÇÃO QUE NÓS CRISTÃOS DEVEMOS TER , NÓS QUE DIZEMOS QUE SOMOS A IGREJA DE CRISTO .. MEUS IRMÃOS VEJAM A LIÇÃO QUE O APÓSTOLO PEDRO TEVE DE TER PARA ELE IR PREGAR PARA OS GENTIOS, POIS ERAM CONSIDERADOS IMPUROS E INDIGNOS DE SALVAÇÃO .. ATOS CAP 10 VERC 10 .. E VEJAM A CONFUZÃO QUE OUVE POR ELES TEREM BATIZADOS OS GENTIOS , O QUAL NÓS TAMBÉM O SOMOS, NOS OS QUE FOMOS ALCANÇADOS PELO EVANGELHO DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO , NÓS TAMBÉM SOMOS CONSIDERADOS ” GENTIOS ” , VEJAM DEPOIS CONTINUOU AINDA A CONTENDA E DISCUÇÃO ATOS CAP 15 VER 1 .. AGORA VEJAM DEPOIS DE TODAS AS DISCUÇÕES E CONTENDAS A RESPEITO DE COSTUMES DO JUDAISMO , O QUAL ALGUNS QUERIAM POR UM JUGO SOBRE OS GENTIOS , VEJAM QUAL FORAM AS REGRAS OU DOUTRINAS , QUE FORAM IMPOSTAS PARA OS GENTIOS DA ÉPOCA , E HOJE PARA TODOS NÓS QUE TAMBÉM SOMOS GENTIOS , NÓS DE QUALQUER NAÇÃO FORA DA LINHAGEM DE ISRAEL , LEIAM ATOS CAP 15 VERC 28 E 29 .. UM FORTE ABRAÇO A TODOS !

  5. VEJO NESTE ESTUDO QUE QUEM O FEZ E USOU ESTES VERCÍCÚLOS E ESSAS COLOCAÇÕES E PALAVRAS DE DEUS , USOU MUITO BEM !! E PARA AQUELES QUE LERAM COM O CORAÇÃO , E GUIADO PELO ESPIRITO DE DEUS , E COM MUITA SEDE , PARA ENTENDER E APRENDER , A SANTA PALAVRA ,TIVERAM UM ÓTIMO APRENDIZADO , DA VERDADE !! ASSIM COMO EU TIVE !! MAIS SÓ AQUELES QUE FIZERAM ISSO , FORAM OS QUE APROVEITARAM , E NÃO OS QUE QUISERAM DEBATER !! ” PARA REFLEXÃO ”

  6. Fiquei maravilhada o que li, e fiquei muito feliz com esse estudo, pois tenho lido muito a palavra de DEUS, buscando respostas para não ser mais um fariseu nos dias de hoje, pregando fardo pesado para os outros e no escondido não consigo carregar, realmente se nós tivermos compromisso com a verdade e aprendermos a colocar tudo o que usamos nos cabelos, no que enfeitamos, no que comemos, no que dirigimos, no que falamos, apresentar no trono da Graça, DEUS vai nos orientar, o que é puro, e o que é profano.
    Por que o diabo está em todo lugar, nas roupas, na comida, em fim em tudo o que consumimos.
    E vai se cumprir uma profecia, resistir ao diabo, e ele fugira de vós…

  7. viegas

    a todos a paz do Eterno em suas vidas

    observei o tema, as criticas, a aceitação por alguns e a parte negativa de outros.
    fala-se de costumes, hábitos;
    o que voce entende-se por decencia ?
    -se alguém responder que é relativo, essa pessoa está totalmente fora de conhecer a Deus. Pois tudo que ela possa imaginar e argumentar sobre isso ou aquilo não terá base que possa sustentar.
    - concepção de estudiosos ou pessoas liberais irão dizer que isso não importa, Deus não os observa por isso.
    - por alguns dirão que está na biblia, cita versiculos, e Deus não proibe.
    - outros dirão que está na biblia, cita versículos e Deus condena;
    - outros ficam no muro, se não mexerem com ele, fica neutro no assunto;
    o que é decencia ?: o que escandaliza ? isso vai te levar para o inferno?
    perguntas todos nós temos, mas no momento de explanar seus motivos, alguns abusam em acusar, denegrir, expulsar e alguns até matam as pessoas com palavras.

    analise voce mesmo, é decente usar ou não usar,
    no momento que está usando, voce é o centro da atenção, então algo está errado.
    no momento que está utilizando algo nas orelhas na boca, no nariz etc. está te edificando e fazendo com os outros se edifiquem? se não estiver algo está errado.
    acredito que a maturidade no messias, o Espirito do Eterno vai trazer esclarecimento sobre o seu caminhar. lembre-se que a porta é estreita e nunca esqueça, pois pouca divulgam que o caminho também é estreito.
    Não é atoa que muitos, a palavra de Deus diz poucos, muitos ficarão do lado de fora, e ainda dirão ao Senhor, muitas coisas fizemos e realizamos em teu nome, (esses são classes de crentes), que o Senhor dirá, não vos conheço.
    E agora?
    Não perca sua alma.

  8. eu sou a favor de usos e costumes, uso da palavra de Deus,e cotumado na sua presença

  9. Não concordo com o usos e costumes criados pelos homens e em suas instituições que obrigam o uso. Eu acredito no fato de que o Espirito Santo nos capacita e nos convence do que é certo principalmente na renuncia que é pra Deus e não para o homem. O cristão tem que ter decência em suas roupas e ser diferente em suas atitudes. O cristão é convertido e as pessoas podem ver o poder de Deus na vida do Cristão como por exemplo: se o homem bebia e agora não bebe mais, se fumava e agora não fuma mais, se batia na mulher e agora não bate mais, se ver o seu próximo precisando de socorro e não desvia o caminho e o ajuda, não por que somos bonzinhos e sim por que o nosso Senhor Jesus nos ensina a amar o próximo, e etc… O povo de Deus tem que ser diferente nas atitudes e as roupas desde que tenha decência é o que basta. O homem complica tudo, chega de religiosidade, enquanto as pessoas ficam fazendo acepção de que esse serve e esse não serve, almas perecem.
    A palavra em 2 Coríntios 4:5 diz: “Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus.” chega de fala do irmão da direita ou esquerda, chega de repara na roupa do outro, fala da vida do homem não vale a pena, fala do outros é fofoca… Mas uma vida que podemos falar a vontade e não estamos fazendo fofoca é da vida do nosso Senhor Jesus Cristo, a única vida que vale a pena ser falada.
    Que Deus abençoe a todos!!!
    Jesus te ama! ;)

  10. eu creio que que todos, aqueles que é escolhido por Deus tem que fazer a diferencia em toda a vossa maneira de viver :1 pedro :1 : 15. todos nos temos que brilhar no meio das trevas ; temos que guardar nossa vergonha para não escandalizar ..

  11. Quando forem usar o termo Deus para se referir ao Deus da Bíblia, Jeová, o Deus Todo Poderoso usem a letra maiúscula. D maiúsculo!
    Em minúsculo deus se refere a qualquer deus e não ao Deus de Israel.

  12. quem escreveu esse texto para o debate esta com a sua consciência cauterizada .para esse nao sabe mais o que e pecado e perca de tempo comentar isso , avida desse tal esta distante de Deus.

  13. A BÍBLIA é a mesma de sempre, está bem claro o que deus quer, mas como
    Deus prévio, á falsos profetas e cada um irá interpretar á BÍBLIA da maneira mais
    lhe favorecer. CUIDADO POIS ATÉ O DIABO É CRENTE, ELE MESMO ACREDITA EM DEUS!

  14. é muito bom a gente estudar a palavra de deus corretamente porque tem muitos cristaõ mau informado a respeito de doutrina e costume e fica falando da vidas dos outros cristaõ de outras igrejas a respeito de custume e acaba julgando outras pessoas achando que esta certo devia estudar mais teologia da palavra de deus para ficar esperto na palavra de deus estas pessoas sé faz de juiz dos outros quem é juiz é só deus custume naõ salva ninguem

  15. Tudo deve ser feito de maneira que se glorifique a Deus e não cause escândalo..o problema hoje em dia é que nós os crentes queremos andar segundo a nossa vontade ou a vontade de determinado pastor ou denominação…..não sabendo que a bilbia diz que tanto aquele vem ou cai na tentação comete pecado…se uma calça jeans mostra muito a silhueta de um corpo feminino ou masculino esta chamando a atenção para a sensualidade então já não esta glorificando a Deus e sim causando escândalo, então é pecado!! é simples assim…não somente a calça jeans mas qualquer tipo de vestimenta ou atitude desse tipo.

  16. Paz do Senhor Irmãos..
    Vocês ja pararam pra pensar.. o que é mais dificil? consagrar sua vida por um dia em jejum e oração ou santificar a sua vida por completo a Jesus (interior e exterior).
    Deus quer a nossa santificação. não só por um dia ou dois da semana.. mas todos os dias até partirmos. E enquanto estamos aqui discutindo, já dando lugar pro inimigo.. neste exato momento tem pessoas descendo ao abismo do lago de fogo do enxofre.
    Enquanto sermos crentes hipócritas, nunca teremos a nossa salvação
    precisamos salvar o mundo e não derribar
    Você esta em duvida se o uso e costume é da vontade de Deus?
    faça um propósito com Deus e peça confirmação.. vou dizer Deus tem me confirmado que ele se alegra quando um filho seu se guarda para ele.
    Mas não sou eu quem tenho que dizer!! fale com Deus.. feche a porta do quarto e pergunta pra ele se alguém ta em duvida!! Que ele vai te responder!
    Fiquem com Deus!

    Ir Cristian!!!

  17. Certa época ( + ou – 2anos), comuniquei ao pastor que eu iria usar calça comprida. Respondeu-me que estaria em pecado. Então disse-lhe que ele estava pecando desde pequeno, por usar calça comprida, pois isto É MODISMO; e se quisermos seguir a “doutrina(cultura)”, teremos que usar túnicas que era diferenciado pelas cores, como você relatou. Mui grata pelo estudo e que o Deus Vivo te abençoe grandemente.

  18. muito bom aprendi neste estudo sou assembleiano nuca fui radical pois sempre procurei nao falar sobre ussos e costume pois nunca encontrei que a bilia os condenace sepre anuciei a JESUS como slvador

  19. Eu nunca disse que Romanos é sofisma mas, sua interpretação dele o é. Ainda entendendo seu ponto de vista, a pergunta permanece: somente nas ADs isso “escandaliza” os irmãos? Se assim fosse, não acha que isso escandalizaria nas demais denominações no País? E fora dele? Por que nas ADs americanas não há apoio a esse tipo de interpretação e a interpretação desse texto em “defesa” de usos e costumes? Simples, isso é fruto de ensinamentos e mandamentos humanos que fez todos na denominação ter a visão que se deve vestir como na década de 1910…concorda? pra esse princípio que voce usa ao interpretar ser verdadeiro para usos e costumes deveria então vigorar em todas as igrejas e em todos os países…algo mesmo impossível…concordamos em uma coisa: Usos e Costumes NÃO DEVEM SER DEFENDIDOS! rs…

  20. Veja meu caro adilson, o que Romanos nos diz (e que não é sofismo) é que muitas vezes, em nome do amor ao próximo, eu devo (isto mesmo, devo) abrir mão daquilo que é meu por natureza em prol do bem espiritual do meu próximo. Se vc observar meu comentários abaixo, deixo claro que não defendo os usos e costumes, mas se o fato de usar um shorts vai prejudicar a fé daquele que é fraco (isto porque ele ainda não aprendeu a olhar somente pra Jesus – mas um dia ele chega lá) eu devo me abster (em nome da fé dele) de usar o shorts, em tudo na nossa vida temos que pensar na edificação daqueles que estão a nossa volta.

  21. Marcelo, me explique por que isso “escandalizaria” os irmãos somente no Brazil e numa denominação exclusivista e caudilhista e não ao redor do mundo nas demais denominações? Seria 2 pesos , 2 medidas, 2 interpretações???? muito bom seu sofisma baseado em Romanos…quase me convenceu…rs

  22. Marcelo, me explique por que isso “escandalizaria” os irmãos somente no Brazil e numa denominação exclusivista e caudilhista e não ao redor do mundo nas demais denominações? Seria 2 pesos , 2 medidas, 2 interpretações???? muito bom seu sofisma baseado em Romanos…quase me convenceu…rs

  23. PARA FINALIZAR MINHAS POSTAGENS, FICA ESTE TEXTO PARA MEDITAÇÃO:

    ROMANOS 14
    2 Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes.
    3 O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu.
    5 Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.
    6 Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o SENHOR não come, e dá graças a Deus.
    12 De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
    13 Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.
    14 Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda.
    15 Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu.

    VAMOS OBSERVAR PRINCIPALMENTE O VERSO 15, o texto é claro em tudo, mas o 15 nos revela algo que vai de encontro aos nossos argumentos, TEM COISA QUE NÃO É PECADO, MAS SE ISTO ESCANDALIZA O NOSSO IRMÃO, TORNA-SE PECADO.

  24. ok, claro que temos na igreja pessoas que usam saias comportadas, mas sem hipocrisia, é a minoria, as irmãs do “cóqui” já são poucas e escassas na igreja… fala sério, afirmar que não temos na igreja irmãs de saias com fendas e curtas, precisa usar óculos. Não defendo com unhas e dentes meus prazeres carnais… (até porque sou homem não tenho nada haver com saia) defendo as pessoas que estão sendo excluídas, que tem seu direito a participar da santa ceia do Senhor (que aliás é Dele) cerceado, pessoas discriminadas do seio da “igreja” por pessoas que se acham “donas do evangelho”, pessoas que se põe na porta do céu e querem impor aquilo que o Senhor não impôs. Volto a repetir, quantas pessoas foram excluídas por assistir televisão a algum tempo atrás, pessoas que foram desencorajadas, desanimadas, discriminadas, enxotadas, etc, porque não eram santos o suficiente para se sentar à “mesa dos santos”, e hoje a TV liberada pela “igreja”, pastores, missionários, evangelistas, sentados na frente da tv com toda a sua “santidade”, o que mudou?Agora fica a pergunta quem responderá pelas almas jogadas fora…. o costume é humano, então é falho. É local, então não satisfaz o evangelho que é universal, é temporário, então não satisfaz aos planos de Deus que são eternos. Defendo o Evangelho na sua plenitude…. disseram que defendo meu desejo carnal, mas com ponto de vista pessoal, não embasado no Evangelho, ah sim, Deuteronômio, então devemos comprar uma túnica para o dia-a-dia, ah antes que me esqueça, cordeiros para sacrifício. VOLTO A AFIRMAR COM TODAS AS LETRAS, DEUTERONÔMIO E TODA A BÍBLIA NOS ENSINA PRINCÍPIOS VALIOSOS DE COMO NOS VESTIR COMPORTADAMENTE, COM DECÊNCIA E COM MODÉSTIA, COMO CONVÉM AOS SANTOS.

  25. É vc tem o seu ponto de vista e defende com unhas e dentes, porque lhe convém, satisfazer todos desejos da carne! Vc descreve o jeito da saia que usamos, só pra te saber, uso saias comportadas, não com fendas, não faz parte de mim andar com saia sensual e também sei me sentar e comportar. Jamais vou julgar alguém ou impor a uma pessoa o que usar, particularmente não uso calças, não me sinto bem usandos -as, e tenho todo direito de ter minhas decisões e opiniões. Jesus mesmo é quem vai salvar Mas vc já leu em Deuteronômio?

  26. Ainda bem que não sou eu quem toma as decisões em nome da AD, vejo muitos comentários sobre o uso da calça ou não pelas irmãs. Concordo que se refere a bons costumes e a identidade da AD, o que é louvável, a questão é se vale a pena fechar as portas para alguém (alguém por quem Cristo morreu) em nome da nossa identidade?
    O Senhor nos orientou a Examinar as Escrituras, pois Nela cuidas ter a vida eterna (João 5:39)
    Se a Bíblia não diz, quem sou eu pra dizer?
    Se a calça não é decente, quem disse que saias são? Saias até o joelho com uma abertura de 20 cm atrás que aparece, não o contorno como a calça, mas sim partes do próprio corpo.
    Quem disse que saias não mostram o contorno do corpo?
    Transmissão de tv de cultos (da AD meus amados) onde o câmeraman tem que cortar a imagem, pois irmã, com SAIA, ao se sentar a saia subiu (por ser curta) e não passou de poucos centímetros e daí a irmã toda sem jeito querendo esticar a saia, isto é decente?
    Culto das irmãs, onde a congregação não tem como olhar para o púlpito, pois as saias acima do joelho, deixa todo exposto tanto as pernas como joelhos e até parte da coxa. O PRINCÍPIO É SE VESTIR COM DECÊNCIA.
    Daniel Berg orou por 15 dias para definir este costume, porém na época não tinha muito o que ver, pois a calça era exclusivamente masculina, na metade do século, por volta de 1950, ela passou também a ser vestimenta feminina, hoje existe o MODELO MASCULINO e MODELO FEMININO.
    Como disse, é apenas opinião e ponto de vista, não foi a mim, dado a questão se deve liberar ou não, portanto durmo tranquilo, apenas orando para que se tenham a direção de Deus.
    Como disse acima, exclue-se uma pessoa por não aceitar usar saia, prefere-se vê-la longe da igreja, lá no mundo, sem esperança, sem nada. Isto vale a pena?
    Para vossa meditação.

  27. Não estou aqui para discutir, mas gostaria se alguém (com argumentos sólidos) pudesse me ajudar. Tenho algumas dúvidas com relação aos costumes. Podem me perguntar: porque não pergunta ao seu pastor local? A questão é que não quero que entendam que quero implantar algo novo na Igreja ou querer mudança sem base.
    Mas participei de um estudo bíblico local onde o pastor pregava que “doutrina bíblica” era diferente de “costumes”, perguntei se “costume” era questão de salvação? A resposta, foi que seria abordado tal questão na segunda parte do estudo na outra semana, quando não pude estar presente. Além do mais no site da CGADB, consta algumas questões que me geraram dúvidas. consta no site (CGADB)
    - costume é local, temporário e humano.

    bom vejamos: se é local, então a IEAD de uma cidade vizinha nossa liberou a calça para irmãs, então ela não fere nada, ou seja, as irmãs de lá podem usar calças sem nada que as condene. Se é temporário, então algo hoje condenado pode amanhã não ser mais, por exemplo o que aconteceu com o aparelho de TV que no passado era pecado, hoje não é mais. Se é humano, então é falho, pois todos os projetos humanos são falhos.

    Até aí tudo bem. A questão que eu não consigo entender é se o Evangelho pode ser mudado de uma cidade para outra, ou seja, o evangelho se molda a nós, ou nós nos moldamos ao Evangelho? Se o que ontem era pecado pode deixar de ser pecado, há variação em Deus? Deus pode tem um pensamento hoje e amanhã mudar de ideia? O salário do pecado que era a morte, pode desvalorizar?
    Se é humano,então a Bíblia (Palavra de Deus) não é suficiente, ou seja, tem que ser complementada?
    Imagine um irmão que faleceu nos anos 80, quando era proibido ter o aparelho de TV em casa (caixão do diabo) diante do Senhor (Tribunal de Cristo ou no Juízo Final diante do Trono Branco) sendo colocado à esquerda para condenação por que tinha uma TV em casa e outra pessoa que vive em 2013 do lado direito sendo recebido aos céus mesmo com uma tv em casa? Ele ouvindo apartai de mim maldito (porque tinha um televisor) e outro ouvindo vinde Bendito, possua por herança o reino (mesmo tendo um televisor) – a não ser que argumente que a tv de 2013 era de led e a dos anos 90 era de tubo.
    Ou então alguém ser condenado, simplesmente por que mora na cidade “A” e outro com a mesmíssima atitude ser salvo porque mora na cidade “B”.
    Bom, se a resposta é que o costume não é questão de salvação, apenas nos ajuda em questão de santidade, o que diremos para aqueles que não podem se batizar, se não se submeter aos costumes, que não podem ter “liberdade” para um louvor, que não pode cear, etc?
    Certo dia, o pregador pregando sobre o uso da calça, relacionou a prostitutas, a questão é que tinha 3 mulheres visitando a Igreja, inclusive, uma muito conhecida minha, 2 não voltaram mais. E daí?

  28. Precisamos estar sempre nos orientando pela Palavra de Deus,e agirmos com ordem e decência,ai é só vc perguntar para Deus:eu estou sendo luz do mundo e sal da terra?

  29. Tenho uma coisa pra falar pra vcs tem os crentes do 1º Arrebatamento e do 2º Arrebatamento! Vcs e quem sabe se quer ir no 1º ou no 2º. Não se usa versiculos pra defender o mundaismo e deixar satanás cauterizar vossas mentes. Jesus disse sede santos pq eu sou santo. E quando ele veio ao mundo ele nao tinha nenhuma formosura, ninguem o desejava, portanto quero segui- lo e morar no ceu. Ah e tem mais eu tenho uma jóia que está sendo fabricada! Quer saber o nome? Coroa da Vida!!! O meu galardão. A Paz do Senhor Jesus Cristo!

  30. gostaria de entender uma coisa (sem hipocrisia, realmente tenho esta dúvida), gosto de bermuda (não é shorts ou calção), mas não a uso (porque vai contra a “doutrina”), considerando que a bermuda é baseada na calça até aos joelhos, ok. E a “saia” que as irmãs usam também vão até aos joelhos, então eu pergunto, porque a mulher pode mostrar os joelhos e o resto da perna e o homem não?

  31. Gostei do artigo a vinda do Senhor está próxima e muitos estão se preocupando com vestes dos irmãos ao invés de santificar sua casa nosso primeiro ministério começa em casa. Quem é você quando tira o terno? Quem é você quando tira o saião? conheço casais que estão em crise mas precisam manter as aparências por conta de um julgo imposto por pastores autoritários que são verdadeiros sepulcros caiado. É hora de acordar povo de Deus e ver que o único juiz virá e ninguém escapará desse julgamento, viva sua vida e deixe que o Senhor transforme seu irão Ele nos fez diferentes cada um tem sua particularidade somos povo de Deus e temos que cuidar e orientar servos de Deus e não um exercito de zumbis!

  32. irmão, mais e aqueles irmãos que foram arrebatados em espírito e viram o inferno e viram joias, maquiagens e calças femininas no inferno?

  33. Achoque todos que julgaram a postagem do nosso irmão estão errado, analisem o que diz MT. 7: 1-5, tirem o que for proveitoso pra vc e o que acham que não é deixem Deus jugar.
    obs: eu concordo comvc meu irmão!

  34. adriano você bençãos nas mãos de DEUS , DEUS e contigo varão o rei salomão disse tudo e vaidades gostei muito a paz do senhor.

  35. é impressionante o que vimos acima um estudo com muitos esclarecimentos valiosos ,para muitos que continuam sendo marionetes nas mãos de muitos que como disse nosso irmão acima usam da bíblia para confundir os cristãos .
    e o pior levados pelo ensinamento errado são capazes de dar a vida em nome de uma doutrina sem base bíblica .

    tiágo cap 1:ver:5

    ORA ,SE ALGUM DE VÓS TEM FALTA DE SABEDORIA ,PEÇA-A A DEUS,QUE
    A TODOS DÁ LIBERALMENTE E NÃO CENSURA,E SER-LHE -Á DADA
    LEIAM:
    TIAGO CAP:2
    paulo nos fala sobre acepção de pessoas
    e pra finalizar
    TITO 3: VER:9,10 e 11

    deixo aqui uma pergunta irmãos :

    O QUE É FÉ ?

    R:FÉ É O FIRME FUNDAMENTO DAS COISAS QUE SE ACREDITAM OU DAS COISAS QUE NOS ACREDITAMOS SER VERDADES
    ORA COMO PODEMOS DIZER QUE CREMOS EM DEUS SE NEM TEMOS CERTEZA OU CONHECIMENTO DA VERDADE POIS AS NEGAMOS ATRAVÉS DE NOSSOS ATOS OU PENSAMENTOS.
    É SABIDO QUE SE UM PROFISSIONAL NOS ENSINAR UM PROFISSÃO OU TÉCNICA DE TRABALHO ERRADA APRENDEREMOS ERRADO E AINDA ENCHEMO-NOS DE RAZÃO AO DEFENDE-LO QUANDO DIZEMOS BOM MAIS EU SOU FORMADO NISSO OU NAQUILO ,VOCE PODE ATÉ SER FORMADO MAS COM UM PROFESSOR OU MESTRE ERRADO ,OU QUE LHE ENSINOU ERRADO E FEZ VOCE ACREDITAR QUE O QUE ESTAVA LHE ENSINANDO ERA CERTO .
    PORTANTO CABE A VOCE APRENDER O CORRETO E SE CORRIGIR PARA NÃO MAIS COMETER TAIS ERROS,
    ASSIM CONCORDO PLENAMENTE COM O IRMÃO JOELSON AUTOR DO ESTUDO.
    CAROS IRMÃOS SABER OUVIR É PRIMORDIAL BUSCAR O CONHECIMENTO É ESSENCIAL PARA SUA SALVAÇÃO.
    LEMBRE-SE NEM SEMPRE QUE PREGA OU ENSINA ESTA PREPARADO PARA FAZE-LO. DEIXO UMA DICA SEMPRE APOS UMA PREGAÇÃO ANOTE LIVRO E CP E VERS: E ENTÃO ESTUDE VOCE MESMO E COMPARE COM O QUE OUVIU NA PREGAÇÃO E ACIMA DE TUDO NÃO ESQUEÇA DE TIAGO CAP :1VERS :5
    QUE DEUS ABENÇÕE A TDS

    ASS :MARCOS

  36. querido , a palavra de deus é puara e eficaz , muitas pessoas sendo crentes ou não usam ela para se defender .
    usos e costumes é algo que sempre tem um ponto de interrogação , eu li um comentário que dizia que como poderíamos reconhecer um crente no meu da multidão estando ele como mundanos essa é fácil reconhecemos um crente pela suas atitudes , no tempo de jesus todos andavam iguais , e era muito fácil diferenciar quem servia a jesus e quem não servia . calça , maquiagem coisas do tipo não é a nossa salvação e sim jesus , hoje sao outros tempos , a igrejas mudaram bastante , mais a palavra de jesus e para sempre .

  37. SÒ SEI DE UMA COISA E DE MAIS NADA, È QUE NESTE TAL DE, NADA A VER E QUE DEUS SÒ QUER O CORAÇAO DO HOMEM, È QUE MUITOS ESTAO DESCENDO AO INFERNO… E OUTRA VEZ VEREIS A DIFEREÇA ENTRE O QUE SERVE A DEUS E O QUE NAO SERVE…

  38. bem, antes de apedrejarem nosso colega pelo ensinamento, quero perguntar a vcs que descordaram do ensinamento de nosso irmão: todos apedrejaram e disseram que ele esta errado e que vcs estão certos, porém nenhum dos que não concordaram, colocaram algum respaldo biblico para sua tese, ja o nosso colega, autor do artigo se encheu de respaldos biblicos( passagens da biblia), para tentar provar que o que ele diz é correto, e ja vcs, só falaram…falaram…falaram……e cade as passagens biblicas que comprovam o que vcs defendem? e não digam tbm que o que o nosso colega afirma é um total absurdo, pois as passagens biblicas estao condigentes com o que ele defende….alguns colegas estao tbm colocando palavras que o autor desse texto não disse, por exemplo, em nenhum momento ele afirmou que Deus quer só o coração……mentir é pecado, leia todo o texto e análise bem, antes de ficar falnado coisas que o autor não escreveu….. a paz de cristo a todos.

  39. Meu amigo voce esta equivocado, e acima de tudo em cima do muro.
    analise bem o que voce transcreveu no inicio e chegando no final, voce precisa se decidir ou é ou não é ou es quente ou frio.

  40. · Êx. 35 4-5, 20-22, 30- 36:3- Veja que os objetos do Santuário que Deus mandou Moisés construir para ser sua casa de adoração, foram feitos cm as jóias do povo. Se jóias fossem algo pecaminoso Deus as usaria na Sua casa?
    O fato é que Deus as pessoas usando destes argumentos usam seu dinheiro para abster daquilo que não as preenchem! Este texto deixa bem claro que o que Deus queria era que ao invés das pessoas usassem seus objetos para enfeitarem seus corpos,usassem para enfeitar o altar onde eles iriam para adorar a Deus,o que não acontecer hoje,pois todas as pessoas não querem se quer mover um dedo por amor a Deus,não querem usar seu dinheiro para fazer uma obra de Deus verdadeira,mas usam de pretextos para usarem e se adornarem para o mundo! Olha o que pedro diz:A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas.
    Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus.

    1 Pedro 3:3-4
    Então prefiro meditar na palavra do Senhor e fazer aquilo que eu acho justo obedecer o meu coração e a palavra de Deus,e acredite tenho nojo de tudo isso,sempre que minha mãe colocava um brinco em mim eu arrancava e um dia minha sogra mim deu um brinco e usando-o eu mim senti nua e não sosseguei enquanto não o arranquei não foi pastor e não foi ninguém que mim disse nada simplesmente creio que Deus mim deus esta revelação,pois sempre acreditei que a beleza física é passageira e te fará cair em várias tentações,enquanto um coração puro te leva pra perto de Deus,não sou nenhuma santa sou uma pecadora remida pelo sangue de Jesus.
    Mas ao invés de gastarmos meia hora uma hora no salão gastando dinheiro,uma milhões em jóias, que não te edificaram ou pintando um cabelo da cor que Deus não te deu,por que não sair e anunciar o die de Jesus??? é tudo o que penso e acho que da mesma forma com que satanás usou a bíblia para crucificar Jesus estar usando muitos para distorcer e faze mal uso da palavra de Deus.

  41. PR. DAURILIO; a palavra do senhor diz que virão dias difícieis e trabalhosos, 1 tm. cap.3 verc. 1, de posse a esta palavra temos que tomar a nossa cruz e seguir o senhor, negando todas as nossas vontade, tudo aquilo que é vontade da carne não agrada a Deus, o nosso corpo e templo do espirito santo, temos que ser a luz do mundo onde não há trevas.,

  42. CONCORDO COM A OPINIÃO DE TODOS QUEM SOMOS NÓS PRA FASERMOS ALGUEM PENSAR COMO NÓS MAS OQUE TEM QUE PREVALECER AINDA É E SERÁ A VONTADE DE DEUS POR ISSO O MELHOR MEIO E O MELHOR CAMINHO AINDA É ((((( ORAÇÃO))))) POR ISSO DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEU SEU UNICO FILHO E FAVOR DE NOSSAS VIDAS OBRIGADO SENHOR POR TUDO E NO DE MAIS O ESPIRITO SANTO DO SENHOR CUIDA PAZ

  43. Antes de ser crente eu era tatuador mas Deus mudou a minha vida mudou o meu carater ,se pode brinco pode perce,eles sao todos perfurante entao pode tatuagem tem muitas mulheres de perce no umbigo ,nos somos templo do Espirito Santo ,diferentes do mundo ,o Homem de Deus e mudança ,coisas nova Hoje tenho vergonha ate de mostrar minhas tatuagem,sabe por que porque o pecado envergonha..

  44. amados irmãos leiam no livro de I pedro diz cap-1 vs-14-15- e no vs -16 diz porquanto escrito esta sede santos porque eu sou santo.
    mas o apostolo paulo afirmou dizendo:sede meus imitadores,como tambem eu, de cristo I cor.cap-11vs-1.
    O APOSTOLO PAULO NOS MOSTRA CLARAMENTE QUE MESMO ELE SE ABSTENDO DE MUITAS COISAS OU USOS E COSTUMES OU VAIDADES OU CONCUPICIENCIAS CARNAIS ELE NÃO SE IGUALOU A SANTIDADE DE JESUS CRISTO,QUER EXEMPLO MAIOR POIS FAÇO UMA PERGUNTA A TODOS.
    O que faz com que um homem sendo cristão ou não, sentir atração por outra mulher,que não seja a sua, seja ela cristã ou não,no livro de I timoteo diz no cap-2 vs-9 diz que do mesmo modo as mulheres ataviem em trajes honestos,com pudor e modestianão tranças ou com ouro ou perolas ou vestidos preciosos.

    por isso pergunto pq uma serva de DEUS tem que andar toda rebocada para chamar atenção de quem e pra que e com qual o objetivo de ser notada ou desejada espondo a delicadesa de seu corpo espondo muitas das vezes suas partes intimas vcs estão de acordo com isso como o povo do mundo ira se converter com um mal testemunho desse as crentes estão pior que as mulheres do mundão como vão falar do amor de cristo se entraram no evangelio mas o evangelio não entrou nelas,me desculpe discordo totalmente da sua tese e podemos confirmar em diversas passagens da biblia o que diz em aos romanos cap-1 vs-21 ao vs-32.eu posso até me equivocar mas a palavra do sr.é verdadeira.
    AOS ROMANOS CAP-8 VS-1-portanto nemhuma condenação há para os que estão em CRISTO JESUS que não andam segundo a carne,mas segundo ao espirito. e JOÃO CAP-8 VS-32 e vós conhecereis a verdade e a verdade vos libertara e JESUS falou eu sou o caminho a verdade e a vida.não vamos gastar o nosso tempo em um debate a qual cada pensa de um jeito vamos ficar em matheus cap-7 vs-6 pois naquele grande dia saberemos esta certo ou errados parem de querer servir a DEUS QUALQUER MANEIRA JESUS ESTA AS PORTAS PÕE AS VOSSAS CASAS EM ORDEM PQ.AI VEM O NOIVO E A ESPOSA NÃO PODE ESTAR A ESPERA DO NOIVO TODA REBOCADA PARECENDO UMA CIGANA TODA FURADA E QUANDO ABRIR OS LIVROS COMO VAI SER O LIVRO DO PECADO DO CORPO SABENDO TODOS QUE deus NOS FEZ IMAGEM E SEMELHANÇA DELE E O POVO QUE MORAR EM SIÃO DE QUALQUER MANEIRA FICA A VONTADE NÃO COMPARTILHAREI COM ERROS OU TEOLOGIA COM APOLOGIA A UMA VIDA SEM CONCERTO REGADA AS COISAS DESSE MUNDO VÃO SE CONVERTER DEIXA A BAGAGEM DE FORA E VAMOS FAZWER O ID.DO SR.JESUS POIS ELE VEM BUSCAR UM POVO LAVADO E REMIDO NO SANGUE DO CORDEIRO UM ZELOSO E DE BOAS OBRAS,SEM MANCHAS SEM VAIDADDES SEM ENGANO ………PAREM DE ADORAREM AS COISAS IMUNDAS DESSE MUNDO

  45. Gostei tirou umas duvidas minhas .
    Tem gente que se preocupa tanto de andar com saias lá no pé blusas de manga e não cuida da aparência ( corpo) não que isso seja ruim ,não estou dizendo isso, só estou abordando um pensamento meu . Mas como esta seu coração esta cheio de que ? O que seu espirito esta se alimentando de que ? A boca fala o que o coração esta cheio não e ?então tem muita gente por aí com suas vestimentas no padrão mas com o coração cheio de inveja , magoas e fala pelos cultuvelos do irmão ,amigos , parentes etc e o que e mais importante o que sou por dentro ou o que visto por fora ? Lógico que não vamos abusar e vestir um chorte curto ou um vestido coladiccimo mostrando tudo ou uma calcas rachando tudo . afinal o nosso corpo não e tempo se Deus ? então temos que cuida do que e de Deus. Mas aí perguntam como que vou saber se essa pessoa e crista numa multidão , com minhas atitudes e a forma que vou agir .

  46. VC ESCLARECEU MINHAS DUVIDAS EM RELAÇÃO A DOTRINA. NÃO PODEMOS DEIXA A VAIDADE EM PRIMEIRO LUGAR MAIS DEUS NÃO NOS CONDENA POR USAR ENFEITES SÓ TEMOS QUE SER CIENTE QUE JESUS ESTA ACIMA DE TUDO!!!!!!!
    QUE DEUS ABENÇOE!

  47. Concordo com seu artigo.

    O antigo testamento também é importante para nós. O que está acontecendo é que essas igrejas pentecostais metidas a bosta que vive uma mera santidade falsa que so vivem pedindo dinheiro e ta fazendo o mesmo papel da igreja católica quer da uma de santinha. O que eu sei ainda que esses pentecostais até na teologia é fraca pois tem que comprar livros reformados para estudarem. Então costumes é uma coisa Doutrina é outra Se vocês forem na africa vocês vão querer mudar o costumes daquele povo? Eu acho que sim. Mas costumes ao invés ta levando as pessoas para o céu estão levando para o inferno. Agora me respondam uma coisa: Uma mulher vestindo uma calsa, bricos, pulseiras, maquiagem elas so por causa disso vão para o inferno?

  48. uso e costum e eh local ou nacional onde mora ou pais eh cultural e doutrina eh aquilo queDEUS pede na biblia e nao pode mudar,resumindo doutrina e uso e costume sao coisas separadas e independente,o maximo que pode acontecer eh,ordem e descencia no vestir e santidade em orar e vigiar. meu email mARAAPS@HOTMAIL.COM

  49. De que adianta uma boa aparência exterior, se o coração está cheio de maldades. Uma das atitudes que Jesus mais combateu foi a dos fariseus, pois eram hipócritas, verdadeiros sepulcros caiados, por fora limpinhos e por dentro cheios de podridão. Tudo tem que ser com ordem e desessencia, já existe muito pecado, o homem não precisa querer inventar mais, basta ser santos desviando das coisas que realmente são pecado. Todos que são Filhos de Deus tem o Espirito Santo de Deus e ELE nos guia, e fala ao nosso coração o que é certo ou errado. Jesus disse: ” Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Devemos pregar o evangelho, pois quem liberta é a palavra de Deus e não costumes, e quem nos garantiu a salvação foi Jesus pelos seu sacrifício na cruz, somos salvos é pela graça!!!

  50. como vou reconhecer um homem de Deus De bermuda,cordão, e os dedos cheios de anéis,e uma mulher de calça,brincos,toda maquiada,batom,e cordão no meio de uma multidão, temos que ser o sal e a luz do mundo.

  51. Que a paz do Senhor Jesus Cristo seja com todos
    Queridos irmãos a bíblia deixa claro que Deus não vai foçar alguém a interpretar uma passagem biblica da maneira que é pra ser interpretada, ao contrário ele nos deu o livre arbítrio inclusive para interpretarmos a bíblia da maneira que nós acharmos, no entanto a bíblia não é um livro qualquer que alguém pode chegar ler e passar uma interpretação qualquer. A bíblia foi toda escrita por inspiração do Espírito Santo e a sua iterpretação só dar-se-á por meio do mesmo. Vale lembrar que precisamos ler com muita atenção também o NOVO TESTAMENTO ao que me parece foi pouco mencionado no estudo acima, me perdoe se eu me enganei , pois o Senhor Jesus quando veio ao mundo aniquilou muitas coisas que eram usados pela igreja do Antigo Testamento e nas epistolas temos muito a aprender sempre lembrando de
    Ap 22: 18 e 19

    ” Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, que estão escritas neste livro”

  52. concordo com o texto a cima pois, ele está mostrando que tudo tem que ser com decencia e ordem, pois tem muitas irmãs que usam apenas saias e vestidos e mostram muito mais a sensualidade do que uma que veste calça e muita das vezes nem chama a atenção, irmãs que não cuidam da estética e da aparencia porque o marido acha que tudo é pecado, mais no fim das contas fica olhando o mulher do outro que é bonita e bem cuidada e fica com pecado no coração, é esse o ponto onde quaremos mostrar que “Deus que o coração” pois todas as coisas boas e ruins provem do coração, a boca fala do que o coração está cheio, o que está no coração transparece na face e assim por diante……não adianta muitas das vezes a pessoa dar uma de santa sendo que o coração está chio de imundicies, querendo esconder dos homens mais se esquecendo que não se pode esconder de Deus, julga todo mundo mais a vida por dentro está toda torta, vive de aparencia de qualquer forma, não usa um adorno para ser santa (o) mais e a santidade com Deus como está????como esta o relacionameto com Deus????(quando se tem um bom relacionamento com Deus ele vai te guiar em todas as áreas da vida)o relacoinamento com Deus está bommm??, muitas das vezes não…….fala mal de todo mundo, derruba o irmão pelas costas, tem inveja da irmã, e outras coisas mais que sabemos que existe……tem ressentimento, a bibila diz que se não formos como criança não entraremos no reino de Deus e ai???como que vai pro céu desse jeito, se fazendo de santo por não usar enfeites e derrubando os outros????…isso não é o que está no coração?????……..minha gente realmente Deus não é açougueiro porque senão ele arrancava o coração de muita gente só pra jogar fora porque não serviria pra nada. mais os verdadeiros adoradores adorarão ao pai em espirito e em verdade com um coração reto e contrito diante do nosso Deus.

    que o Senhor possa iluminar a todos e dar entendimento….orem e peçam orientaçao de Deus antes de sair falando qualquer coisa e mandando todo mundo para o inferno.
    fiquem na Paz de Deus.

  53. Olá, bênção este estudo. Eu uso maquiagem, meu marido gosta e não escandalizo com isso. Minhas bijuterias, eu faço de croché. Devemos glorificar o nome de JESUS e permanecer na fé. Graça e paz!

    .

  54. AS MÁS CONVERSAÇÕES CORROMPEM OS BONS COSTUMES, HJ OS NOSSOS COSTUMES ESTÃO TODOS CORROMPIDOS, POIS SALOMÃO TAMBÉM DISSE EM ECLESIASTES QUE DEUS FEZ O HOMEM RETO MAS ELE BUSCOU MTAS INVENÇOES, DEUS JÁ NOS FEZ ADORNADOS, MAS NÓS BUSCAMOS OS PRODUTOS COSMÉTICOS(QUE VEM DA PALAVRA KOSMOS, ORIGEM GREGA E SIGNIFICA AQUILO QUE É DO MUNDO), PARA NOS ADORNAR DAQUILO Q COBIÇAMOS E ACHAMOS BONITO, E TIRAR A FORMOSURA DE DEUS EM NOSSO ROSTO QUE É PERFEITA, PARA FAZER A NOSSA, AQUILO QUE ACHAMOS BELO, MAS É IMPERFEITA.

  55. Lendo Ez:16;15 em diante vejo que Deus seu à elas joias para agrada-las porque com certeza isso as fazia feliz.Mas também vejo que as próprias jóias e a beleza em que elas se tornarão as levarão a pecar contra o Senhor Deus Jeová,em tão com isso aprendo que se tais joias ou roupas me fazem pecar então lanço ela fora porque Jesus nos em cina assim.
    Mt:18.9 diz:Se o teu olho te faz tropeçar,arranca-o e lança-o fora de ti;melhor é entrar na vida com um s´p dos teus olhos do que,tendo dois,seres lançado no inferno de fogo. Que Deus abençoe a todos.

  56. INTERESSANTE SEU ARTIGO, mais DISCORDO 95% do QUE VOCE APRESENTOU. Em primeiro lugar, as pessoas usam a Biblia para buscar adequá-la ao seu estilo, e no fundo se prega o ponto de vista que se tem das coisas e não o que realmente a BIBLIA APRESENTA. UmA dica é voce estudar o contexto de cada assunto apresentado e aprender um pouquinho sobre o que significava no A.T as joias, Alguns as usava como ardonos, outras Faziam parte de Status Familiar, outras como joia funcional emfim. Agora o seu ponto de vista é que SE PODE USAR O QUE QUIZER, POIS O IMPORTANTE É O CORAÇÃO, no Pensamento Biblico, coração não é somente o que pulsa no peito, são nos desejos, e a busca do amor genuino. Se o meu prazer é satisfazer a vontade da carne, é me parecer com o que a Moda diz que devo fazer. Então não precisa dizer que serve a Deus, sendo que no fundo voce gostaria de se desprender das coisas que Deus pede. Pra Deus o que importa é o CORAÇÃO, MAI ELE QUER UM CORAÇÃO QUE AMA FAZER A VONTADE DELE E NÃO UM CORAÇÃO QUE BUSCA SATISFAZER A VONTADE E OS DESEJOS DO MUNDO.

  57. Se roupa ou aparência salvasse alguem os vereadores corruptos estariam salvos pois andam todos de terno e ai? Claro que não vamos andar exageradamente na presença de DEUS mas sim como sentirmos b em e felizes DEUS não quer ninguem infeliz na presença dele ou quer?Muitos se preocupam com costumes e esquecem do principal que a SALVAÇÃO sera que aqueles pastores que proibem tudo mas perdem almas vão ser salvos?Na hora do julgamento final pq somente um pode nos julgar ele se chama JESUS…………

  58. Meu querido… É por causa deste sofisma que estamos caminhando pelo mesmo caminho da igreja católica romana da idade média. Com toda certeza se misturarmos a Lei e a Graça em um liquidificador para justificar a prática centenária e EQUIVOCADA de nossas denominações em sua cristandade estereotipada, realmente precisaremos clamar por uma nova reforma protestante, não mais contra a Católica em seus “Estatutos Internos com peso divino”, mas sim contra a atual igreja evangélica do Brasil. Precisamos ter mais apreço e cuidado com a hermenêutica. Assim corremos menos riscos. A Graça e a Paz no Amado.

  59. infelzmente muitas almas estão se perdendo ,pois as falsas doutrins estão esfriando aqueles que estão se achegando a DEUS, pois alguns pastores que so usa o texto e não le o contexto ,esquecem que so conhecendo a verdade que a libertação, pois a palavra diz CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE A LIBERTARÁ , E A VERDADE É A PALAVRA DE DEUS. quem transforma o homem não é o homem e sim ESPIRITO SANTO , e muitos são obricados a mudar seus costumes porque pode perder a sauvação,. DEUS esta observando nossas vestes espirituais ,e não usos e costumes pois estas vestes serão transformadas e serão alvas como a neve, se ao enves de se preocupar com roupas se preocupasse em encinar a verdadira fonte de libertação teriamos mais vidas salvas e o exercito de JESUS CRISTO estaria bem maior …..o nosso brasil ja estaria todo em JESUS..

  60. Em vez de ficarmos perdendo tempo com essas besteiras vamos nos preocupar em falar do Amor e Salvacao de Jesus. So 1 pode julgar e gracas a Ele temos um otimo Advogado chamado Jesus…

  61. PR. JHONES WILLIANS

    A PAZ DO SENHOR JESUS.

    Queria só apenas ressaltar uma mensagem muito interessante.
    DEUS não proibia e não proibi o uso de jóias correto? conforme o AT E NT.
    Quero dizer aos irmãos que lerem este comentário que DEUS é onipotente, onisciente e onipresente, sabia DEUS da existência das bijuterias, que são nada mais nada menos que clones de jóias verdadeiras mais de mentiras, DEUS nunca vai lhe dar uma bijuteria, e sim tesouro, jóias preciosas, como também somos. DEUS é DEUS do ouro e da prata, não de bijuteria. A bijuteria tomou ocasião devido a corrupção. a sim como DVDS e CDS que são vendidos em camelos e outros demais acessórios que não sejam originais ou falsificados. E ai você quer estar em um corpo corruptível???(1°coríntios 15- 53)
    vai participar das corrupções deste mundo???
    vai andar com falsidades???
    creio que não!!! jóias são jóias, usa – las não são pecado, se você pode. amém. se não pode ore a DEUS. se não pode não pode, pede a DEUS.
    Quer mais??? 99,9% dos membros de igrejas usam bijuterias, falsidades e aiii????cooperam na corrupção, e ainda mais, corrupção no seu corpo que é templo do SENHOR, e ainda ao comprar, alimentam a corrupção, sendo então um cumplicie do erro!!! e aiiii???? não preciso falar mais nada né?ESTUDE SOBRE MENTIRAS E FALSIDADES NA BÍBLIA QUEM É O PAI? O DIABO. E AQUELE QUE SEGUE ESTAS SÃO FILHOS DAS TREVAS E NÃO DA LUZ, SÃO FILHOS DO DIABO. A PAZ DO SENHOR JESUS.

  62. PR. JHONES WILLIANS

    A PAZ DO SENHOR JESUS!!!

    Este comentário é muito interessante, devemos observar também que a bíblia fechada é apenas um livro, mais ela aberta é a boca de DEUS falando conosco.
    Leia 1°coríntios 11-28,29. (passagem bem conhecida). Nem eu e nem vocês podem contrariar esta mensagem de DEUS, para todos os servos.
    Obs: Em várias passagens da bíblia sagrada, DEUS diz: Meu povo, ou O povo, peca por falta de conhecimento; Em Oseias 4-6, DEUS diz a cerca de destruição de meu povo, por falta de conhecimento, e por deixado, rejeitado o conhecimento, e esquecido da lei de DEUS. Vemos que DEUS diz: Esquecestes da lei, (lei, mandamentos e estatutos), operam com o mesmo poder, mais são diferentes, existe diversas leis de DEUS que não são mandamentos, mais operam da mesma maneira, ou seja! não podemos deixar de obedecer, porque se não estaríamos pecando!!!
    Primeiro: Se arrumem, se ajeitem, e se preparem para DEUS. (Obs: guarde teu pé quando entrares na casa de meu pai.(Eclesiastes 5-1 (um estatuto) aqui é uma ordem a mais; Independente de tudo, antes de entrar no santo do santo, você deve ver que deve entrar totalmente diferente do que você é lá fora ou deixa de ser; ou que fez ou deixou de fazer.etc…
    Exemplo: Tem de ser cristão verdadeiro lá fora, (verdadeiro), e principalmente na igreja, (guarde teu pé). Deixe as preocupações e as coisas do mundo que te fazem ruim lá fora, antes de pisar os pés no santo do santo, isso certamente não ti fará bem, pelo contrário poderá até passar negatividade ao seu irmão que estiver do seu lado. entre outros demais deste assunto amém…
    Segundo: Se arrume para seu marido ou sua mulher, ou namorado, noivo, para que dele venha a atenção em ti.
    Terceiro: Agora sim! se arrume para a igreja, o povo também precisa ver que DEUS ti abençoou, e que foi DEUS que ti deu, e viu graça em ti.
    Resumo final: Tudo que te faz mal ou mau, é pecado, (matar, roubar, adulterar, fornicar (até aos que não sabem, não querem saber de igreja, só de curtir, vai e sai com uma menina ou um rapaz, e pega ai uma doença, ti fez um mau(pecado), mentir, não servir a DEUS, servir a outros deuses. etc… Tudo que te fizer mal ou mau, é pecado, e o salário do pecado é a morte. (romanos 6-23).
    Não confunda doutrina com usos e costumes, mais obedeça as doutrinas e costumes e usos da sua igreja, obedeça o teu pastor, ou seu líder, porque isso sim será contado, é claro que também devo dizer que você não pode estar num lugar que não se sente bem, tem que procurar um lugar que se sinta bem na presença de DEUS, ai sim você da lugar para DEUS te usar.
    O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE, O SENHOR FAÇA RESPLANDECER O SEU ROSTO SOBRE TI, E TENHA MISERICÓRDIA DE TI, O SENHOR SOBRE TI LEVANTA O TEU ROSTO E TI DE A PAZ.

  63. Como está escrito lá em cima:
    “IV- E AQUELE TEXTO?

    Existem alguns textos que são muito usados por algumas pessoas para condenar o uso de jóias pelos cristãos, a pergunta é: o que estes textos querem dizer? Vamos analisá-los.

    4.a- Is. 3: 16-26 – As vezes alguns mais desavisados também usam estes versículos para manter suas proibições. É um uso mal feito, pois aqui se estivesse proibindo as jóias para as mulheres, estaria proibindo também:

    · Véus (19);

    · Cintos (20);

    · Anéis (21);

    · Roupas caras, capas, bolsas (22);

    · Espelhos, roupas de linho, xales (23);

    · Perfumes, penteados, roupas caras (24).”

    Acho que não tem problema as mulheres usarem desde que não se exaltem
    “O senhor diz: Por causa da arrogância das mulheres de Sião, que caminham de cabeça erguida, flertando com os olhos, desfilando com passos curtos, com enfeites tinindo em seus calcanhares, o Senhor rapará a cabeça das mulheres de Sião; o Senhor porá a descoberto as suas vergonhas”. – Is 3:16-17

    ou seja, antes as mulheres usavam esses acessorios mas em Sião foi diferente, as mulheres se “achavam” e o Senhor proibiu para já não trazer problemas, porque isso era uma vergonha.

    De: meu entendimento (não sei se está correto xD)

  64. Ser crente fiel é aquele que renuncia a si mesmo. Renuncia as vontades, as vaidades, é aquele que vigia o que falar, o que vestir e como se comportar perante a Deus e aos homens, para que não seja motivo de escândalos.
    Se ser crente é ser igual a todos….. Não faz sentido, o crente deve ser visto como um servo, e o sevo nada faz a não ser obedecer. Se sua veste não é extravagante, não tem cor forte, não mostra todo o teu corpo e esta dentro da palavra…… quem é que pode examinar-se a não ser você mesmo….. E o nosso coração é enganoso como diz na bíblia….. Muitos dizem, não precisa tanta modéstia, usar vestes modestas, o importante é o coração, se for pessoa boa, ajudar os outros….. Mas será que quando batem na sua porta e dizem que precisam de um abrigo, o seu coração tao bondoso abrigará um desconhecido, um familiar distante, uma viúva com criança pequena, um parente deficiente que esta sozinho;;;;;; você pode ajudar uns dias,, depois s cansa….. porque essa cruz você não quer…. MAS JESUS nos quer, temos que nos consagrar, arrepender dos pecados e nascer de novo, e se somos novas criaturas, aquilo que nos afastava de Deus tem que ser lançado fora. Se fosse para seguir, não poderíamos comer carne de porco, que é citado em êxodo e levítico entre outas passagens na bíblia. Ai dizem, mas era numa outra cultura no velho testamento. Mas Deus não diz : eu não mudo., eu sou o mesmo ontem, hoje e eternamente.
    Se o caminho é árduo, estreito e poucos passaram por ele, então faça a diferença, se vista como servo, ande como servo, fale como servo, obedeça como servo e siga o mandamento do Senhor Jesus:
    Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo.
    E o julgo vem de Deus, então pense o que ele pensaria de você, dos seus pensamentos, de suas veste, das suas atitudes.
    É tempo de servir o Senhor, de buscar a ele e se endireitar. Amém !

  65. segundo a biblia nao podemos nos deixar levar pelas coisas do mundo , jóias e maquiagen sao coisas mundanas e prazeres carnais. e alem de tudo quando formos arrebatados nao vamos levar jóias e nem vamos ir maquiados pro céu,iremos do jeito que vinhemos ao mundo e cuidado com esses textos que contrariam a palavra de deus e nao induza suas ovelhas a fazerem a coisa do jeito errado pq no fim de tudo quem vai pagar por isso é vc ;-)

  66. Porque as pessoas tem mania de distorcer o que é escrito por Deus hein. sera
    que as pessoas fazem isso pra se tentar servir a Deus de um jeito modo que Nao
    tenham que desapegar das coisas do mundanas. Porque antigamente todas as igrejas evangelicas seguiam um modo padrão de servir a Deus,ou seja sem Maquiagens, sem brincos e adornos e agora pode-se tudo…..o que aconteceu a
    palavra de Deus mudou????????ou as pessoas tentam distorcer o que é escrito por Deus…….uma coisa é certa……o caminho do Ceu é estreito…..muito estreito……..

  67. parabens pelo estudo arraso na palavra verdadeira que e a de cristo aprendi muito mais deus continue te dando graca .

  68. Olha usos, costumes, tradiçóes religiosas não salvam ninhguém, o que salva é Jesus, Ele não olha a aprarência, ele olha o coração. Vaidade, quando em excesso é pecado, mas se arrumar é algo comum de todos. Usar calção, calça ou outra roupa pode sim desde que seja sem exageros.

  69. ISAIAS OLIVEIRA TRINDADE
    Parabéns pelo conhecimento me sinto uma formiguinha pois vejo que es muito culta na bíblia mas sou obrigado a lhe dizer algo não discordando más expressando-me segundo o que Deus mim ensinou, lembramos que no antigo testamento e quando o povo saio do Egito eles não tinham lei, a lei só foi dada aproximadamente 30 anos apos a saída do Egito e lembrando que o povo era israelita mas cresceram nos costumes egípcios, então jóias e enfeites eram costumes do Egito por isso tenhamos muito cuidado para que se não introduzam costumes contrario a santidade só isso, e em nem um lugar do novo testamento se acha escrito que Deus mande ninguém usar jóias ou maquiagem, sim fala de santificação e que a vaidade também é pecado por isso aconselho-te a retificar suas opiniões para que Deus não lhe cobre por induzir alguém ao erro desculpas se fui um pouco áspero pois procura amar meu semelhante e andar na santificação a paz de Deus para todos.
    A bíblia é muito complexa por isso o senhor falou examinai as escrituras e elas de mim testifica a palavra diz em Hebron 14. “12 Segui a paz com todos, e a santificação; sem a santificação ninguém verá o Senhor”
    1º PEDRO 1.3 O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;
    4 Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.
    5 Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos;
    6 Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto.

    (I Timóteo 2:9) – Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em TRAJE HONESTO, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou VESTIDOS preciosos,
    2:10 – Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.

  70. a biblia diz que bom que viva os bons costumes,ta na biblia…

  71. Pingback: POSTAGEM COLETIVA – Eu não bato no meu filho. Dou o exemplo. Porque escolhi criar meus filhos sem violência « Escolhi ser mãe

  72. Showww esse estudo… muitas mulheres precisam ler isso…temos que acabar com esse impressão que a mulher evangelica “crente” não pode se arrumar, não pode ter estilo e muito menos ter uma boa aparência…acho absurdo… impor costumes que mulher não pode se maquiar.. mulher nao pode usar esmalte..mulher não pode usar calça…entre outras coisas…Dentro deste estudo vc fundamentou muito bem.

  73. Amei sua postagem me ajudou muito, ontem tive uma revelação do senhor sobre o arrebatamento e infelizmente eu nao subia aos ceus , e quando acordei escultei a voz do senhor dizendo que ainda há algo em mim que nao posso herdar o reino celestial, fiquei em duvida sobre maquiagem .. mais vou analisar a minha vida e ver exatamente oq me faz mal…. gloria a deus.

  74. A questão toda desse assunto deveria voltar a uma pergunta, qual e o beneficio e o maleficio do usos de enfeites ,A mulher tem que ser tornar bonita? o objetivo é exatamente esse, mas para que para estar bem consigo mesma, isso levanta a alta estima dela, então não é errado, assim como não é errado fazer valer dessas coisas para ser admirada ,cobiçada ,e gerar mal desejos no coração dos outros neste caso não se examine diante de Deus ele não liga afinal né? que voçe esteja cooperando para isso(Mt 5.28)

  75. Paz do Senhor.
    Acredito que muitos estão se preocupando com usos e costumes, enquanto muitas almas estão indo para o inferno, por falta de ouvir a verdadeira doutrina do Senhor, que salva e transforma o pecador. Nos dias de hoje, muitos são bombardiados através da televisão, radio e outros meios de comunicação dizendo; que vai para o inferno se a mulher usar calça jeans e outros, quem somos nós para julgarmos, pois no livro de Mateus Cap. 7, é claro em dizer que não pertencem a nós o julgamento, e o Senhor Jesus disse no livro de Marcos Cap. 16 Vers. 15: ” Vão ao mundo inteiro e pregue a boa-nova a todas as pessoas. Até quando muitos que se dizem crentes vão ficar apontando usos e costumes.
    Deus te Abençõe……

  76. eu acredito que devemos deixar o achismo e opniões de lado e atentar para oq a palavra verdadeira mente diz e não puxar brasa para nossa sardinha,se a palavra diz q devo ser santo,separado diferente não é uma roupa ou um adorno q vai fazer eu perder a santidade desde de q fassamos com descencia.do que adianta eu não usar nenhum adorno,não cortar o cabelo,só vestir calças no caso dos homens,só vestir saias longas e não ter amor no coração o temor do espirito santo de Deus em sua vida.Deus fala com cada um de maneira diferente quando vc usar algo que desagrade a ele concerteza ele vai te falar.

  77. CONGREGO A 20 ANOS EM UM MINISTERIO PENTECOSTAL!!!
    E QUE ENSINA POR EXEMPLO – SE EU USAR BERMUDA VOU PRO INFERNO!!!
    MAS EU MESMO RECOMHEÇO QUE MEU CORAÇAO ESTA CHEIO DE RANCOR E MAGOA!!!! MAS PARECE QUE ESTARMOS FANTASIADOS DE CRENTE, COM CALSA SOCIAL, SAPATO E GRAVATA. DAI ESTA TUDO BEM!!! EU E MINHA ESPOSA NA RUA E NA CONGREGAÇAO PARECEMOS UNS SANTOS, MAS VIVEMOS DENTRO DE CASA COMO INIMIGOS, E ISSO A ANOS!!!!!!!!
    E TENHO CERTEZA QUE MUITOS ( CRENTES) VIVEM ASSIM,
    FRANCAMENTE ESTOU CHEIO DE VIVER COMO UM SEPULCRO CAIADO COMO DISSE JESUS. E POR ISSO COMECEI VISITAR OUTROS MENISTERIOS. MAS NAO UM MINISTERIO LIBERAL COMO ALGUNS DIZEM, POIS ELES ENSINAM QUE PODE SIM A IRMA USAR ESTA OU AQUELA ROUPA, MAS COM DECENCIA, PODE SIM A IRMA SE MAQUIAR MAS COM DECENCIA. PODE USAR JOIAS MAS COM DECENCIA!!! IRMAOS COM JESUS VOCE PODE TUDO , MAS TUDO COM DECENCIA E MODERAÇAO! EU NAO QUERO MAIS PARECER UM CRENTE, QUERO SER UM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  78. JESUS NOS ESCOLHEU PARA SERMOS SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO, OU SEJA FAZER A DIFERENÇA. QUANDO O REI ASSUERO ESCOLHEU SUA RAINHA, ELE ESCOLHEU ESTER QUE ERA SIMPLES. SEI QUE TÊM MUITAS MULHERES QUE NÃO USAM ENFEITES,MAS SÃO PESSOAS DE CORAÇÃO RUIM, MAS QUANDO JESUS VOLTAR VAI TER MUITAS SURPRESAS. PARA CADA PESSOA DEUS TRAÇOU UM PLANO DIFERENTE. EU MESMA QUANDO NÃO CONHECIA JESUS, PARECIA UMA PAVÔA, HOJE COM JESUS NÃO CONSIGO MAIS USAR NADA DISSO,. ACREDITO QUE O PLANO DE DEUS NA MINHA VIDA, NÃO INCLUI ENFEITES. JÁ OUTRAS PESSOAS NÃO SE SENTEM INCOMODADAS. SÓ SEI DE UMA COISA, AQUILO QUE NÓS NÃO TEMOS CERTEZA É MEELHOR CALAR , DO QUE JULGAR, NAQUELE GRANDE DIA O SENHOR MOSTRARÁ A TODOS, QUEM IRÁ SUBIR COM ELE, POR ISSO CONTINUE OBEDECENDO A DOUTRINA DE SUA MÃE , A IGREJA.. A BÍBLIA DIZ QUEM FOR SANTO SE SANTIFIQUE MAIS, E QUEM FOR SUJO QUE SE SUJE MAIS, SE VC SE ACHA SANTO, ENTÃO CONTINUE BUSCANDO A SANTIDADE. A PAZ DO SENHOR.

  79. romanos 12, 2 diz e nao conformeis com este seculo,mas transformai-vos pela renovaçao da vossamente ;e nao vos conformeis, i e nao vivam de acordo com o estilo ou tendencia da era presente

  80. BOM COM AS COISAS QUE MUITOS PASTORES ESTÃO ACEITANDO NÃO TEM NADA HAVER COM DEUS NA VERDADE MUITOS SÓ ESTÃO PENSSANDO EM SI MESMO QUANDO OS FUNDADORES DA ASSEMBLEIA DE DEUS VINHEIRO AO BRASIL MANDADO POR DEUS ELES ABRIRO UMA IGREJA OU UMA SEITA [EU TENHO CERTEZA QUE SIM QUE SÃO PROFETAS DE DEUS] PASTORES JA DERÃO CONTA QUE NAQUELE GRANDE DIA VCS VÃO PRESTAR CONTA DAS TUAS OVELHA EZEQUIEL ESCREVEU AI DOS PASTORES QUE NÃO APASENTA SUAS OVELHAS PERDOI-ME PELAS MINHAS PALAVRAS SE MACHUCOU ALGUEM

  81. Achei muito bom eu era d uma igreja d usos e costume mas nao m sentia feliz hj faco parte d uma igreja liberal sou feliz e deus abita em mim q seja tudo com ordem e desencia.

  82. muito bom o estudo nunca vi igual perto de uma pessoa tao sabia como voçe eu acho que eu alimentaria so da palavra coisa linda que deus te abencoe

  83. nao gostei pelo simples fato de que muitos vesiculos que usou nao é simbolico sim ao pé da letra sim quem usa nao vai pro inferno mais serve pra diferencia as trevas da luz a bbiblia nos diz que temos que ser diferente do mundo nao usar o ki o mundo nos oferece! tbm diz desporja-se do velho homem.

    e Deus nos fes sem maquiagem se fosse pra se pintado Deus teria feito nós pintados em a simplicidade do crente nao deixa feio mais sim com a aparencia de cristo!

  84. Bem. Depois de tantos comentários e diversos pontos de vista, o final de tudo é: obedecer a Deus e guardar a sua Palavra. A palavra de Deus, não opiniões de homens.

  85. È muuuuito difícil aceitar ser diferente, pois o inimigo das nossas almas querem que sejamos iguais. Deus se preocupa com nossas vestes, pois ele foi o primeiro estilista, quando adão e eva pecaram, quem fez roupas para eles foi Deus pois Ele não se agradou do que eles dois haviam feito para vestir.
    Usos e costumes são coisas do coração, aquele que não está preparado para tirar algo sendo guiado pelo Espírito Santo, nem deveriam se dizer convetidos, pois o mundo ainda mora neles, ver as outras mulheres não convertidas faz dar vontade de voltar a usar algo. Em nenhum momento alguém me pediu que deixasse de usar algum tipo de vestimenta ou adorno, ou a igreja me obrigou a deixar ou o pastor, mas aos poucos fui deixando de usar muita coisa pois o Espirito Santo me moldou, e não sou uma mulher desleixada e nem pareço uma velha, sei me vestir com elegancia e bom senso, pois meu emprego me exige boa aparencia, inclusive já recebi pedidos de pessoas não-crentes para ajudá-las a se vestir. Nessas pequenas coisas vejo que Deus se agrada não só do meu coração, pois o corpo externa o que há por dentro.

  86. Gostei muito do respaldo da palavra quer lie embora não pude ler tudo mas tive muito proveito da palavra de Deus

  87. O texto não é de minha autoria. GENTE: leiam com atenção antes de me criticarem, ok?! Vocês vieram até aqui e leram os posts por vontade própria, não foram obrigados portanto, peçam discernimento ao Espírito Santo antes de meterem o pau em mim sendo que a maioria dos posts NÃO é de minha autoria, Grata.

  88. caro Francisco Ricardo

    Disse Jesus: ” Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. … Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” ( Mt. 11:28-30)

    ele tambem disse vinde como estais… isso é o contrario de permaneceis como estás.

    ele disse e conhecereis a verdade e a verdade vos libertara…

    que deus te abencoe.

  89. a paz do senhor!!!

    em resposta a pergunta de paloma:

    Fala sério! O uso de joias não vai me tornar mais santa e nem tirar minha santidade. Tem muita mulher por aí que não usa nada disso , porém tem o coração ruim, é fofoquei, intrigueira, bate nos filhos em casa, não cuida direito do marido… Enquanto tem outras que usam tudo isso e é uma mulher de Deus, cuida muito bem do lar, tem uma família abençoada por que é prudente! E aí? se Jesus voltar qual delas irão?

    minha querida nesse casa nenhuma das duas ira se encontrar com Deus.

    a que nao usa nada disso mais tem o coracao ruim, acha que sera salva pelas obras, enquanto a outra que usa isso e mais um pouco e tem um coracao bom já acha que sera salva pela fé… enquanto que a palavra de deus diz que a fé sem as obras esta morta. ambas devem andar juntas. a salvacao nao vem pelas obras para que ninguem se gloriasse mais é um dom de Deus.

  90. Achei muito proveitosa as explicações bíblicas para o assunto, pois isso com certeza ajudará muitas possoas a começarem a se livrar da opressão religiosa imposta por algumas denominações que procuram tornar o caminho da salvação ainda mais estreito do que já é, simplesmente para fazerem parecer que suas igrejas são mais santas que outras. É um farisaísmo desmedido e irresponsável que insiste em determinar o que é certo e errado sem considerar a bíblia com seriedade e honestidade. Considero um estudo como este extremamente necessário e oportuno para estes dias de transição por quais estamos passando. Este estudo não é a favor de um liberalismo irresponsável e nem contra costumes mais concervadores. É apenas a visão mais lógica, honesta e coerente que se pode obter por meio das escrituras. Meus parabéns ao autor do texto pela sua sobriedade e objetividade demonstrados através dos seus escritos. Fiquem todos na paz do Senhor Jesus Cristo!

  91. Fala sério! O uso de joias não vai me tornar mais santa e nem tirar minha santidade. Tem muita mulher por aí que não usa nada disso , porém tem o coração ruim, é fofoquei, intrigueira, bate nos filhos em casa, não cuida direito do marido… Enquanto tem outras que usam tudo isso e é uma mulher de Deus, cuida muito bem do lar, tem uma família abençoada por que é prudente! E aí? se Jesus voltar qual delas irão? Será que a que usa, por que usa? Ou a que não usa nada e é “louca”? Se vocês tiverem a resposta eu quero saber!

  92. Graça e Paz, o interessante é que lideres de igrejas defendem ” modestas, sem vaidade…” , porém, seus paletós e carros tem que ser os melhores, bem como as roupas santas das esposas tem que ser de grifes finas… Vamos viver um evangelho cristão, sem se preocupar com doutrinas secundárias ! Jesus vive! Amém.

    Siqueira Jr.

  93. o diabo c aproveita dessa brecha para engana muitos cristão,coloca esta religiosidade para proibir as mulheres de Deus de serem livres ,era escrava no mundo foi para igreja virou escrava de usos e costume.ficam com aspecto de mulheres muito mais velhas . que jesus possa esclarecer

  94. Disse Jesus: ” Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. … Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” ( Mt. 11:28-30)

  95. Deus criou tudo a criança não nasceu com a orelha furada então quem inventou isso?foi a miha mãe?claro que não foi o inimigo da nossas almas;pois ele quem tenta mudar tudo que DEUS criou perfeito.

  96. Achei muito esclarecedor este tema e importante também, nós cristão precisamos muito de alguém que tenha conhecimento profundo em determinados assuntos bíblicos para nos ajudar a compreender melhor o que lemos.

  97. É IMPRESSIONANTE COMO AS PESSOAS SE PRENDEM A VAIDADE!
    A PONTO DE DIZER QUE ERAM FELIZES QUANDO USAVAM BRINCO, E QUANDO AS PROIBIRAM DE USAR, FICARAM TRISTE. COMO PODE ALGUEM CONVERTIDO ENTRISTECER POR CAUSA DE VAIDADE, SE DEUS É PAZ, E ALEGRIA!!!!
    EU FICO INDIGNADO COM ISSO, SENDO QUE É A NOSSA SALVAÇÃO QUE CONTA, QUANDO JESUS VOILTAR, NINGUEM VAI SUBIR COM BRINCO, JOIAS E ETC, VAMOS SUBIR DA MESMA FORMA QUE VIEMOS AO MUNDO. MAS QUEM SOU EU PARA JULGAR. DEUS SABE DE TODAS
    AS COISAS, NENHUM CRISTÃO É PERFEITO A PONTO DE SEGUIR AS ESCRITURAS CORRETAMENTE, POR QUE TEM MUITA COISA QUE DEUS CONDENA, MAS NINGUEM AS SEGUE. MUITOS SO QUEREM OUVIR VAIDADE, PROSPERIDADE, FAMA, SUCESSO E TUDO MAIS, MAS NÃO QUEREM OUVIR O ESPIRITO SANTO FALAR, A BIBLIA É CLARA, QUEM TEM OUVIDOS OUÇA O QUE O ESPIRITO DIZ A IGREJA, VAMOS PREOCULPAR COM A NOSSA SALVAÇÃO, EM ANUNCIAR A VINDA DO SENHOR, EM VEZ DE PREOCULPAR COM ESSA MATERIA QUE É O NOSSO CORPO. DEUS DIZ: BUSCAI PRIMEIRO O REINO DO CEU, E AS OUTRAS COISAS SERÃO ACRESCENTADAS.
    A PAZ!

  98. Não sou contra uso de calça e outras coisas .
    Sou contra a imoralidade dentro das igrejas, e até de muitos crentes, a Biblia diz: que somos o sal da terra, e a luz do mundo, e temos que ser diferente, e o apostolo Paulo diz: sei que tudo é permitido , mas nem tudo me convem. Devemos ser diferente desse mundo, tem muita gente que anda com shortinho curto, com as pernas todas de fora, ou ropa colada, transparente, ainda dizem ser servo de Deus, se quer usar, mas que use algo comportado, que não vá escandalizar a igreja do SENHOR, por que somo templo do Espirito Santo, o nosso corpo é casa do Senhor, e temos que estar com nossa casa em ordem, Deus vem buscar um povo lavado e remido pelo sangue do cordeiro, então irmãs vamos ter o brilho do espirito santo e ter dessencia em escolher o que vamos vestir, a gente anda na rua e nem sabe mais quem é crente e quem não é, mas sabemos que são os ultimos dias. Por se multiplicar a iniquidade, o Amor de muitos iriam se esfriar, e é o que esta acontecendo, muitos tem se esquecido de DEUS. Peço perdão pelas palavras , mas cada um da a sua opnião, e essas palavras saiu do meu coração. A ´paz do SENHOR

  99. na biblia não diz diretamente joias, no livro de exodo 35 4-5 moises diz ao povo para ofertar ao Senhor com o que eles tinham, cada um dava aquilo que sentisse no coração e diz mais, trazei por oferta, ouro, prata e cobre. mas não fala diretamente que são joias. Talves seja a versão da biblia que é diferente. So sei que Deus usa quem ele quer na hora em que ele quizer, pois Deus tem compromisso com sua palavra não conosco. Se ELE quizer usar um bebado ele usa, então devemos respeitar o uso e costume de cada igreja, por que servimos ao mesmo Deus, somos pó e cinza, e devemos ser fiel em tudo com nosso corpo nossa alma e nosso coração. Deus não quer somente nosso coração, ele quer espirito, alma e corpo. Amém!!!!!

  100. gostei ate no estudo porem deixou a desejar nos livros, capitulos e versiculos biblicos,EX 3:21-22,DEUS estava encorajando moises com uma palavra de recompensa ou seja e claro que farao nao iria deixar moises sair com o povo certo?quanto mais lhe pagar o que devia,agora deus diz eis que nao saira com as maos abanando moises,pois cada mulher pedira a sua vizinha e a sua hospeda *vasos* de prata e *vasos* de ouro,e vestidos,os quais poreis sobre o vosso filho e a vossas filhas e despojarei ao egito.o verbo despojar significa “desapossar” entao desapossarei do egito e entregarei a tua mao moises.
    EX 35:4-5 DEUS esta ordenando aos filhos de israel que se *desapegue* do ouro* e do cobre* oferecendo uma oferta de um coraçao* voluntario e disposto
    a deixar no altar”por que onde esta seu tesouro ali esta seu coraçao” MATEUS 6:21.

  101. Se tivéssemos que usar o meio de transporte de usos e costumes teriamos que trocar os carros por camelos

  102. Olá pessoal !O que eu poderia comentar……Tudo é muito confuzo,porque as opinihões são as mais diverssas .emaginem milhões de pessoas no mundo e cada uma pensa de uma forma diferente ….Obrigado !!

  103. gostei muito do estudo.nao uso brincos , nem calças compridas mas, tenho certeza de que a salvaçao vai muito além do aparente.Que pena que muitas pessoas que dizem ter o amor de Deus amam o exterior e nao o proximo!!!!!!enfrento muitas questoes por nao defender o estatuto da igreja que congrego, pois defendo mesmo é a palavra de Deus!!!!Abraços!!!!

  104. Gostei muito desse estudo porque me esclareceu duvidas que ainda pairavam sobre mim.

    Sou Cristão!! Não apenas um Crente, não Evangélico. Cristão!!!

    Eu uso brincos, pulseiras e tornozeleiras, e me sinto bem comigo e com minha comunhão com DEUS.

    Creio que muitos de nossos irmão que postaram comentários, ainda não conseguiram alcançar a profundidade desse estudo, pois continuam questionando o que já foi explicado. A estes, peço que peguem suas Bíblias e estudem a palavra de Deus pedindo Ao mesmo, que lhes abra o entendimento para que deixem toda religiosidade e crença em costumes impostos pelas igrejas de lado e vejam o verdadeiro e puro Evangelho e a exortação das Leis de >>DEUS<<.

    Que Deus continue nos Abençoando.

  105. Muito bom seu estudo ,tem base e fundamento biblico,o importante e que o irmâo buscou os originais,ao ponto que muitos so especulam,falam em santidade ,mas nâo estudam para saber a biblia no seu original quanto a epoca ,costume local ,linguagem e proposito a que foi escrito.parbèns….Pastor Rubens.

  106. só uma pergunta, vc tem certeza do q vc esta fazendo? Depois q lerem muitos vão fazer oq sempre tiverão vontade de fazer, cair liberalidade, tudo isso por q vc escreveu esse texto ,espero q um dia vc não tenha q responder por ele, analize se ele traz edificaçáo para alguem va horar a Deus para q vc não pegue caminhos q te leve para longe de Deus e acabe levando mais gente com vc.Que Deus te abençoe,

  107. Gostei Muito do Estudo Bíblico Já sei que posso usar brincos mas sempre quando se olhar no espelho sempre que eu veja uma Pessoa Cristã! Para que os outros me veÊm tbm como um cristã .

  108. gostei muito do estudo agora sei que não é proibido usar adornos, mais que para me vestir devo olhar no espelho e pensar o que um cristão o não cristão iria achar de mim, se sou um a serva de Deus ou não, e também pensar se não estarei fazendo outro pecar pela forma com que me visto.

  109. Por isso que é sempre bom examinar as “Escrituras” e principalmente com o que se dizem: Doutrina.
    Acho este estudo muito importante e percebo que muita gente precisa mudar o conceito, passar a amar a “Deus” atraves de “Jesus Cristo” e deixar de lado coisinhas impostas e/ou padronizadas por placas de igrejas pois a salvação é somente atraves de “Jesus”.
    Separamos as coisas boas para a nossa pratica do dia-a-diae deixamos as coisas ruins, aifnal, a salvação é para toda eternidade.

    Elias..
    Para informar sobre outras publicações de estudos importantes assim:
    eliaslrc@hotmail.com

  110. Depois de analizar todas as colocações chego a uma conclusão:
    muitos cristãos ,não estão preocupados com sua salvaçao,e sim o quanto podem aproveitar deste mundo,sem serem cobrados por isso,enfim depois de 16 anos de fé pentecostal,guardando muitos costumes que me ajudaram a santificar a minha vida,posso afirar sem dúvida,que muitas pessoas,estão tão enganadas a respeito de sua salvação,que não teriam a certeza dela,isso é se preocupam mais com o que podem fazer,com o que não podem,por isso vamos viver a santificação,”e todo o vosso corpo,alma e espirito” sejam guardados para o senhor,leia 1 tess.5:23

    Evangelista Carlos Ireno

  111. Parabéns, Adriano! Q Deus te conserve destemido sempre! Sei q não é fácil falar a verdade qdo a rejeição e oposição são maioria. Mas lembre-se: Dificilmente um profeta tem amigos… João Batista perdeu a cabeça por falar a verdade! Louvo a Deus pela sua vida! A Paz do Senhor! (denisez2010@hotmail.com)

  112. Demais! o melhor estudo a respeito que já li…texto objetivo e equilibrado como é a Bíblia! Deus continue os abençoando por nos da-lo!

  113. Parabéns Pelo Estudo.
    Gostei d+, agora vou orar pra Deus confirmar no meu coração. Eu fui catolica e à 5 anos me converti ao Senhor Jesus. e comecei a congregar em denominação que não aceitam isso. Comecei a tirar tudo o que usava, tirei calças, usava um brinquinho tirei tb. Por ele citavam um monte de versiculos que proibiam na biblia. E hoje me sinto muito triste, era uma pessoa alegre, mas agora nao tenho mais vontade de me arrumar, e acho que nao é oque Deus quer de mim. Eu posso usar mas tudo com ordem e bom senso. A biblia fala uma coisa , e o homem fala outra e isso acabou criando uma confusão na minha mente. Mas agora com esse esclarecimento. fiquei mas calma. Vou mergulhar na palavra e pedir pra Deus continuar confirmando essa palavra em meu coraçao. Pq tenho certeza que Deus nao quer me ver triste. obrigada Deus os abençoe sempre.

  114. gostei do comentário sobre usos e costumes,preciso que me envie um assunto deste,afim de me aprimorar neste conhecimento tão importante e fundamental,obrigado.

  115. Eu suponho que o Joelson Gomes deve ser um estudioso do assunto, porém creio que hoje em dia a maioria das igrejas que aceitam o vestuário dos seus membros deviam alertá-los dos exageros e fiscalizar, explico; quaisquer pessoa que leia o artigo do Joelson, vai familiarizar-se com o uso de adereços e outros objetos e sem pedir orientações irá usá-los sem critério, justamente por que ele leu que “pode”, refiro-me nas calças compridas para mulheres que tem o cós baixo onde eu já vi em muitas igrejas “irmãs” usando e abusando de tal vestimenta que causa sim escânda-lo, brincos nas orelhas dos rapazes, que mais se assemelham aos cantores de rap, pagode e outros ritmos. Minha idéia não é polemizar mais deixar minha opinião a respeito de assunto tão delicado.
    Que Deus abençoe a todos.

  116. Em RM;14 DEUS nos fala de uma tolerância que parece ainda não compreendida por nós que muitas vezes nos colocamos a frente de discussões com postura de juízes e não de cristãos.
    Precisamos nos amarmos mais e confiarmos no nosso DEUS.
    Se jesus prometeu ao ladrão a salvação, como podemos questionar SUA decisão
    (visto que o ladrão não recebeu o batismo em águas)?.
    Amados irmãos em cristo o AMOR DE DEUS excede em SABEDORIA.
    Esse relato de perdão muito me falou ao coração e hoje me sinto mais sobe a misericórdia e graça de DEUS,mas,não desprezando seus ensinamentos.
    Sinto porém o desejo de viver em harmonia, não nos dividindo em nossos próprios entendimentos,nos servindo da palavra de DEUS para nosso crescimento e edificação espiritual e não para divisão de um povo escolhido e
    separado.
    Em MC12;33 nos fala de um mandamento que deve ser o referencial de nossas
    vidas.
    A PAZ DO SENHOR,IRMÃOS.

  117. ola muito obrigado por suas explicações, pois quase desviei do evangelho pensando que não estava agradando a deus pois na minha igreja não proibe certas coisas, mas eu frequento igrejas que proibem tudo( voce sabe o que estou dizendo) ai entrei num conflito interno, sendo novo convertido não sabia o que fazer, so orava a deus e pedia disenimento agora leio estas passagens bilbicas meu coração se aquietou, um pouco vou pedir pra deus confirmar no meu coração. ms des de muito brigado continui falando a verdade mesmo que não seja do agrado de todos,

  118. Corrigindo o texto anterior, pois, havia escrito-o, e na pressa, acabei publicando-o sem nenhuma revisão, e o mesmo contém alguns erros ortográficos que são incondizentes com o mesmo, que lança uma crítica justamente a falta de conhecimento de alguns.

    “Parabéns pelo estudo. O mesmo é de grande valia, para quem procura uma resposta para muitas regras impostas por certas igrejas hoje em dia. O triste é ver que, pessoas que sequer sabem se expressar (escrever), vem a público, defendendo pontos de vista que elas sequer conseguem entender. Muitas dessas pessoas, sequer sabem o que significa uma metáfora, e mesmo assim, se julgam arautos do Deus Altíssimo.”

  119. Corrigindo o texto anterior, pois, havia escrito-o, e na pressa, acabei publicando-o sem nenhuma revisão, e o mesmo contém alguns erros ortográficos que são incondizentes com o mesmo, que lança uma crítica justamente a falta de conhecimento de alguns.

    “Parabéns pelo estudo. O mesmo é de grande valia, para quem procura uma resposta para muitas regras impostas por certas igrejas hoje em dia. O triste é ver que, pessoas que sequer sabem se espressar (escrever), vem a público, defendendo pontos de vista que elas sequer conseguem entender. Muitas dessas pessoas, sequer sabem o que significa uma metáfora, e mesmo assim, se julgam arautos do Deus Altíssimo.”

  120. Parabéns pelo estudo. O mesmo é de muito valia para quem procura uma respostas para muitas coisas impostas por certas igrejas. O triste é ver pessoas que sequer sabem se espressar (escrever), virem a público defendendo pontos de vista que ele sequer elas conseguem entender. Muitas dessas pessoas, sequer sabem o que significa uma metáfora, e mesmo assim, se julgam arautos do Deus Altíssimo.

  121. Os adornos nao sao pecados desde que seja usado em momentos corretos e com moderaçãom pois o excesso será considerado como vaidade!

    Faltou ao expositor do estudo falar sobre essa moderação, mas foi válido e serviu para um melhor entendimento da palavra de Deus!

    Muito obrigado pelos estudos!

  122. A paz do Senhor,

    Sei que a Biblia sagrada nos diz: Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres, João 8 V 36, muitos dizem ser libertos, mas o teu coração estão presos as coisas deste mundo, dizendo o que importa é o coração, e se o teu coração não te condenas…, muitos bricam de ser evangelicos por este motivo existira a separação entre o joio e o tribo, bom para mim Jesus vem buscar um povo zeloso e de boas obras, que guarda a sã doutrina e os bons costumes, procurando, se, santificar a cada dia, deixando as coisas deste mundo e agarrando as coisas de Deus, para entendermos a Biblia e os valores contidos na santa palavras, demos estar sempre em oração e consagração, que Deus possa achar verdadeiros adouradores, os quais não apenas o adorão entre quatro paredes mas sim, que possa possuir o cheiro de Cristo, a fala de Cristo o andar de Cristo e que atravez de seu testemunho possa levar muitas almas a Cristo.Deixo para vossa meditação Mateus 6 V 19,20,21,22,23,24 e 33. ora vem Senhor Jesus.

  123. MISSIONARIA

    parabens foi para mim de grande aproveito o seu estudo pois ando pro curando
    servo assim como o senhor para esclarecer a verdade aos ignorante concenente a palavra da veradade sou leitora assidua da palavra e gosta de ouvir verdades como estas continue pesquisando alguns vercsiculos sobre este ensinsmento e veio para como chuva serodia Deus te abençoe.

  124. caros irmãos estes assuntos ,só nos levam a discutir diferenças,quando o que devemos fazer é viver
    em concordancia em CRISTO JESUS ,pois a beleza estar nele e na sua divina essencia,se fomos feitos a imagem e semelhança de DEUS… porque vivemos tentando mudar nossa aparencia com adornos e modismos passageiros sendo o mesmo a origem de nossa amarguras e discordias sudo isso nos causa divisões ,acho que não é vindo de CRISTO!

    Amados .ainda prefiro zelar pela fè,obediencia, perdão,amor,união,compreenção ,por são coisas que fazem ocristão brilhar mais do que quaisquer joias,pois reflete a luz de CRISTO.,

  125. gostei muito do estudo da palava cada dia aprendo mais fique na paz do senhor

  126. olha tem pessoas que procura ganha dinheiro e se sustentado pelas ovelhas.e nao tem coragem de trabalha. ela comesa abri as portas do evangelio. para igreja enche de jente para recarda oferta e dizimos.um dia voce vai esta frente a frente com jesus. e voce vai da conta dessa almas. muito obrigado;

  127. Muito obrigado estava procurando um site que mostrase tudo isso com referências Biblicas. Deus Abençõe sua vida !!!

  128. Esse estudo bíblico para mim foi muito esclarecedor,na verdade nunca concordei com a ideia de que um brinco,uma maquiagem ou qualquer tipo de adorno descente iria contra os princípios de Deus,mas sempre quis entender o motivo de algumas igrejas exigirem esses costumes acima de qualquer outra coisa…o que acho triste e desnecessário pois já é tão difícil,por nossa natureza humana e pecaminosa servirmos a jesus ir contra a nossa carne imagine sobre isso colocar vários outros jugos do homem.
    vejo que mesmo depois de ter lido o estudo alguns ainda reafirmam suas crenças nesses costumes como sendo impostos por Deus..
    a porta estreita que a bíblia se refere não tem nada haver com vestimentas ou enfeites de algum tipo sim contra a luta diária de não se desviar das coisas de Deus,de vencer o nosso adversário maior: o diabo e as perseguições POR SERMOS CRISTÃOS E SOBRE SER DIFERENTES,A NOSSA DIFERENÇA TEM QUE SER NAS ATITUDES,NOS PRINCÍPIOS E CARÁCTER NÃO TEM NADA HAVER COM APARÊNCIA POIS APARENTEMENTE PODEMOS SER O QUE QUISERMOS,A MAIOR PARTE DOS CRISTÃOS QUE BASEIAM SUA ESPIRITUALIDADE EM SEUS TRAJES O FAZEM POIS NÃO TEM OUTRO MEIO DE MOSTRAR SUA ESPIRITUALIDADE.

  129. conhecerei a verdade e a verdade vos libertará, se cristo vos liberta verdadeiramente seres livres.eu fico com a biblia sagrada..

  130. queridos a paz do senhor jesus eu me chamo ivanilson laranjeira pb da assembleia de deus em itaparica bahia olha so a palavra do cristao ela tem que ser sim sim e nao nao
    o que passar disso e do diabo e o que for concordado entre duas pessoas ou mais aqui na terra sera concordado nos ceus e o que sera ligado na terra tambem sera ligado no ceu e o que for desligado na terra sera desligado no ceu infelismente muitos lideres estao preucupados e com o dinheiro e nao se preucupam com a vida espiritual das ovelhas nao estao nem ai com as nossas dificuldades e so deixar um mes sem dar o dizimo um mes que deus nos acuda outra coisa desputa por placa de igreja que e isso cada uma na sua amem quem e santo santifiquisse mais exatamente a beleza seja no interior e nao no exterior deus ja nos fez lindos nao vamos falar dos homens e mulheres do novo e do velho testamento nao vamos falar e de jesus que e o nosso salvador amem sejamos imitadores de cristo e nao dos homes como jesus se vestia como jesus andava nao fiquem procurando argumentos filosofos para preencher seu vazio faca sua parte indenpendente de que igreja voce congrega porque deus e o mesmo e ele e santo santo santo seja santo em toda maneira de ser deus abencoe a todos

  131. Senhor Jesus… quantas pessoas vivendo na Lei, ou seja, antes do advento da Graça, ou melhor, antes de sua morte (Hb. 9:16,17). Quanto tempo gasto nesse assunto tão… inoportuno (Mt. 9:35-37). Paulo destaca a urgência de nossa vocação e chamado (Rm. 10:11-15) e a igreja continua, como os fariseus da época de Jesus, duvidando que o Senhor era mesmo profeta porque curava no sábado (Jo.9), ou seja, valorizando o que já não tem o menor valor e desprezando o inestimável.
    Como o Senhor não é um pedófilo, não creio que Ele irá se casar com uma criança (Ef.5:25-27).
    Senhor tem misericórdia de nós.

  132. Parabéns pelo estudo maravilhoso. Procurei algo sobre o assunto e não encontrei nada que fosse consistente com base bíblica e teológica, só pude ver isso aqui. Fico grata a Deus por existir pessoas assim, “inteligentes”, sábias… apesar de alguns comentários contrários e até estudo em cima do seu estudo, não tira o brilho desta palavra e nem um pouco convencem de forma contrária ao tema, pois não há nenhuma argumentação clara contra a explicações dos versículos citados. Mas uma vez, parabénnnnsss, e que Deus continue te usando para a verdade.
    Fica na Paz!!!

  133. A paz do senhor a todos
    eu quero deixar o meu entendimento de como entendo as escrituras sagradas, mas antes quero deixar bem claro que não sou juiz porque quando paulo escrevia as cartas aos corintios , gálatas ,efésios e as demais não estava julgando e sim querendo tirar os irmãos do pecado,precisamos entender que julgar esta suljeito a condenação e pregar contra o pecado da igreja isso é um trabalho de um verdadeiro discipulo
    a minha resposta é: jesus disse que somos sal da terra e luz do mundo ou seja diferente. a questão é que se você se veste como o mundo, anda como o mundo, fala como o mundo onde esta a sua diferença 2º corintios 5- 17
    thiago disse que aquele que tem parte com o mundo não tem parte com deus thiago 4-4
    quando moiseis sobe aos montes e demora 40 dias para voltar o povo pede a arão pra faser um deus que va adiante deles e o que eles usa pra faser o beserro de ouro, suas joias ,anéis, pulseiras etc….obs:o diabo só usa o que é dele para os seus trabalhos A questão é que muitos dão mais valor ao seu parecer e esquece de pensar no que o senhor esta achando disso 1º pedro 3-3 esta escrito O enfeite delas não seja no exterior no frisado dos cabelos e no uso de joias de ouro, na compostura de vestido
    e se vocêis quiserem saber mais isaias cap 3 e apartir do versus 16 diz que o senhor fara julgara as filhas de sião por causa dos seus ornamentos
    irmãos nos somos novas criaturas as coisas velhas ja passaram tudo se fez novo e tudo isso provem de deus tente experimentar o melhor de deus em vossas vidas e parem de se enganarem e viver uma vida de facilidade, a porta e estreita e o caminho e apertado e são poucos os que entrarão por ela bjs e a paz do senhor jesus

  134. PAZ AMADOS
    pois bem eu tinha formulado uma resposta mas acabei saindo da net sem querer, mas afinal entrei neste blog buscando uma resposta não encontrei mas li toda a materia e ate mesmo os comentarios queria deixar minha resposta mas ao ler o comentario de Adriano percebi que ele deixou claro alguns coisas, creio que devemos ter equilibrio, pois a biblia relata todos o fatos ocorridos na historia não somente em israel mas em todas as nações contemporaneas, por isso devem ter cuidado, pois devido a este fator muitos costumes foram introduzidos no povo de Deus e o Senhor não proibiu os seus profetas de deixarem escritos em seus livros, mas percebemos que não foi apenas uma vez que Deus repreendeu o seu povo, por estarem copiando os costumes pagãos, por esta razão creio que Deus iria repreendeer somente naquela circunstancia ou naquela ocasião, se ao repreender o povo de israel a tirarem do seu meio aqueles costumes é porque eles estavam corrompendo o seu povo, e como Deus os amava não os queria ver daquela forma, porque, porque, Deus percebeu que como nos dias de hoje as pessoas não se arrumavam para o glorificar, mas sim para concorrerem entre si, como nós tambem vemos nos dias de hoje, quando não digo exclusivamente as mulheres mas especialmente elas, se arrumam para que e para quem, voce pode perceber que na maioria da vezes a preocupação delas não é de se arrumar para o marido mas sim para as suas amigas a verem como ela esta bem, e é ai que eu vejo o perigo, por isto sou do pensamento assim como o de Deus não deixar usar para que não se corrompam, Deus as tirou, Deus as fez sentir, que o oque estavam fazendo não lhes agradava, e a minha pergunta é você se arruma para Deus te ver mais bonita, mais elegante mais formosa, mais cheirosa, com isso se eu fosse Deus pensaria que o ser humano estava desagradado com o que Deus fez, porque Deus não me fez desse modo, Deus bem que te poderia te fazer com os olhos e os labios com essas tonalidas ( ou talves fizesse de voce um CAMALEÃO ) para cada evento, meu querido eu queria deixar essa palavra pra voce, tudo quanto viermos a fazer, vamos fazer para glorificar a Deus, não sou contra o uso de certos tipos de calças pelas mulheres não, mais na maioria da vezes elas nem cabem dentro das roupas que querem usar, e ai qual é realemnte a intenção, e simplesmente se vestir bem ou impressionar aqueles que ha estão vendo, como pode alguem querer glorificar a Deus se colocando desta forma, que tipo de cristão nós somos, a biblia diz vem como estas, mas não diz pra permanecer como estás, se form dessa forma temos que aceitar os homicidas, adulteros, ladrões e todos mais a permanecerem fazendo o que faz\er, há mas eles aceitaram a Jesus, então tem que haver transformação, não estou aqui ofendendo a ninguem, é somente o meu ponto de vista, gostaria de escrever mais, mas em outras ocasião, só quero deixar romanos 12:1-2
    12:1 Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus.

    12:2 Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.
    Amados deixo-vos estas palavras não pensando em defender uma igreja ou credo mas sim que de eu e voce teremos que um dia chegar a presença de Deus, Jesus esta voltando e volto a faz\er a pergunta , oque você seria capaz de fazer para herdar a vida eterna, portanto na sua duvida não faça nada que venha impedir de voçê entrar no céu , estou lotando de todas formas para chegar lé e espero te encontrar lá.
    paz…….
    Ev jair de oliveira

  135. é concordo que ate fiquei meia lá e meia cá..mas confesso que nao consigo mas mim ver cheias de adornos,acho que um brinco,um colar,uma calça nao é tao importante como jesus cristo é…o povo estao querendo isso seguir a cristo pelo caminho largoooo…e nao o caminho apertado
    muitos estao entrando pela porta larga e espasoça..

  136. aquele que julga se faz juiz de si mesmo, e o q mais tem nas igrejas, sao juizes, querendo tomar o lugar de deus. o senhor nao atentar para a estatura nem pela aparencia,mais pelo coraçao.

  137. É, EU CONCORDO COM O ESCLARECIMENTO ESPIRITUAL, POQUE ESTÁ DE ACORDO COM O EQUILÍBRIO DO REINO DE DEUS,INFELIZMENTE A IGNORÂNCIA ESPIRITUAL TEM DEVASTADO O POVO DE DEUS(OS CRENTES),OU SEJA DESTA FORMA O REINO DAS TREVAS TEM FEITO O QUER NAS IGREJAS, SENDO MAIS OBJETIVO QUERO DEIXAR BEM CLARO QUE SE CONTINUAR DESSE JEITO AQUELA HISTÓRIA DO PASSADO SE É Q/ É PASSADO,(O LEGALISMO A SANTIDADE SEM ALUZ DE DEUS) AS IGREJAS Q/ SOMOS NÓS, ESTARÃO VULNERÁVEIS E TOTALMENTE DEPENDENTES DE HOMENS SENDO USADOS MUITAS VEZES PELO REINO DAS TREVAS; NÃO ME POSICIONO CONTRA OS PASTORES PORQUE OS PASTORES TEM UMA FUNÇÃO GRANDIOSA NO REINO DE DEUS DETERMINADA PELO PRÓPRIO DEUS,AGORA NÓS OS CRENTES TEMOS A PALAVRA DE DEUS, O ESPIRITO SANTO, OU SEJA AS ARMAS QUE FORAM POSTAS PARA Q/ O POVO DE DEUS TENHA AUTONOMIA ANDANDO COM AS PERNAS DE CRISTO,JESUS NÃO MORREU E RESSUSCITOU ATOA, PENSE PROFUNDAMENTE NISSO ,PASTOR DE CARTEIRA ASSINADA É O QUE MAIS TEM NOS TEMPOS DE HOJE ,É POR ISSO Q/ O POVO TEM SIDO ESCRAVIZADO PELA IGREJA ESPAÇO FÍSICO FEITA DE TIJOLO, A BÍBLIA DIZ Q/ O POVO DE BEREIA VERIFICAVA O QUE PAULO ENSINAVA, ESSA É A MINHA OPINIÃO SOBRE ESSE ASSUNTO, ME DESCULPE POR ALGUMA COISA ,E QUERO REAFIRMAR, ESSE ESTUDO É DE GRANDE VÁLIA NO REINO DE DEUS ,GRAÇAS A DEUS Q/ HA HOMENS COMO ESSE

    CONTRIBUINDO COM COMIDA SÓLIDA PARA O POVO DE DEUS AMÉM.

  138. BEM QUE A BIBLIA FALA QUE NOS UTIMOS DIAS HAVERAO HOMENS AMANTES DE SI MESMO,AVARENTOS,PRESUÇOSOS,BRAFEMOS MAIS AMANTES DO MUNDO DO QUE AMANTES DE DEUS E UMA FALTA DE DICERNIMENTO ESPIRITUAL PARA ENTENDER AS COISAS DE DEUS E A PALAVAR A BIBLIA FALA QUE DEVEMOS SER LUZ DO MUNDO E NAO QUE NEN O MUNDO QUE ACEITA SER IGUAL O MUNDO NAO TEN PARTE NO REINO DE DEUS VAMOS TER ESPERIENCIA COM DEUS DAI VERAO O QUE E ERRADO E O QUE NAO E.NAO ADIANTA SO ACEITAR A CRISTO TEM QUE TER UMA MUDANÇA POR COMPRETO O VERDADEIRO SERVO DE JESUS FALA COMO ELE ANDA COMO ELE TEN ATITUDES COMO ELE E NAO ANDA COMO ESCANDOLOS COM ROUPAS ESCANDALOSAS ETC.VAO SE CONVERTE.SE O MEU POVO QUE ME CHAMA PELO NOME SE CONVERTE DO SEUS MAUS CAMINHOAE DESCEREI DO CEU E OUVIRI O SEU CLAMOR,A BIBLIA DIZ QUE NEN TODO A QUELE Q DIZ SENHOR SENHOR FAZ PARTE DELE.AMEM

  139. Do mesmo modo que tem irmãs que usam saia e falam de mais conheço muitas que usam esporte, caça comprida e tem lingua que não cabem na boca.Acredito que não da para fazer comparação,porém os pastores sabém que os dias são outros e a iniquidade aumenta a cada dia como po exemplo assistir novela é certo ou errado?
    A palavra de Deus não diz que quem consente com o erro também é culpado.Será que é certo ficar assistindo dois atores casados se beijando na televisão?
    É CLARO QUE MUITOS PASTORES VÃO DIZER QUE NÃO HÁ PROBLEMAS PÓIS SÓ PENSSAM NAS IGREJAS CHEIAS, PARA AUMENTAR SUA RENDA.

  140. Ola. Como não é correto matar um filho, ou ter duas mulheres.
    Deuteronômio:c21 , v15 ,18 . Não vejo problema em amar a Deus sobre todas as coisas e usar um anel ou pintar a unha.

  141. Nossa maior DIFERENÇA tem que estar em nossas atitudes diarias, conheço um monte de irmãzinhas que usam saim e tem a lingua no mesmo comprimento! Irmãos que se vestem de “cristãos” e não vivem o cristianismo! E ai o que dizer?
    Conteúdo vale mais do que embalagem!

  142. Olá, eu creio em um DEUS VIVO, que por causa de uma calça comprida ou uma bermuda, ou uma saia me aceita como filha do mesmo jeito, acredito que o que importa é o que levo dentro do meu coração e isso só DEUS conhece. O importane é que O sirvo sem interesse próprio . De que adianta viver uma vida de aparencia. Dizer que serve a DEUS, segue rigorosamente a tradição do “uso e costume. Mas esquece de seguir a PALAVRA DO PAI. ” Venha como está” ou , “Eu vim para os Doentes” Preocupa com as vestes de seus membros, mas não olha para si mesmo. Tenho plena convicção de que tanto eu de saia ou de calça , Se estiver em plenitude com DEUS, fazendo o que Ele nos ensina a cada segundo, estarei na Glória tambem e serei abençoada do mesmo jeito. Porque Jesus ensinava de maneira muito prática,praticando, fazendo,vivendo , e, é isto que Ele espera de cada um de nós. Que ouçamos seus ensinamentos e praticamos, principalmente a Humildade e esta não está incluída na Doutrina de “USOS E COSTUMES” Temos que tomar muito cuidado, por que as vezes uma simples palavra sobre uso e costume pode dispersar muitas ovelhas do Rebanho e DEUS quer um rebanho grande, vivendo em UNIÃO Porque somos filhos do mesmo PAI ….Falo porque já passei por essa experiencia e quase caí, cheguei a deitar. Mas como eu Tenho um PAI maravilhoso que me ama de verdade e me estendeu a mão sem preocupar com a minha calça comprida ,estou de pé novamente mais firme do que antes. Porque agora sei que DEUS nos ama e quer para cada um de nós o melhor. Por isso vai um alerta para as “Igrejas que estão abitolada em “Usos e Costumes””. LOgico que ninguem deve entrar na casa de DEUS escandalosamente. Mas que se preocupem mais em passar aquilo que está na BÍblia e nada mais, as Igrejas estão esquecendo de falar mais sobre a vinda de Jesus. Sobre quando Jesus esteve aqui. Sobre o que DEUS RELMENTE QUER DE NÓS. IRMÃOS: ESTEJAM SEMPRE NA PRESENÇA DE DEUS, NÃO SE PREOCUPE COM O QUE VÃO DIZER ,SE PREOCUPE APENAS EM VIVER EM PLENITUDE COM DEUS, DE CORPO, ALMA,ESPÍRITO E DEIXE DEUS FAZER MORADA EM SEU CORAÇÃO SO ASSIM VC PODERÁ DIZER QUE SERVE REALMENTE A ELE.
    APENAS REPEITE O TEMPLO DO ESPIRITO SANTO, QUE É SEU CORPO. CUIDADO. PORQUE EXISTE EM VC UM PEDACINHO DE CARNE QUE PODE LEVAR VC E MUITOS PARA O CÉU, MAS PODE LEVAR SÓ VC PARA O INFERNO. Esse vc conhece muito bem. “É A LINGUA” POIS O QUE SAI DA TUA BOCA NÃO PODE MAIS RETORNAR!!!!!!!!!!!!!!!!!ESTOU FELIZ COM DEUS E CREIO QUE ELE TAMBEM COMIGO!!!!!
    Ass: Nazare-Serva de Deus.

  143. nao concordo li so o começo fala sobre a vaidade na minha opiniao as pessoas tem medo do que os outros pensem delas e se vestem de um jeito para agradar a todos a BÍBLIA diz Os simples herdarão a estultícia, mas os prudentes serão coroados de conhecimento.”Provérbios capítulo 14 versículo 18

  144. Olá!
    Parabéns pelo estudo!
    Infelizmente a falta de entendimento e interpretação da Palavra de Deus sobre esse assunto, levou muitos servos do Senhor a serem exluidos de suas igrejas por usarem jóias ou consequências referente ao cabelo a 25, 30 ou 40 anos atrás.
    Aqueles que tiveram a oportunidade de retornar aos braços do pai com certeza estão felizes…Mas e aqueles que não conseguiram voltar e até mesmo partiram sem Cristo?
    Tenho certeza que aqueles que usaram de ignorância e os excluiram de suas igrejas, provavelmente darão conta um dia dessas almas à Cristo!
    Falo isso porque desde os oito anos de idade que sou de Cristo e em
    todos esses anos, já vi e ouvi muitas coisas! Pela infinita misericórdia de Deus, hoje faz 40 anos que estou na sua linda presença e sempre fui contra esses argumentos.
    É claro que tudo tem que ser feito com responsabilidade, temperança e limites.
    O Apósolo Paulo mensiona em suas cartas que todas as coisas nos são licitas más é claro que quenem todas nos convem fazer.
    É por isso que existe a palavra “LIMITE”. Nós Cristãos, que somos verdadeiros servos de Cristo, temos a mente dele e sabemos até onde podemos ir. Se alguém não sabe e estrapola conceitos, será preciso rever os seus conceitos para não ser condenado com o mundo.
    É preciso em primeiro lugar haver uma mudança completa em seu interior, mantendo uma vida íntegra, pensamentos puros e sadios na presença de Jesus Cristo, e nos deixar ser moldados por Ele todos os dias de nossas vidas, prestando a ele um culto racional com obediência, inteligência, adoração e principalmente amor!
    Mais uma vez,parabéns pelo estudo e que as mentes se abram para fazermos o que é mais importante, que é ganhar almas para Cristo e conduzí-las ao Céu, ensinando a sua Maravilhosa e Santa Palavra.
    Paz do Senhor a todos!
    Pr. LUIZ ( Igreja Cristo é a Razão de Viver )

    todo ess

  145. parabens pelo seu estudo e sua explicação! fico feliz em ver que temos pessoas assim como você!
    sou pregador da palavra de Deus e gosto de usar uma pulseira no meu braço acho ela bonita e muitas pessoas criticam isso mais nao ligo nao pois Deus pela sua misericordia nos usa mesmo assim… e eu sou “contra” usos e costumes… mais e claro sempre com tudo com ordem e respeito pois estamos na casa do Senhor.
    forte abraço Deus vos abençoe

  146. entendo sobre os costume e doutrina…concordo plenamente que as pessoas usavam…sei muito bem disto…porém, precisamos entender que a preocupação do apostolo paulo seria total diferença de quem serve ao mundo x de quem serve a cristo(cristão)…
    nasceu dentro do povo escolhido(povo de israel) nação eleita(antigo testamento)…o povo com seus costumes judaico….nasceu agora um povo santo,,separado,,,o evangelho de cristo…os cristãos…isso do meio do povo que a bíblia do velho testamento declara. outro detalhe…o carinha do comentário fala bastante os textos do A.T quando entra no N.T(I tm 2:9) ele não explica como estar escrito(totalmente herético)

    “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco”. (Filipenses 4.8-9).

    Aquele (a) que faz por dom de servir ao Senhor em Espírito e em verdade não tem dificuldades em obedecer à doutrina direcionada pela Palavra de Deus.

    Antes de iniciar o modesto estudo, se faz necessário relembrar que toda Escritura serve como guia de conduta para os cristãos.

    “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça”. (II Timóteo 3 : 16)

    A Bíblia nos admoesta para nos santificarmos cada vez mais na presença do Senhor.

    Porquanto está escrito: “Sede santos, porque eu sou santo”. (I Pedro 1: 16)

    Ser santo é dar bom testemunho onde quer que esteja e ser conhecido como servos e servas do Deus vivo, não tendo nada do que se envergonhar.

    Há muita confusão entre doutrina e bons costumes. Alguns Exemplos:
    Doutrina: Exemplos bíblicos:
    “Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos”, (I Timóteo 2: 9).

    Adereços de Ouro
    Os adereços, são acessórios usados para enfeite. Pedro faz menção ao ouro, Paulo fala também do uso de pérolas, as irmãs do primeiro século estavam se preocupando muito com a aparência exterior, e o uso de ouro e pérolas nas tranças não foi apreciado pelos apóstolos, e com certeza também o Senhor não apreciava.
    “Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido? Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu”. (I Coríntios 11:14- 15)”.

    Crescer: desenvolver, aumentar.
    Crescidos: cresce naturalmente e não é cortado
    Cabelos
    Qual deve ser a preocupação da mulher cristã com o seu cabelo? Se ela é vaidosa e corta curto o seu cabelo, para fazer penteados encaracolados, ela se parecerá mais com uma mulher que não vive os preceitos do Senhor do que com uma mulher cristã.
    O ensino bíblico é que a irmã deve usar cabelo crescido. Veja: I Corintios 11:14-15 Ou não vos ensina a própria natureza ser desonroso para o homem usar cabelo crescido? E que, tratando-se da mulher, é para ela uma glória? Pois o cabelo lhe foi dado em lugar de mantilha (véu). Isso é doutrina bíblica.
    O Apóstolo Paulo ensina que o homem não deve usar cabelo crescido, mas a mulher deve ter o cabelo crescido, sendo que é a glória da mulher.
    Um exemplo específico de cabelos crescidos daquela época é quando Maria enxugou os pés do Senhor Jesus:
    “Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo.” (João 12:3)
    Essa serva de Deus deixou o exemplo para todas a irmãs, o cabelo dela era crescido e comprido, e por isso podia enxugar os pés do Senhor Jesus com ele.
    O apóstolo Paulo cita outro exemplo sobre o comprimento do cabelo das irmãs: “Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso,” (1ª Tim. 2:9). Cabeleira frisada é uma tradução da palavra “plegma” do grego, e significa tranças, isso mostra que o cabelo das irmãs era comprido a tal ponto de se poder fazer tranças com eles.
    Conheço muitas irmãs que não deixam tesoura cortar seus cabelos e se sentem muito bem e de maneira alguma é por imposição do homem, mas por obediência a Deus. E não é feio a mulher ter seus cabelos naturais da forma que Deus a criou, é lindo e ainda mais é uma questão de obediência a sã doutrina. Por isso de maneira alguma devemos criticá-las.
    Bons costumes: Hábitos, particularidades.

    Vestuário
    A mulher usar uma saia ou vestido descente é um bom costume, diferenciando-a e até deixando-a mais feminina.
    Alguns dizem que a calça comprida para a mulher é “unixex” diferenciada, mas se olharmos por esse prisma teria que ter saia unixex para homem. Outros dizem que na Escócia os homens usam saias, mas nunca vi um Ministro da Escócia visitar o Brasil vestido de saia, e tão pouca saia unisex para homem.
    O que se referem é uma questão cultural, haja visto que não andam o tempo todo de saias. Da mesma forma é no Brasil, como por exemplo no Rio Grande do Sul há uma cultura de usar bombachas, no entanto, nem todos os gaúchos andam por aí desta forma.
    Nos banheiros públicos sempre há uma identificação do banheiro feminino com o desenho de uma mulher com saia e o homem de calça comprida.
    O cristão para o Senhor é muito mais que um ministro humano, pois é Ministro de Deus, um representante legal, uma testemunha do Senhor onde quer que ande.
    Para se entender o assunto, é importante destacar que a questão do uso de calça comprida pelas mulheres está baseada em dois pontos:
    1. Manter as mulheres com uma aparência diferente do homem;
    2. Não destacar as formas do corpo da mulher.
    Estes motivos tem o seu valor até hoje. No passado, o uso de saia ou calça comprida determinava se uma mulher os cumpria ou não. Os homens, ao usarem calças e as mulheres saias, poderiam facilmente ser distinguidos. Ao mesmo tempo, as longas e folgadas saias, cobriam o corpo sem chamar a atenção para ele. O corpo do homem não era explorado sensualmente, apenas o da mulher. Por isso, ela precisava estar bem coberta e ele não.
    É preciso entender que na Bíblia encontramos princípios doutrinários e costumes.
    Princípios doutrinários são as orientações imutáveis de Deus para Seu povo.
    Costumes – são as formas usadas para colocar em prática estes princípios.
    Os princípios nunca mudam, não importa o tempo. Os costumes variam de acordo com a época.
    As duas palavras que a Bíblia apresenta para descrever o princípio do vestuário cristão são: modéstia e decência. Independente da época, estes dois valores não podem ser esquecidos. Explicando melhor:
    Roupa Modesta – não tem por objetivo chamar a atenção, nem consome excesso de recursos.
    Roupa decente – cobre o corpo e não chama a atenção para ele.
    “Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao SENHOR teu Deus”. (Deuteronômio 22 : 5)

    “Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas”. (Apocalipse 3 : 18)
    Creio que a Palavra de Deus é universal e atinge todos os povos e ela pode sim mudar costumes e tradições.
    Somos livres, sim livres do pecado para servir o Senhor em sinceridade de corpo, alma e espírito.
    Pedro faz menção ao aparato do vestuário, Paulo nos diz que elas usavam vestuário dispendioso. Essa preocupação com a aparência externa, sem dúvida não era a vontade de Deus. Além do que leva os maridos a se afundarem em dividas desnecessariamente.
    O adorno da mulher cristã não são essas coisas, mas o homem interior. O homem interior é essa nova criatura em Cristo Jesus que vive para Deus e se preocupa mais com a vontade de Deus. A mulher cristã deve cuidar sim da sua aparência, mas não pode esquecer as exortações da Palavra de Deus:
    a) Traje decente – (Kosmios)
    Outra tradução da palavra kosmios seria traje conveniente, um traje que convém a mulher que é salva, ela não deve se vestir como o mundo veste, porque não é do mundo, é uma serva de Deus, pertence ao Reino de Deus, e seus trajes devem mostrar a decência cristã. Deve evitar vestes que marcam as curvas do seu corpo, e despertam nos homens o desejo sexual.
    b) Se ataviem com modéstia.
    Aidos=sentimento de honra, reverência. Ausência de vaidade.
    Se ataviar com modéstia, é cuidar com o que veste, suas vestes não devem denegrir sua imagem de mulher cristã, pelo contrário deve trazer a ela um sentimento de honra, deve denotar uma ausência de vaidade. De forma que os homens e mulheres ao olhar para a irmã, sintam respeito e reverenciem ela como uma serva de Deus.
    c) Bom senso.
    A palavra grega é (Sophrosune) pode ser traduzida por estabilidade da mente – autocontrole – sobriedade. Se a irmã segue estes princípios, mantendo o bom senso nas vestimentas, com certeza não usará roupas mundanas que a identifica como uma mulher do mundo. Muitas irmãs repudiam o Velho Testamento porque ensina que não se deve usar vestes de homem. Mas é importante notar que o exemplo dado por Pedro é das irmãs do Velho Testamento. Observe que ela faz menção as santas mulheres de outrora (I Pedro 3:5), e cita o exemplo de Sara mulher de Abraão, mostrando que as crentes hoje são Filhas de Sara. (I Pedro 3:6).
    Os hebreus se diferiam nas vestimentas das hebréias. As vestes das hebréias eram mais compridas, com borda e franja suficientes para cobrir seus pés. A vestimenta exterior dos hebreus era, também utilizada como roupa de cama; e por isso um credor não podia conservar em seu poder depois do sol posto (Ex 2.26, Dt 24.12-13).
    Deus criou macho e fêmea (Gn 1.27), ficando evidente que Deus quer que haja distinção entre homem e mulher. No entanto homens e mulheres decaídos adotaram o homossexualismo e o lesbianismo (Rm 1.25-28), e ainda, articulam a expressão “unixex”, utilizada em larga escala, especialmente com referência ao vestuário, em uma afronta direta a criação divina e a ordenança bíblica.
    De acordo com a bíblia as mulheres não devem adotar os atavios de um homem e vice-versa.
    Irmã seja honesta diante de Deus, e obedeça a sua Palavra. Você será feliz e muito abençoada!

    Outro bom costume é o homem por uma roupa descente ou um terno para ir à casa de Deus o adorar. Será que ficaria bem ir de short ou calção, ou a mulher de mini-saia ou com roupa que venha causar a lascívia? Não está escrito que devemos cobrir a nudez?
    O engraçado que para cumprir a vontade do homem ou por estatuto interno da empresa, muitas vezes até com calor insuportável muitos trajam com ternos gravatas ou uniformes, mas reclamam quando é para se portar convenientemente na presença de Deus que é supremo a tudo e a todos.
    O que aconteceu com Noé quando se embriagou e ficou nu, não abençoou a Sem e Jafé e amaldiçoou a Cam Gn 9:22-27
    E quando os sacerdotes adentravam na tenda da congregação, Deus determinou que se ataviassem com decência, com túnicas e calções dos lombos até as coxas. Êxodo 28:39-43.
    É necessário que a sã doutrina seja preservada e devemos orar e pedir orientação ao Espírito Santo de Deus, pois nós sendo imagens do Deus vivo. Como será que Ele gostaria que nós trajássemos? Isto sem falar da veste espiritual, lavadas no sangue do cordeiro e resplandecidas no imitar de Jesus Cristo.
    O Senhor Jesus nos tirou das trevas para sermos luzes na face da terra e se não brilharmos o brilho de Cristo, estaremos sendo falhos na presença de Deus. Mas se o servirmos fielmente, obedecendo-o, estaremos sendo santificados.
    “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações” (At 2:42).

    A amizade do mundo é inimizade contra Deus, conforme Tg 4:4.

    “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”. (I Jo 2:15).

    Adornos e enfeites

    “O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos”; (I Pedro 3:3).

    A palavra enfeite ou adorno traduzida do grego significa “kosmos” (mundo, ordem). Sendo assim o apóstolo fez uma a intenção de dizer que a ornamentação exagerada é sinônimo de mundanismo.
    A igreja primitiva matinha a posição de modéstia, evitando jóias e pinturas, demonstradas por referências históricas e bíblicas.
    Espera-se que em nossas igrejas as mulheres que fazem por dom de servir a Deus não usem brincos, jóias, colares, pulseiras, pinturas, argolas, colares batons ou qualquer outro adereço mundano, sendo considerado “vaidade pessoal”. As servas de Deus são modestas e castas e o que aparece é o brilho do Espírito Santo.
    “Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne, e com dissoluções, aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro”. (II Pedro 2 : 18)

    “Odeio aqueles que se entregam a vaidades enganosas; eu, porém, confio no SENHOR”. (Salmos 31 : 6)

    Acerca do perigo de jóias e outros adereços há uma advertência em Gênesis 35.1-4. Os deuses das mãos mencionadas neste texto são amuletos que eram usados em forma de anéis e as argolas eram brincos usados nas orelhas pelas mulheres ou pingentes usados pelos homens.
    Os amuletos continham palavras sagradas ou figuras e imagens de um ou mais deuses pagãos, e era uma prática supersticiosa amplamente difundida no Oriente Próximo.
    Atualmente os colares, brincos, anéis e outros adereços, são vendidos em grande escala, onde contém em sua maioria símbolos da nova era e toda espécie de ocultismo e espiritualismo. Desta forma essa prática de cultuar deuses e estranhos entristece o Espírito Santo, sendo considerado além de vaidade também idolatria. (Gn 35.2)
    Cosméticos
    “‘Depois Jeú veio a Jizreel, o que ouvindo Jezabel, pintou-se em volta dos olhos, enfeitou a sua cabeça, e olhou pela janela”. (II Reis 9 : 30).
    As mulheres egípcias e assírias usavam tinta como cosmético, sendo que coloriam as pestanas e as beiradas das pálpebras com pó fino preto umedecido em vinagre ou azeite.
    Essa prática era vista com desdém pelo povo hebreu, sendo que a pintura nos olhos é desdenhosamente mencionada em Jeremias 4.30 e Ez 23.40.
    Jezabel influenciou e corrompeu Israel, combinando os piores elementos de prepotência, violência, lascívia e vaidade. Além de ser idólatra era uma mulher imoral e foi transformada nas Escrituras em símbolo de iniqüidade e barbaridades femininas.
    Jezabel é um mal exemplo a não ser seguida de acordo com os registros bíblicos. (Ap. 2:20).
    Nudez: Gn 3:7-21; Gn 9:20-25; Ap 16.15; Ex 20:26; Ap 3:18; Hb 2:15; Is 3:17;
    Adornos/vaidades:Is 3:18; Pv 7:10; I Pe 3:3-5; II Pe 2:18; Jn 2:8; I Sm 12:21
    Lascívia (sensualidade)- Gl 5:19…; Is 3:16-24; Je 1:15; II Co 6:14.
    “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”. (I Jo 2:15).

    Se verdadeiramente amamos a Deus, com certeza as coisas supérfluas são fáceis de ser abandonadas, tendo então uma vida casta na presença do Senhor, conf Tito 2:5 e I Pe 3:2.

    Conclusão

    Muitos dizem que os fatos citados pelo apóstolo Paulo era para aquele tempo e também questão de cultura, no entanto, as bênçãos e os dons servem para os dias atuais, isso não é um controvérsia?.
    Aquele que trabalha não dá trabalho e qualquer uso ou costume contrário ao ensino doutrinário deve ser enfaticamente rejeitado por agredir os princípios que conduzem ao caminho da salvação.
    Cremos que o evangelho é superior às culturas dos povos e um evangelho que não provoca mudanças não é evangelho. O evangelho do Senhor Jesus transforma pessoas e povos, como em Éfeso (At 19:17-10; em Corinto I Co 12:2; em Creta Tito 9:13 e desta maneira também em nossos dias, pois o Senhor é o mesmo ontem, hoje e eternamente.
    “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes” (I Co 15:33)
    “Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus”. (I Coríntios 11 : 16

  147. PARABENS PRECISAMOS APRENDER A RESPEITO DA PALAVRA VERDADEIRA

  148. Pingback: Os números de 2010 « PODEROSO LOGOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s