Crente ou Evangélico?

Não gostaria de criticar, nem mesmo julgar o povo evangélico. Na verdade, gostaria apenas de fazer um resgate das palavras que nós, crentes, usamos durante todos esses anos.Hoje, dificilmente ouço alguém dizer que é crente. Por quê? Parece-me que a palavra “crente” soa como alguém que é muito “bitolado” nas suas relações com a igreja, com a Bíblia e com Deus. Crente é alguém ultrapassado, alguém que não tenha se contemporanizado, alguém que parou em relação ao mundo e não se atualizou. Crente é aquele que não tem muito diálogo, é uma pessoa muito radical. Crente é sinônimo de uma pessoa, como no jargão popular, quadrada. Já observei alguns irmãos que trabalham comigo e muitos irmãos na igreja, ao serem questionados se são crentes, respondem que são evangélicos. Aliás, os meios de comunicação, ao editar matérias sobre igrejas, mencionam como evangélicas.Qual a diferença entre ser crente e ser evangélico? Posso estar errado, mas me parece que ser evangélico é alguém mais agradável, não tão radical, não tão ” bitolado”, enfim, uma pessoa simpática. Mas simpática com o quê? Simpática com as coisas do mundo? Simpática com o pecado? Simpática com outras religiões? Simpática com uma maneira vã de viver?Eu sou crente e tenho prazer em ser crente. Sou crente e tenho prazer em levar minha Bíblia debaixo do braço; eu sou crente e tenho o prazer de dizer que sou separado de muitas coisas do mundo e de chamar tais coisas de pecado; sou crente e tenho o prazer de dizer que amo a Deus e a Jesus; sou crente e tenho o prazer em ir à igreja nos sábados, domingos e durante a semana. Sou crente e tenho o prazer de ver que as pessoas me olham, tanto as não crentes como as evangélicas, de uma forma diferente, ou seja, de alguém que é quadrado, bitolado, desinformado e ultrapassado.Sou crente como meu Senhor Jesus era.

[Autoria de Pr. Rodnei dos Santos – Fonte: http://www.luz.eti.br/cr_crenteouevangelico.html%5D
Anúncios

10 Respostas para “Crente ou Evangélico?

  1. sou evangelica porque sigo o evangelio de cristo sou crente porque creio que ele é meu unico e suficiente salvador ,crer qualquer um pode crer a biblia diz que ate o diabo creia em Jesus mais fazer a vontade dele ai é que o bicho pega

  2. Essas revelações são de grande ajuda em nossa bagagem, é uma pena não podermos propalar, enviando-as para que outras pessoas, tambem seja edificadas.
    Gostaria de receber em meu email
    Obrigado

  3. O Reginaldo Sales disse: “Sou EVANGÉLICO porque sigo os ensinamentos do evangelho”. Meu caro, voce apenas acertou na parte em que diz ser evangélico porque segue o evangelho. Nesse sentido o espírito também é evangélico porque segue o evangelho de AK. O que o Pr. Rodnei falou tem outro sentido. Um sentido mais profundo de que inúteis filosofias. Ser crente é ser firmado na Rocha. Ser crente o ter passado pelo estágio que está em Rm 12:2.
    Pr. Joanes B. Rangel
    Bacharel em Teologia
    Mestre em Teologia
    Doutor em Teologia
    Doutor em Ciência e Filosofia da Religião
    Doutor em Psicologia Pastoral
    Membro do Conselho Internacional de Teólogos

    UM GOIANO A SERVIÇO DE DEUS

  4. A paz do senhor irmãos gostei entrei procurando uma respos e emcontrei uma bem completa a resposta de ricardo vitorino acho que a palavra correta e crente mesmo por que hoje em dia tudo dentro da igreja se moderniza demais e se continuar onde a igreja de cristo vai parar eu aimda prefiro protestante por que por muito tempo tivemos esse nome por nao aceitavamos muitas coisas do mundo dentro de nossa igreja mas o tempo passou e perdemos essa indentidade por que estamos deixando entrar coisas do mundo detro de nossas igrejas e mais uma vez pergunto se a igreja continuar se modernizando aceleradamente desse jeito onde ela vai parar?

  5. Olá, eu sou evangélica e pra mim ser evangélica e ser crente era a mesmo coisa . Na verdade nao sei se é a mesma coisa ou se é diferente, mas creio que é diferente 🙂

  6. Olá,

    Paulo nos revela que ele é Apostolo dos Gentios a “13 Tribo” e que sua doutrina não é de homens mas divina, de Cristo… Então somos um povo antes chamados Gentios e agora Cristãos. AMÈM.

  7. sim a biblia diz que paulo pregou por cerca de pouco mas de 12 meses em antioquia e depois desse periodo de discipulado as pessoas foram chamadas cristão
    sim cristão é um vocabulo cujo significado têm se tornado absoleto no meio evangelico gospel protestante seja la qual cognome queiram dar…
    até mas

  8. Se Satanás for questionado se é CRENTE, obviamente responderá que sim, pois ninguém melhor do que ele para crer em Deus, já que ele próprio chegou a conversar com Ele – Jó 1.7 Então, perguntou o SENHOR a Satanás: “Donde vens?” Satanás respondeu ao SENHOR e disse: “De rodear a terra e passear por ela” – ele só não faz é obedecê-Lo.
    Sou EVANGÉLICO porque sigo os ensinamentos do evangelho (Boas Novas) de Jesus Cristo que é o poder de Deus para a salvação daqueles que crêem (acredita nesta mensagem) – Romanos 1.16 “Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego”.
    O Pr. Rodnei dos Santos disse: “Posso estar errado, mas me parece que ser evangélico é alguém mais agradável, não tão radical, não tão bitolado”. Com esta colocação, ele não foi feliz, pois com certeza está (errado).
    Jesus Cristo disse que a vida eterna consiste em conhecer a Deus e a Ele próprio, Seu enviado – João 17.3 “E vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. Adquirir a vida eterna (ser salvo) é o objetivo de toda pessoa que aceitou a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de sua vida. Mas, como atingir esse alvo se não for por intermédio de seguir Seus ensinamentos (o evangelho de Jesus)? Portanto, o verdadeiro EVANGÉLICO não é aquele que diz abertamente que é CRENTE, e sim, o que faz a vontade de Deus (O obedece).

  9. eu apoio com toda a convicção e certeza o que o nosso irmão pr Rodnei dos Santos ditou em suas palavras sábias e verdadeiras e inspiradas pelo Espírito Santo porque nós estamos vivendo um momento dificil nesta terra mas a bíblia nos diz: vai até o fim, irmãos radicais quadrados santarrões atrasados para muitos somos assim mas não vamos arir mão da santidade do Senhor na nossa vida quem achar que ser cristão é ser liberal que não tem problema que continue assim naquele grande dia a Bíblia fala que veremos a diferênca a paz do Senhor se é que muitos ainda comprimentam assim .

  10. Oi

    só falando do significado das palavras, já que no final das contas não significam nada mesmo…

    crente vem da palavra crer, assim todo aquele que cre em alguma coisa é crente e a bíblia usa esta expressão para os seguidores de Cristo

    João 20:27, Atos dos Apóstolos 16:1, 1 Coríntios 9:5, Gálatas 3:9 e1 Timóteo 5:16

    mas a palavra evangélico vem de evangelho ( dããã,rs ) e tambem é biblica
    “Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica;” Filipenses 1:27

    os discipulos só foram chamados de cristãos muito tempo depois em Antioquia, eram chamados de seita dos Nazarenos e se identificavam como sendo “do Caminho”,

    mas como disse, isto são apenas nomes, o que importa é o que somos e não o nome como somos conhecidos, abraços !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s