O que você prefere: Auto-ajuda, pensamento positivo ou ajuda do Alto?

[ Comentários para este post no cabeçalho acima clique onde diz Comments ]

Sempre há um propósito

“Eu sou a videira e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada ” (João 15.5)

Antes de entregar minha vida a Cristo eu me intitulava universalista, quando alguém perguntava minha religião. E pra mim, ser universalista era a soma de várias coisas em que acreditava e procurava seguir, que eram oferecidas à mim nas religiões e filosofias de vida que conheci ao longo do trajeto. Quando conheci a Seicho-No-Ie achava que era a religião perfeita, pois ela agrega coisas do espiritismo de Allan Kardec (o qual tinha sido seguidora e estudiosa por alguns anos) e tinha vários aspectos de outras religiões como budismo, hinduísmo e outros ismos por aí, ihih, além de pensamento positivo e auto-ajuda. Li muitos livros da Seicho-No-Ie e aprendia cada vez mais sobre o poder que há na minha mente. Cria piamente que PRATICAMENTE TUDO eu podia criar através da minha mente, que eu educava diariamente por algumas horas repetindo certas frases e lendo as sutras ditas sagradas, as quais já tinha decoradas.

Hoje entendo que o pensamento positivo faz uma boa diferença na vida da gente. Mas veja bem: se fosse como se divulga, por que as pessoas continuam desanimadas, angustiadas, sem esperança e sem rumo…? Assistindo à TV ou acessando à net vejo que a cada dia é lançado mais um livro nessa categoria e também vejo, infelizmente, que tem muito livro desse gênero dentro do movimento evangélico e vários pastores pregando sendo sobre isso, algumas vezes sem se dar conta, dentro das igrejas, onde deveria ser propagada a Palavra de Deus. Mas isso é assunto pra outro post em outro blog, eheh.

“Autos” vem do grego e quer dizer “ele mesmo”; então quando busco “auto-ajuda“ estou na verdade sabendo que “eu mesmo me ajudo”. Não digo aqui que não devemos tomar decisões e determinar as coisas na nossa vida, nem pensem que sou contra o pensamento positivo. Pelo contrário, sou a favor, desde que ele seja direcionado pela Palavra de Deus. Quando comecei a meditar nas palavras que Deus tem pra mim e que estão na Bíblia Sagrada, passei a confiar de verdade em Deus e desde então Ele vem me restaurando; e paulatina e progressivamente entendi que uma das primeiras coisas que preciso que desapareça da minha vida é o negativismo. No evangelho segundo Mateus, capítulo 8, verso 13 Jesus nos diz que nos será feito de acordo com a nossa fé. A versão da Nova Tradução na Linguagem de Hoje diz: “… pois será feito como você crê.”. É óbvio que se penso em coisas negativas, coisas negativas vão acontecer comigo, isso a Seicho-No-Ie também ensina. Mas isso não quer dizer que posso conseguir qualquer coisa que queira apenas por pensar firmemente nela. Deus é tão maravilhoso que Ele já nos conhecia desde o ventre da nossa mãe (Jeremias 1.5) e tem um plano tão maravilhoso quanto Ele pra nossas vidas, pois Ele nos ama e deseja que sejamos felizes. Esses planos são da mente de Deus, portanto fica claro que nós, meros mortais, não temos como conduzí-los nem podemos controlá-los com nossos pensamentos e palavras, por mais que nos dediquemos a isso. Devemos sim pensar e falar de acordo com o desejo e os planos de Deus pra nós, que quem ler a Bíblia vai tomar conhecimento.

O fato deu achar que posso alcançar as coisas devido à minha determinação e crença no poder limitado da minha mente, automaticamente me faz deixar de crer na obra redentora, salvadora e remidora que Jesus fez por mim morrendo na cruz.
E outra: se posso me auto-ajudar, por que e pra que vou precisar de Deus? Vocês entendem onde quero chegar? É uma ótima estratégia que o inimigo de nossas almas usa e a gente nem se toca! Agora vejo quanto tempo perdi devido à minha teimosia, preconceito e ignorância lendo livros e mais livros, gastando o que muitas vezes nem podia, achando que tava encontrando naquelas leituras a força necessária pra enfrentar as tribulações que a vida me oferecia…
Hoje entendo com clareza que dependo total e completamente de Deus, até mesmo pelo simples ato de respirar preciso da misericórdia dEle e é muita burrice (desculpe-me pelo termo empregado) da minha parte buscar em livros e palestras de auto-ajuda aquilo que só posso encontrar no Livro dos livros. É só lá que estão TODOS os requisitos básicos pra que eu tenha uma vida feliz e em paz desde já (e não só na vida futura, como o espiritismo crê, que se fizermos caridade vamos purificando nosso espírito e um dia, sabe-se lá quando, seremos perto do que Jesus foi quando esteve aqui na Terra). E essa vida feliz independe de termos dinheiro, de termos isso ou aquilo… depende somente de entregarmos nossa vida e sonhos nas mãos de Deus e deixar que Ele cuide de tudo.

Hoje sou feliz e posso garantir que não preciso de auto-ajuda. Preciso sim da AJUDA DO ALTO. A auto-ajuda, se não estiver de acordo com o contexto divino é, como diz em Tiago 3.15: “… não vem do céu; ela é deste mundo, é da nossa natureza humana e é diabólica”.

Graças ao Bom Deus, de 2 anos pra cá consigo enfrentar a realidade e sugiro a você que faça o mesmo. Se você está doente, não diga “Não estou doente” ou “A doença não existe, é criação da minha mente” como aprendi a dizer na Seicho-No-Ie, porque isso simplesmente não é a verdade; mas você pode dizer, por exemplo: “Creio que Deus está me curando”. Você não deve pensar nem dizer: “Provavelmente vou piorar e acabar no hospital”; ao invés disso, diga: “O poder curador de Deus está trabalhando em mim neste exato momento; tenho certeza de que ficarei bem”.

Querido leitor,
Esse blog destina-se à pessoas que não conhecem a Jesus ou que até já ouviram falar mas ainda não decidiram entregar suas vidas à Ele por motivos que só você sabe e nem me interessa saber. Mas se você não faz idéia sobre qual é o plano de Deus pra você, pelo menos comece pensando: “Não sei qual é o plano de Deus pra mim, mas sei que Ele me ama. E o que Ele fizer, creio que será bom e serei abençoado”.

Reflita meu irmão: onde você tem procurado por ajuda? Se lembre do versículo que abre esse post: Sem Jesus, NADA podemos fazer!

[ Comentários para este post no cabeçalho do início desta página clique onde diz Comments; Este outro campo igual abaixo é para comentários do post de maio ]

11 Respostas para “O que você prefere: Auto-ajuda, pensamento positivo ou ajuda do Alto?

  1. Engraçado,não é? Diversas religiões ou quase todas,falam das palavras de JESUS CRISTO ,mas negam a Sua doutrina e o que leva os que nela viverem;RESSURREIÇÃO para vida ETERNA.

  2. Não critiquei a SNI, apenas expus a minha experiência com essa filosofia de vida. Concordo com o que vc disse: não é a religião, são as pessoas. Abraços e Fica na Paz!

  3. Olha, vc culpa a seicho no ie por ter ainda pessoas angustiadas, vazias,etc.Mas há pessoas angustiadas também DEPOIS de conhecer Cristo,depois de conhecer o catolicismo, ou o espiritismo.Então,não é a religião,mas a pessoa!Não critique o que desistiu de conhecer. A Seichio só faz o bem, e vc coloca palavras injustas.VC INTERPRETOU MAL a seicho,não é a seicho que tem culpa que haja angustiados.

  4. o nosso pensamento tem que ser o mesmo pensamento de vitória em tudo porque somos filhos de deus, temos parte dA EHERANÇA DE DEUS ELE TEM TUDO EM SEU SELEIRO PARA DAR AOS SEUS FILHOS PORQUE TEMOS QUE PREOCUPAR?CADA MENSAGEM EM QUE RECEBO DAS MAOS DE DEUS SEI QUE É UMA FORÇA MAIOR QUE ELE ESTA MIM PROPOCIONANDO A MIM E TODOS MEUS E AMIGOS I IRMÃOS , PORQUE ELE TEM CADA DIA UM PRESENTE PARA SEUS FILHOS MESMOS QUE ELES , SE TORNEM DESOBEDIENTES ,TEMOS QUE ENTEDER QUE ELE É O PAI SEMPRE PERDOA ,COMO O FILHO PRÓDIGO SEMPRE ESPERA SEUN FILHO COM FESTAS, PARA DEUS NÃO TEM PECADO DE MORTE, SÓ PARA QUEM NÃO AMA, MAS ELE AMA MESMO ESM SER AMADO, 24/06/2010

  5. Oi Silvinha

    Tb vim dar uma passadinha pra conhecer seu blog.
    Lindos post.
    Que Deus continue lhe capacitando para poder levar sempre a Palavra de Deus a todos

  6. Fico feliz em saber que gostou do texto.

    Também já está adicionada no blogroll apesar de eu não ter tido tempo em comentar o texto propriamente dito e por isso tb peço desculpas.

    Té mais…

  7. Amada irmã Silvinha!!! Acabei de escrever um recado enorme, mas, ao clicar para enviar abriu aqui de novo! E agora: você recebeu aí? Gostei demais daqui! Que Deus esteja te usando sempre pra levar a mensagem de Salvação a muitos! Copiei a imagem que fala: “Em caso de arrebatamento, este blog não será mais atualizado” e vou pôr lá no meu blog!

    BJS!!!

    CLAUDIA SUNSHINE (CLAUDIA PAIVA)

    http://blogdosultimos.blogspot.com

  8. Graça e paz, minha irmã!!!

    Sobre o pensamento positivo, a crença de que existe uma energia que é liberada a partir de se pensar assim, fazendo com que sejam atraídas coisas boas pra pessoa é grande. Ora, se for pensar assim, todos que têm forma de pensar de maneira positiva, vai agir melhor na sua vida, tanto em relação a si e sua casa, como em relação aos outros, seja familiares, na vida profissional. Mas este povo acha que há energia, e aquele livro, o tal O Segredo, parece que explora este lado. Affff….. Quanta gente deve estar perdendo tempo gastando sua energia e neurônios em coisas desviadas do quê realmente dá vida, paz, alegria, e certeza de salvação da alma, que é a Palavra de Deus, né irmã?

    Gostei do seu blog, Silvinha! Que Deus te use muito através dele, para levar a mensagem de Salvação para muitos!!! Copiei a imagem com a mensagem “Em caso de arrebatamento, este blog não será mais atualizado”, e vou colocar no meu!

    Ah! Eu sou mãe desde 12 de fev. de 2007. Nosso menino tem 2 anos e 4 meses. Qualquer hora vou te mandar uma foto nossa. Sua filha é moçinha já! Que beleza! Glória a Deus por nossos filhos!!!

    Deus te abençoe muito, irmã!!!

    BJS!!!

    Claudia Sunshine (Claudia Paiva)

    http://blogdosultimos.blogspot.com

  9. Silvinha,
    Vim conhecer seu blog e achei lindo !
    Apesar de não sermos da mesma religião, sinto que poderemos trocar muitas idéias, compartilhar opiniões e testemunhos pq nosso Deus é um só e nossa fé tb.
    E isso é maravilhoso !
    Bjs, querida.
    Estarei sempre por aqui.

  10. Graça e Paz, irmã!
    Taí uma grande verdade: sempre q pensamos que podemos nos ajudar a nós mesmos (!), colocamo-nos acima de Deus, e cremos que não necessitamos da ajuda dele. Como “bons” pecadores que somos, desde o nascimento, fazemos questão de NÃO DEPENDER DE DEUS. Muito morrem nesse pensamento. Fico muito feliz que você reconheceu sua DEPENDENCIA DE DEUS, e, ainda mais, leva esse “conhecimento” para que outras pessoas possam se “auto-ajudar” reconhecendo que não podem viver sem a AJUDA DO ALTO!
    Que Deus continue te abençoando!

  11. Silvia,

    Te conheci no grupo da Seicho-no-iê,eu tive uma história muito parecida c/ a sua,procurava muito e hj me encontrei.
    Um Abraço

Deixe um comentário

