Cristãos sem igreja

Muitos cristãos tem se decepcionado com a instituição religiosa e escolhido ter um relacionamento solitário com Deus. Dizem que não precisam de igreja para adorar a Deus e se relacionar com Ele. E que estão muito bem assim.
Outros gostam da instituição religiosa e se beneficiam dela. Dizem que sem a Instituição ninguém é salvo e que somente na sua instituição que Deus opera.

Enfim, ambos os lados estão errados biblicamente falando.

Primeiramente, a igreja não é um lugar físico e sim o conjunto de cristãos. Uma igreja se configura como corpo de Cristo, sendo membros uns dos outros. Desta maneira, não existe uma denominação que seja, que possa requerer para si que seja única e exclusivamente igreja de Cristo (caso da igreja Católica Romana e algumas neopentecostais, e talvez algumas históricas).

Desta maneira, o primeiro grupo que não vai à igreja e diz ter uma espiritualidade sem necessidade de uma instituição está correto. Porém, é necessário perguntá-los: É possível ter um relacionamento com Deus sem o Corpo de Cristo? Não.

Você pode fazer como Jonas e tentar ir para um lugar onde Deus não quer que você esteja. Porém Deus nos criou para sermos membros uns dos outros, nos suportando em amor, crescendo juntos, edificando uns aos outros, amparando os fracos, consolando os desanimados, admoestando os insubmissos, e sendo longânimos para com todos.

Não existe a possibilidade de um cristianismo solitário. Jesus em momento algum disse que você poderia ficar APENAS no secreto do seu quarto, mas mandou que fosse como LUZ e SAL e que fossem UM.

O cristianismo é sempre coletivo. Não porque Deus não seja adorado no individual e seja apenas no coletivo, mas porque o cristão nunca pensa apenas em si mesmo, mas nos outros.

O que é ser um? É ser solitário, ou caminhar juntos com um único propósito? Como aconteceram avivamentos na história da igreja? Como era Paulo ou Pedro? Como era a igreja Primitiva?

Você está insatisfeito com a Instituição Religiosa? Eu também estou. Apesar de estar na Presbiteriana hoje e ser presbítero lá, isso pouco me importa. Não sou presbiteriano, sou cristão, sou bíblico. Mas o que você está fazendo enquanto cristão? Existe muito mais do que uma instituição religiosa no mundo. Seu propósito é glorificar a Deus com sua vida? E desta maneira você está ajudando os fracos? Pregando o evangelho do Reino a todos? Ajudando os pobres? Consolando aqueles que estão desanimados?

Ou sua revolta é tão grande que está te afastando de Deus? Se é este o caso, você está errado! Recomendo que volte atrás onde caiu, volte ao seu primeiro amor. Se apaixone pelo Senhor novamente e tenha seus olhos nEle e não em homens ou instituições.

[ por Daniel Simoncelos / Somente a Graça ]

1 P.S. da Silvinha> onde há o Espírito de Deus, ali há liberdade! e a liberdade que Deus nos dá de poder ir e estar em comunhão, em amizade entre irmãos de várias denominações e mesmo entre aqueles que não se reúnem em salões/templos, é demais! eu amo essa liberdade! vou/estou onde sinto vontade, onde me sinto bem e onde sinto que os outros se sintam bem comigo estando lá; e claro, antes disso, vou onde e permaneço enquanto o Espírito Santo me guiar, porque penso que Ele tem algo a me ensinar que só vou poder aprender naquele lugar, naquele momento 🙂 como disse uma outra pessoa comentando esse mesmo texto no Facebook: “O problema do pessoal é que eles tem a igreja como rótulo: vou pra igreja e não tô nem aí se alguém faz algo de errado… É preciso mais de Deus e menos religião. Não tem como correr. Como diz a música do Fruto: ♪ Se não fosse por Jesus eu jogava a toalha tenho visto tanta coisa errada nessa estrada…”

Anúncios

4 Respostas para “Cristãos sem igreja

  1. Se templo fosse importante Deus não teria permitido a destruição, nós somos o templo sagrado , o Espirito Santo habita em nós….lembrando que na doutrina dos apóstolos as pessoas se reuniam em casas…A igreja hoje (parede) gera despesas para as pessoas e acaba acarretando cobranças e compromissos financeiros desnecessários, como aluguel, agua, luz,…etc.. as igrejas estão sendo profanada com o comercio, cantina, venda de cd, camisetas, carnês, isso tudo seria evitado se os cultos fossem realizado em casas..

  2. Concordo plenamente que não dá para ser um adorador solitário. Para estar na presença de Deus, não é necessário um templo, mas é infinitamente importante estarmos juntos com nossos irmãos em Cristo, mesmo que em células nas casas. “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18:20

  3. Ir ou não ao [templo] é uma escolha pessoal. A Igreja de Cristo não precisa de templo, e sim de cristãos. O templo é util, tem o seu lugar. É lá onde muitos irmão tem tempo de comunhão uns com os outros. É lá onde se reúnem para orar, louvar e praticar as boas lições do Mestre. Assim como meu lar tambem é local de comunhão com os irmãos, oração e louvor a Deus. Mas acima de tudo, meu coração é o Tabernáculo do Espirito Santo. Lá sim, eu tenho certeza, que Ele vive e cuida de mim.
    Abraços a Todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s