Do que é que a gente é discípulo?

Do que é que a gente é discípulo? A gente é das muitas catequeses…

Você percebe que precisa muito estar junto de outros crentes porque se você ficar um pouquinho afastado você perde a fé?

Você é do tipo que se converteu e rompeu todas as suas “amizades” do chamado mundo, porque senão você não iria jamais caminhar na fé?

Você é do tipo que se ficar exposto à pensamentos muito diferentes do seus, você se sente meio angustiado porque parece que as suas convicções estão sendo roubadas?

Você é daquele tipo que fica desesperado quando alguém diz alguma coisa sobre Jesus que possa lhe parecer que na cabeça dos outros Jesus vai se tornar menos desejável?

Você é do tipo que sente uma obrigação enorme de afirmar pra você mesmo que você crê nas coisas que você crê, porque lá no fundo você não tem certeza da maioria delas?

Você é do tipo que treme todinho quando entra na internet ou alguém envia um link pra você que, em sendo visitado, relativiza a Bíblia como Palavra de Deus, Jesus como Filho de Deus, a fé como meio único de vida com Deus?

É desse tipo? Se é, meu amigo, eu queria dizer o seguinte: você tem sido discípulo de crenças, de doutrinas, por isso você fica tão nervoso quando qualquer coisa chega e aparentemente questiona o pressuposto das suas crenças, dos dogmas nos quais você tá amparado. E aí o coração claudica, balança e se aflige, te perturba… e me escreve dizendo: “Você tem algum artigo que me ajude a não ficar nessa dúvida?” (…)

Se é… meu amigo, tem muita ‘vela’ na sua vida, muita ‘luz de neon’, muita ‘lamparina de terceiros’, mas A LUZ não acendeu aí dentro!

Sabe por que? Olha como é que Jesus começa: Ele começa perguntado o que os outros pensam dEle, depois é que Ele pergunta o que é que vocês pensam.

Porque a maioria dos discípulos que eu conheço se abala profundamente com o que os outros pensam.

Vocês imaginem um Pedro evangélico, andando por aí e ouvindo aquelas conversas: “Não, eu acho que Ele é João Batista… são parentes, tem tudo a ver, além do que, você já notou que nos últimos tempos Ele anda mais ousado? Tá ‘descendo o pau’ no pessoal igual João Batista? É João, baixou lá! Ele deu uma ‘tremilicada assim’ e além dEle entrou João: dois em um.”

Não tem nenhum registro no Evangelho de Pedro ‘saindo no tapa’: “Não é não! E sai dEle em nome de Jesus, espírito de confusão!” Ele só ouviu: uns dizem que Tu és João Batista, outros dizem que Tu és Elias, outros dizem que Tu és Jeremias ou algum dos profetas, agora nós ou eu, o que eu digo é que Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo!

Porque o discipulado também não começa enquanto as vozes dos outros não deixam de me perturbar. Enquanto o que os outros pensam me perturba, eu não recebi ainda essa LUZ final que pra começar, tem que ser recebida. O paradoxo do discipulado é que ele não começa sem que A LUZ final comece em mim, sem que haja essa realidade FINAL no começo! O discipulado não começa se ele já não começar acabado, no sentido de que está definido: Tu és! O resto é processo em mim, mas isso está dito!

Enquanto o que os outros dizem ou pensam perturba demais a gente, o Caminho do discipulado não se fincou no coração.


(rev. Caio Fábio em "O Caminho do Discípulo - parte 1 - www.vemevetv.com.br/)

 

Uma resposta para “Do que é que a gente é discípulo?

  1. pru, que Deus abençoe sua vida com Ele. Pare de se preocupar com o que as pessoas pensam de voce. pare de pensar sobre a vida as outras pessoas. seu foco tem que ser Jesus Cristo. Mas a caminhada tem que ser em comunhão. Se um cai, o outro levanta. Não tente caminhar sozinha. Seja mais tolerante e menos exigente. A revelação de Deus vem segundo a fé de cada um. Há pessoas que tem fé na Lei, pois ainda não receberam a revelação da Graça. Mas para conhecer a Graça, é preciso ter ciencia da Lei, como aprendemos em Romanos 6, 7 e 8. Que o Espirito Santo esteja contigo na sua caminhada!

Deixe um comentário

