Pastores estressados

70% DOS PASTORES ESTÃO ESTRESSADOS

Mesmo sendo a profissão mais satisfatória, este chamado ainda é muito estressante, é o que aponta uma pesquisa. Com carga horária exaustiva e muitas responsabilidades – para quem vive a realidade dos grandes templos, a tensão de criar um ministério sólido, sem escândalos e fiel às sagradas escrituras. Para quem vive o pequeno ministério, o desafio de ser líder espiritual, gestor, motivar pessoas e ainda ter tempo para cuidar da família.

O resultado são líderes cada vez mais estressados. O Instituto Francis Schaeffer de Desenvolvimento de Liderança Eclesiástica (FASICLD – Francis A. Schaeffer Institute of Church Leadership Development) juntamente com o Instituto Fuller, inciaram em 1989 uma pesquisa com pastores americanos e o resultado foi preocupante. Veja mais abaixo:

Mil e quinhentos pastores abandonam o ministério todo mês por conta de desvios morais; esgotamento espiritual ou contendas na igreja.

80% dos pastores sentem-se desqualificados para o exercício do ministério.

50% deles afirmaram que se pudessem deixariam o ministério.

70% dos pastores americanos lutam com a depressão.

Quase 40% deles afirmaram ter tido algum tipo de relacionamento extraconjugal desde que iniciaram seu ministério.

E 70% afirmaram que só lêem a Bíblia quando preparam seus sermões.

Como pastores lidam com o estresse e como isto afeta o coração.

Comentário:

O que há de errado com as igrejas de hoje em dia? Se passamos mais tempo na igreja, não deveríamos esperar crescer espiritualmente e nos sentirmos realizados?
Não nos é dito que, se bebermos da água viva oferecida por Jesus, nunca mais teremos sede? Se isso é verdade, então o que acontece com os cristãos de hoje? O que está faltando?

O fundamental “Que mensagem estamos compartilhando com nossa comunidade e entre nossas paredes com nossos chamados ‘programas’? Acredito que nossa substância, não nossa estrutura, está deixando tantos cristãos estagnados e insatisfeitos. Uma igreja pode ter programas refinados, uma equipe bem treinada e oradores dinâmicos… mas conteúdo é o que as pessoas levam consigo quando voltam para casa.

O que se percebe é que muitos cristãos (incluo aqui pastores) vivem insatisfeitos com a igreja ou com seu relacionamento com Deus. A fé deles não funciona mais, já que não conseguem cumprir sua parte da “barganha” com Deus. Por algum motivo aquilo que começou esfuziante agora começa a desbotar. Podem até se perguntar: Quanto é o bastante? Quando acabará? Por que Deus ainda não está satisfeito? Quando poderei relaxar e desfrutar? Deve haver um outro caminho.

Se houve um outro caminho? Há um Antigo caminho que conduz sempre ao desapontamento, por mais esforço “santo” que seja exercido. Há também um Novo caminho, livre de custos e capaz de mudar tudo. O novo é o que Deus planeja para você. Não acredita? Então sugiro que você leia (se tiver coragem rsrsrs) “O Evangelho Nu” de Andrew Farley.

Grande abraço a você.

Na seara, até a volta de Cristo,
Pr. Luiz Carlos

O Caminho é uma Pessoa, Seu Nome é Jesus!! Conheça-O, leia a Bíblia e siga-O!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s