Comunhão de Ministérios

‘Deus estabelece ministérios no Corpo de Cristo, não para produzir partidos, mas para alimentá-lo e supri-lo. Nós temos nosso pastor, aquele que temos uma paternidade pastoral definida, ligação e aliança dada por Deus em nosso espírito. Mas devemos ter comunhão  uns com os outros e andar em unidade e Amor; Há um só Senhor,  uma só Fé, um só batismo, um só Deus e Pai em todos. Em 1 Coríntios 3.4, o apóstolo Paulo exorta os irmãos sobre a criancice em que eles viviam… Uns diziam: eu sou de Paulo; outros diziam: eu sou de Apolo; outros, eu sou de Cefas; e alguns diziam ainda: eu sou de Jesus. Paulo faz alusão a esses procedimentos de uma maneira exortativa. Na verdade, Paulo reprova esse comportamento dos irmãos de Corinto e os chama de crianças, de meninos. Deus estabelece ministérios no Corpo de Cristo, não para produzir partidos, mas para alimentá-lo e supri-lo. Em Colossenses 2.19 Paulo diz: “da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento concedido por Deus” e no texto de 1 Coríntios, Paulo diz, no capítulo 3, vs 22: “seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas (…) tudo é vosso, e vós, de Cristo, e Cristo, de Deus”. No capítulo 4, vs 6, ele diz: “Não ultrapasseis o que está escrito; a fim de que ninguém se ensoberbeça a favor de um em detrimento de outro”. E no vs 15 ele continua: “Porque, ainda que tivésseis milhares de preceptores em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; pois eu, pelo evangelho, vos gerei em Cristo Jesus”. Destacam-se quatro pontos: 1- Precisamos estabelecer claramente nossa paternidade. Quem é o teu pastor (1 Coríntios 4.15)? Quem exerce uma função de autoridade sobre a tua vida? Isso é fundamental. 2- Precisamos entender que a Palavra escrita, na perspectiva do Evangelho (a nova aliança), é a base para todo o nosso entendimento em Deus hoje (1 Coríntios 4.6). Nenhuma aliança deve estar acima da Palavra escrita de Deus. Repetindo o que Paulo diz: “não ultrapasseis o que está escrito, a fim de que ninguém se ensoberbeça a favor de um em detrimento de outro”. 3- Não devemos aderir a partidos, pois não há partidos no corpo de Cristo. O que existem são ministérios estabelecidos pelo Senhor Jesus para o amadurecimento da Igreja. Partidos refletem meninice espiritual (1 Coríntios 3.1-4). 4- Cada ministério estabelecido no Corpo de Cristo foi colocado como dom para a igreja. Precisamos de todos (1 Coríntios 3.22). Seja “Paulo”, seja “Apolo”, seja “Cefas”… Tudo é nosso, nós de Cristo, e Cristo de Deus. Pense em pelo menos três ministérios que você conhece e que você sabe que são ministérios levantados pelo Espírito Santo! Agora saiba de uma coisa: Todos nós precisamos deles. Na verdade, em Deus, eles são nossos, são presentes de Deus pra nós; Deus não entregou toda a Sua verdade a um ministério apenas. Por isso a Bíblia diz, em Efésios 5, vs 21, “sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo”. Ou seja, se quisermos receber o manto daquele ministério, precisamos nos sujeitar a eles no temor de Cristo. Sujeitar significa recebermos e nos submetermos aos mesmos fundamentos de fé que os levaram onde eles estão em Deus. Por isso, toda soberba precisa sair de nossas vidas, a fim de recebermos o melhor que Deus derramou no Corpo de Cristo. A visão é simples, é uma visão de amor, respeito, reconhecimento em Deus e unidade com todos os irmãos em Cristo. Com minha paternidade pastoral definida, e com a Palavra escrita como base, devo me abrir para receber as unções que Deus derramou no Corpo, entendendo que tudo é meu… O segredo, nesse aspecto, é não negociar o que Deus colocou pra mim na vida do meu irmão, porém julgar tudo e reter o que é bom (1 Tessalonicenses 5.21). A visão é ser um, como diz em Efésios 4.3-6: “esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz; há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de TODOS e está em TODOS”. O amor e a unidade que temos no Espírito tem que estar acima das nossas diferenças. O saber ensoberbece, mas o amor edifica.Viva nisso meu irmão! “
(Autor: pastor Eber Rodrigues – Ministério Ouvir e Crer)

5 Respostas para “Comunhão de Ministérios

  1. Graça & Paz!
    Não sei onde fica esse Jardim Guairaca, portanto, aconselho que entre no site oficial do Ministério:
    http://www.ouvirecrer.com.br e procure na seção “Comunhão de Igrejas” se há alguma na sua cidade.
    Sem mais, agradeço pela visita 🙂
    Sílvia Rizzuto Rosa

  2. eu queria saber onde tem uma igreja mais proxima do jardim guairaca

  3. eu tenho a cada dia orado no Espirito mudou minha vida completamente

  4. Ola Silvia! Bem vinda a blogsfera cristã! Que seu ministério frutifique muito aqui!

    Aproveito a oportunidade para apresentar o Genizah: Um blog cristão diferente que oferece ótimo conteúdo protestante, muito humor e bom combate às heresias e ao sincretismo que vem solapando a igreja evangélica.

    Vamos nos seguir. Te vejo por lá!

    A Paz e o Bem!

    Abraços,

    Danilo Fernandes

    http://www.genizahvirtual.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s