Jesus – parte 3

Série: O JESUS HISTÓRICO / Temas: Retrato do Jesus histórico; Compreendendo o Jesus histórico; Análise da personalidade de Jesus;

Deus permitiu que fossem escritos 4 Evangelhos pra que se atingissem as 4 classes da população daquela época. O evangelista Mateus escreveu diretamente ao povo judeu; Marcos para os romanos; Lucas direcionou seus escritos para os gregos e João focalizou os cristãos, a Igreja de Cristo da época.

A mensagem central do Evangelho de Mateus é o Cristo ungido de Deus e apresenta-o como Rei. Marcos mostra Jesus como servo, é um Evangelho prático, onde apresenta aquilo que Jesus fazia. Lucas apresentar Jesus como homem e João O apresenta como Deus.

Os 4 evangelhos apresentam o verdadeiro Evangelho – Jesus Cristo. As Boas Novas não são os eventos da vida de Jesus ou o que Ele ensinou, mas Sua própria Pessoa.

Antes dos 4 evangelhos serem escritos, a mensagem do Evangelho já estava sendo partilhada pelo mundo, pois a essência do Evangelho segundo Jesus diz respeito ao discipulado, que é o desenvolvimento espiritual dos cristãos. Quando uma pessoa recebe a Cristo, recebe o próprio Evangelho como Salvador de sua vida e não precisa, obrigatoriamente aprender ou compreender toda Sua história e doutrinas.

Os evangelistas foram inspirados por Deus pra escreverem os evangelhos, sendo assim, não foi algo que ocorreu de forma mecânica. Deus aproveitou a inteligência, cultura, memórias e lembranças de cada um para que tudo saísse conforme Ele tinha planejado.

Ouve-se dizer comumente que “o evangelho que muitas pessoas lêem é o evangelho segundo você. Como está sendo escrito o seu evangelho? O seu evangelho edifica ou escandaliza? Como as pessoas lêem o evangelho segundo sua vida na sua maneira de falar, de agir…?

A expressão “Filho do Homem” aparece aproximadamente 80 vezes na Bíblia, sendo 3 delas no AT e denota a humanidade perfeita de Jesus. Ela deriva de uma expressão hebraica que implica numa posição de humildade ou ausência de privilégios. O nascimento de Cristo foi através do parto natural de Maria. Jesus possui características em Sua personalidade que são difíceis de compreender por serem misteriosas e sofisticadas. Mas algumas que podemos citar são: flexibilidade, adaptabilidade, singeleza de coração e coragem intelectual.

Pra quem está em Cristo, não importam o que seus antepassados fizeram ou quais suas heranças. A cruz pôs fim em toda maldição. Na família de Jesus havia gente de todo tipo, mas nem por isso Ele nasceu debaixo de maldição. À luz do AT a maldição é sempre resultado de uma ação. Portanto, ninguém tem o poder de nos amaldiçoar, além de nós mesmos. E fazemos isso quando transgredimos os mandamentos de Deus. Se você realmente é de Deus, toda maldição já foi quebrada pelo poder da cruz de Cristo!

As pessoas que experimentam a conversão genuína que é resultado da palavra viva e eficaz em sua vida (e não uma conversão psicológica, social ou intelectual), que permitiram que Deus verdadeiramente se tornasse Senhor de suas vidas, tendo controle sobre toda ela, são livres e não vivem em vão. Independente das circunstâncias que se apresentam elas triunfam porque compreendem que essas circunstâncias, muitas vezes, fazem parte do esquema Divino pra elas.

Rute mesmo sendo moabita, passou a fazer parte da genealogia de Jesus. Tamar, mesmo tendo uma relação incestuosa, passou a fazer parte da ascendências da família de Jesus. Raabe que foi prostituta boa parte de sua vida em Jericó, também passou a pertencer à família de Jesus. bate-Seba, mesmo caindo em adultério, idem. Portanto, você e eu temos jeito! Porque Tamar, Raabe, Rute e Bate-Seba tiveram jeito!!!

REFLEXÃO PRA SEMANA:

Jesus causou grande impacto sobre a sociedade de seu tempo e continua a mudar nosso estilo de vida e modo de pensar hoje! Como uma vida transformada hoje pode dar testemunho da vitalidade das transformações de Cristo?

Quem sou eu? Quem é você? Somos imitadores de Jesus de Nazaré? Temos uma personalidade fascinante que reúne espiritualidade, humanidade e intrigante que leva as pessoas a se perguntarem: quem é aquele? Ou somos pessoas comuns, que vivem na inércia e pequenez? Nós fazemos alguma diferença no meio em que vivemos ou somos apenas mais um?

Publicado por Sílvia Rizzuto

"Minha religião é o amor a todos os seres vivos." (Leon Tolstoi)

Um comentário em “Jesus – parte 3

  1. GOSTEI DEMAIS DO TRECHO QUE COLEI ABAIXO!!! AMÉM! QUE TREMENDA PALAVRA!!! EDIFICAÇÃO TOTAL! CONFRONTO! EXORTAÇÃO… E POR AI VAI. REPITO AS PALAVRAS DO DISCÍPULO FRANCISCO DE ASSIS: “Pregue o Evangelho o tempo todo. Se preciso, use as palavras”. DEMAIS!
    Ouve-se dizer comumente que ”o evangelho que muitas pessoas lêem é o evangelho segundo você. Como está sendo escrito o seu evangelho? O seu evangelho edifica ou escandaliza? Como as pessoas lêem o evangelho segundo sua vida na sua maneira de falar, de agir…?

Deixe um comentário